O Estado do Rio de Janeiro já tem metade dos 92 municípios “amadrinhados” por diferentes empresas envolvidas no movimento Unidos pela Vacina. O objetivo é mobilizar governos, empresas e sociedade civil com objetivo de minimizar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível em todos os cantos do Brasil.
As empresas doam para os municípios materiais e equipamentos visando garantir agilidade e segurança no processo de vacinação. Nossa meta é que os 92 municípios sejam amadrinhados até julho. Precisamos ser mais rápidos que o vírus”, comenta a advogada e professora Ariane Trevisan Fiori, líder do Movimento Unidos Pela Vacina e do Grupo Mulheres do Brasil no Rio de Janeiro.
Vários municípios já foram “amadrinhados” como Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, São Joao da Barra, São Gonçalo e Itaguaí, dentre outros. “Ainda temos demandas para novas empresas em vários destes municípios. O ideal é as empresas nos consultarem e fazemos a ponte entre quem tem para dar e quem precisa receber”, sugere Guilherme Lencastre, presidente do Conselho da Enel e o empresário coordenador do movimento Unidos Pela Vacina no estado.
No município do Rio, oito empresas doaram materiais e equipamentos para montagem de drive thru’s em vários bairros como Bangu, Barra da Tijuca (Parque Olímpico), Centro (Sambódromo), Campo Grande, Engenho de Dentro (Engenhão) Ilha do Governador (cidade universitária), Madureira e Santa Cruz.
Nesta sexta, dia 4, na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, a Rede Economia entrega 70 caixas térmicas com termômetro para armazenamento e transporte da vacina contra a Covid-19, com presença do secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.
Doações em Petrópolis
Na segunda, dia 7, haverá entrega de um lote de insumos e equipamentos à Prefeitura de Petrópolis, com apoio da Carl Zeiss Vision, do grupo alemão Zeiss, presente na cidade da Região Serrana onde emprega quase 700 funcionários. Os itens serão distribuídos a 10 postos de vacinação e serão utilizados para a imunização de 2.000 a 3.000 pessoas por dia. A relação de materiais foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, com base em levantamento junto aos postos de vacinação.
Serão doados 60 mil seringas de 3mL com agulha; 10 computadores; 5 mesas para computador; 5 cadeiras; 10 nobreaks; 6 geladeiras para conservação dos medicamentos, 30 caixas térmicas de 8 litros com termômetro embutido; 30 caixas térmicas de 15 litros com termômetro embutido; 10 caixas térmicas de 36 litros com termômetro embutido; 60 termômetros digitais de máxima e mínima com cabo extensor e 2 termômetros digital a laser.
Outras empresas que participam como madrinhas do Movimento Unidos pela Vacina são B Braun, Bob’s, Droga Raia, Enel, Porto do Açu, GNA, L’Oreal, Lukscolor, Michelin, NTS, Porto do Sudeste, Grupo SOMA, Servier, Volkswagen e White Martins. Instituições como Firjan e Aedin também apoiam a iniciativa. As principais necessidades identificadas em pesquisa e contato com municípios são caixas térmicas, refrigeradores científicos, geladeiras comuns, locais de vacinação (drive thru) e outros insumos como álcool gel, termômetros e barra de gelo.
Sobre o Movimento Unidos Pela Vacina
Criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Unidos Pela Vacina é apartidário e nasceu com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros contra Covid-19 até setembro de 2021. A meta foi antecipada para julho.
Com esse propósito, mais de 4.000 pessoas entre artistas, cientistas, empresas e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil uniram-se à executiva e suas mais de 90 mil mulheres do Grupo Mulheres do Brasil, potencializando suas forças e vozes em benefício da imunização da população.
Qualquer empresa, instituição, entidade, ONG e/ou pessoa física pode participar do movimento Unidos pela Vacina. Saiba mais informações no site www.unidospelavacina.org.br ou pelo email rj@unidospelavacina.org.br.
Com Assessorias