A vacinação contra Covid-19 para crianças continua dentro de certas faixas etárias. Mas os índices de imunização no público infantil ainda estão muito abaixo do esperado, devido ao medo que muitos pais têm de levar seus filhos para vacinar. Este sábado (19) será o Dia D de Vacinação Infantil contra a Covid-19 em vários estados, com objetivo de ampliar as coberturas vacinais entre as crianças.
Muitas dúvidas e preocupações ainda cercam o tema e geram desconfiança entre os pais. Mas um estudo realizado pelo Grupo de Modelagem Covid-19, coordenado pela médica Cristiana Toscano, avaliou o impacto da vacinação de crianças na prevenção de internações e morte por covid-19, tanto entre esse público quanto na população em geral.
Os dados obtidos pelo grupo, que reúne representantes de diversas instituições científicas de todo o país, ajudam a mostrar o quanto a vacinação é importante para proteger os pequenos bem como a população como um todo. Os resultados serão enviados aos gestores da saúde para auxiliá-los na adoção de estratégias de enfrentamento da pandemia.
Rio prorroga a campanha até o final de março
Com 48% do público infantil vacinado com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, a cidade do Rio de Janeiro prorrogou por mais 45 dias a campanha de vacinação. O calendário por faixa etária terminou dia 8 de fevereiro e desde então não há mais o escalonamento por idades. Todas as crianças de 5 a 11 anos, que ainda não se vacinaram poderão comparecer em qualquer posto de saúde, acompanhados dos pais ou responsáveis, para receber a primeira dose.
No dia 10, as Secretarias de Saúde e Educação fizeram uma busca ativa de crianças ainda não imunizadas para tentar reverter a baixa procura. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 80% do público de 5 a 11 anos com a primeira dose, o que corresponde a 448.000 crianças. “Pretendemos atingir 80% do público infantil com a primeira dose. Por isso, estendemos por mais 45 dias a campanha de imunização”, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.
Enquanto quase a metade da população infantil da capital já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid, a cobertura vacinal do estado do Rio de Janeiro está abaixo da média nacional. Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) mostram que até o dia 7 de fevereiro foram aplicadas 153.538 doses de vacinas contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos. Esse número representa apenas 10% do total do público infantil do estado, enquanto 20,2% das crianças brasileiras já receberam a primeira dose da vacina. De acordo com dados da Agência CNN, em todo Brasil já foram aplicadas mais de 4,4 milhões (4.176.445) doses da vacina pediátrica até dia 9 de fevereiro.