O Genoma – Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, da Universidade de São Paulo (USP), criou um teste rápido para detecção de casos de covid-19 pela saliva. Baseado na tecnologia RT-LAMP, o teste do Genoma está disponível para o público com opções de coleta na sede do centro de estudos, em São Paulo, ou de envio de kit para autocoleta em casa. O custo do teste vai de R$ 120 a R$ 170.
O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas de covid-19 ou estiveram em contato com pessoas infectadas. Pessoas que se expõem a ambientes de maior risco ou com grande circulação também podem fazer, além daquelas que procuram diagnóstico antes de viajar ou trabalhar.
De baixo custo e menos incômodo na coleta, o teste desenvolvido pelo Genoma foi aperfeiçoado para a detecção de novos casos da covid-19 a partir de amostras de saliva. Por isso, o teste tem maior sensibilidade quando realizado nos primeiros 10 dias contados a partir do início da infecção ou da data de possível contágio.
Para realizar a coleta presencialmente, é necessário agendar uma visita ao laboratório do Genoma, que fica no campus da USP na capital. Na página de agendamento, é preciso selecionar a opção Coleta no Genoma e seguir as instruções de pagamento e envio do comprovante.
Após a confirmação, basta ir ao Genoma na data e horário escolhidos para coleta da saliva e envio a laboratórios próprios.
Também é possível solicitar o kit para realizar o procedimento em casa. Neste caso, basta escolher a opção Kit Autocoleta, na página de agendamento, onde é possível escolher data e horário do envio. O kit será enviado por um entregador, que aguardará a coleta.
O material é acompanhado de instruções para a coleta. É necessário seguir as etapas determinadas e devolver o material ao entregador, para envio da amostra ao Genoma. Após a chegada das amostras ao laboratório, o resultado é enviado por e-mail em 24h.
Os agendamentos são abertos sempre às sextas-feiras, às 9h, e ficam disponíveis neste link.
Fonte: Jornal da USP