Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Para fazer com que o conhecimento sobre os ODS cheguem ao maior número de pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil promove o Festival ‘Conhecendo os ODS Digital’, entre os dias 9 e 13 de agosto.

A ideia do evento é levar ao público o conhecimento sobre o que empresas, governos, escolas, universidades e organizações da sociedade civil vêm fazendo para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. propostos pelos países-membros da ONU. O objetivo é mostrar soluções que já estão em prática para colaborar com a redução das desigualdades, o combate à fome, contribuam com a melhoria dos índices educacionais e promovam a equidade e a proteção da biodiversidade, entre outras soluções para problemas globais.

Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, o festival terá mais de 30 atrações e, para proporcionar uma experiência transformadora ao público, investiu em um modelo de interação on-line ainda pouco conhecido em eventos realizados no país após o surgimento da Covid-19. Serão 111 atividades realizadas em vários espaços dentro de uma plataforma digital, de fácil navegação e com acesso gratuito.

Representantes de 16 agências, fundos e programas da ONU no Brasil participam da programação de cinco dias. A coordenadora presidente do Sistema ONU Brasil, Sílvia Rucks, estará na abertura do evento, que tem uma programação diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades.  Toda a programação é gratuita e o credenciamento para ter acesso ao evento pode ser feito no site.

As principais atrações do evento

Em uma plataforma interativa e desenvolvida exclusivamente para o evento, os participantes poderão circular virtualmente por todas as áreas do Festival, em um cenário que simula a experiência de estar ali presencialmente.

A programação, elaborada por uma equipe de curadores, vai reunir no Main Stage (palco principal) 17 webinars com a presença de líderes de grandes empresas mostrando suas soluções para o alcance das metas dos ODS e presença de representantes de 16 agências, fundos e programas da ONU no Brasil.

O público poderá visitar e interagir em 17 estandes com soluções para os Objetivos na Área Expositiva; assistir a 25 Talks no Palco Ações para os ODS; conferir 13 documentários com temas ligados ao desenvolvimento sustentável no ODS Play e 5 bate-papos com produtores e diretores no Happy Hour desse espaço.

Já no espaço do Caminhão Conhecendo os ODS Virtual, serão realizadas cinco visitas guiadas para estudantes de escolas públicas, seguidas por oficinas sobre reaproveitamento de materiais recicláveis, além de 13 oficinas práticas sobre temas ligados à sustentabilidade.

Haverá ainda três workshops sobre os ODS para educadores e três workshops sobre práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) e ODS para colaboradores de empresas. O Caminhão conta ainda com a atração Call to Action, que mostrará experiências sobre a Agenda 2030 enviadas pelo público.

A programação inclui ainda o hackathon “Trago Boas Notícias”, no espaço de Gamificação; uma Biblioteca, onde poderão ser consultados conteúdos diversos sobre os 17 ODS, nas categorias biosfera, economia e social, podcasts e acesso a 13 documentários que abordam temáticas ligadas aos Objetivos.

Dentro da plataforma do evento, o público terá acesso aos cases de empresas como BRF, Coca-Cola, SulAmérica, CTG Brasil, GM South América, Áster Máquinas, Vivo, entre outras. Junto com os patrocinadores, entre eles, a Anjo Tintas, irão compartilhar no palco principal, seus progressos e o alinhamento dos seus negócios aos objetivos globais.

Compra de créditos de carbono do evento

As principais atrações do festival contarão com tradutores em libras e toda emissão de gases de efeito estufa (GEE) será 100% compensada por meio da compra de créditos de carbono. Mesmo sendo totalmente online, o que reduz as possibilidades de emissão GEE, ainda há gasto de energia elétrica. Parceira do evento, a Green Domus fará um inventário das emissões e a respectiva compensação.

A iniciativa é da Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan (Campos Novos Energia S/A) e realização de NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions. O evento conta com o apoio institucional do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Rede Brasil do Pacto Global. E terá também a participação de mais 13 agências, fundos e programas da ONU:

  • Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH),
  • Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR),
  • Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS),
  • Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC),
  • Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO),
  • Organização Internacional para as Migrações (OIM),
  • ONU Mulheres,
  • Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat),
  • Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS),
  • Programa Mundial de Alimentos (WFP),
  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),
  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e
  • União Internacional de Telecomunicações (ITU).

Serviço:

Festival Conhecendo os ODS Digital – de 9 a 13 de agosto de 2021, das 11h às 18h.

On-line em uma plataforma interativa e imersiva e gratuito.

Credenciamento e programação Completa: no site do evento.

Pacto Global convoca empresas para alcançar ODS no Brasil

A sustentabilidade no seu sentido mais amplo, envolvendo Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, é hoje um ativo para o setor empresarial. Com este viés, a Rede Brasil do Pacto Global, terceira maior rede da iniciativa no mundo, com mais de 1300 membros, está desenvolvendo uma série de iniciativas para engajar, cada vez mais, entes corporativos a atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O “Ambição pelos ODS” é a jornada em sustentabilidade do Pacto Global, que desafia e apoia as empresas a aumentarem o nível de ambição para o alcance dos objetivos. Trata-se de um programa global, que foi executado simultaneamente em 30 países, de janeiro a julho de 2021. No Brasil, o programa foi executado com o apoio da Falconi e, globalmente, com o apoio da Accenture e SAP.

Nesta quinta-feira (12), um evento reúne presidentes de algumas das maiores companhias do Brasil, que participaram da 1ª edição do Ambição pelos ODS, e que vão assumir publicamente novos compromissos. O “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação” tem o objetivo de engajar os mais altos líderes, além de reforçar a importância de se estabelecer metas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais.
Entre as empresas participantes estão Afya Educacional, Iguá Saneamento, Enel Brasil, SPIC Brasil, Copasa, Banco Tribanco, Special Dog Company, BRK Ambiental. O evento será transmitido ao vivo no Youtube.  Para conhecer os compromissos assumidos por cada empresa no “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação” acesse aqui em “Veja como foi a primeira edição.

Com Assessorias (atualizado em 12/08/21)

 

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *