Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população pratiquem este ato solidário. As doações constantes são essenciais para manter os estoques e atender a demanda de pacientes das unidades hospitalares. Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11), bancos de sangue e hemocentros de todo o país estão com ações especiais nesta semana.

Com a constante queda no número de doadores, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) decidiu ampliar o horário de funcionamento do seu Banco de Sangue nesta semana. Entre os dias 21 e 25 de novembro, o HemoInto vai funcionar das 8h às 17h. O Instituto oferece ainda transporte gratuito para doações feitas em grupos e marcadas com a equipe de captação. O Into funciona na Avenida Brasil, 500, 1º andar, no bairro de São Cristóvão (contato – 21 2134-5577).

Na Bahia, para homenagear aqueles que doam sangue para salvar vidas e conscientizar sobre a necessidade das pessoas fazerem a doação regularmente, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove a Semana Nacional do Doador de Sangue, de 21 a 27 de novembro, com o tema Torcida pela Vida: sua doação já é gol!, em alusão à Copa do Mundo, que acontece neste mês.

HemoInto realiza 50% das cirurgias ortopédicas do RJ

A ação no HemoInto visa sensibilizar a importância da doação de sangue e aumentar os estoques. As bolsas de sangue são utilizadas em pacientes que precisam de transfusões durante cirurgias ortopédicas no instituto. O Into é responsável pela realização de mais de 60% de todas as cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade na cidade e mais de 50% no estado. Em muitos casos, especialmente nas cirurgias de quadril, coluna e joelho, são necessárias transfusões de sangue.

“Atualmente, não temos captado 30 bolsas de sangue por dia, que é a quantidade ideal para manter os estoques em um bom nível. As doações garantem que nossos pacientes recebam as transfusões necessárias durante as cirurgias ortopédicas”, pontua a chefe da Hemoterapia do Instituto, Aline Borchardt.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Semana Nacional de Doação do Hemoba

A Semana Nacional de Doação ocorrerá nas unidades de coletas da Hemoba na capital e no interior. O Hemóvel (posto móvel de coleta de sangue), que funciona no Salvador Norte Shopping, estará no dia 22 no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Centro de Convenções de Salvador.

Nos dias 23 e 24, ficará no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA) e, nos dias 25 e 26, voltará a atender no shopping. Já o Hemóvel do Salvador Shopping permanecerá em operação no mesmo local. Para conferir o horário de atendimento das unidades da Hemoba na capital e no interior do estado, acesse o site.

Na Semana do Doador, estão programadas várias atividades como apresentações musicais, distribuição de brindes e oferta de lanche especial. Está confirmada a presença dos cantores Lu Santana (21/11), Júnior Machado (22/11), Felipe Bandeira (23/11) e a banda de carnaval Paroano Sai Milhó (26/11).

Na sexta-feira, Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11), haverá diversas ações em homenagem aos candidatos à doação. No domingo, dia 27, acontecerá uma partida de futebol solidária no Estádio de Pituaçu, em parceria com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia).

“Toda a programação da Semana do Doador tem o objetivo de agradecer os nossos doadores e incentivar outras pessoas a também praticarem este ato solidário regularmente. O sangue é essencial para a vida e não há nada que o substitua em determinados tratamentos. Por isso é tão importante contar com a ajuda dos doadores voluntários. É um processo simples, rápido e indolor e ajuda a salvar vidas”, afirma o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto.

Time de futebol divulga doação

Terá a participação do Hemobaba, time de futebol da Fundação, e dos jogadores veteranos de Bahia e Vitória associados da AGAP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia) e as presenças de artistas e influenciadores digitais.

O evento contará também com uma disputa de pênaltis do futebol de amputados, uma iniciativa da Associação Baiana de Desportos para Adaptados (ABDA). Os ingressos gratuitos serão distribuídos durante a semana nos postos de coleta da Hemoba e nas unidades do Laboratório Linus Pauling.

O time foi criado em 2020 para promover a confraternização entre os colaboradores da Hemoba e divulgar a prática da doação de sangue, em Salvador. Mensalmente, acontece uma partida com outras equipes de hospitais públicos, particulares ou filantrópicos em um campo de futebol no bairro do STIEP.

Os encontros também são uma oportunidade para conscientizar os jogadores e seus amigos e parentes presentes para a importância da doação de sangue. O Hemobaba tem a participação de mais de 30 colaboradores da Fundação e de alguns doadores fidelizados.

Quem pode doar e recomendações

A doação de sangue pode ser feita por pessoas que tenham entre 16 a 69 anos de idade, que pesem mais de 50 quilos e apresentem bom estado de saúde. O doador deve portar um documento original de identidade e não pode estar em jejum. Jovens de 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais por meio de formulário próprio do HemoInto.

Vacinados contra a Covid-19 devem esperar sete dias para doar sangue, exceto no caso da Coronavac, para a qual é necessário aguardar apenas 48 horas;

Vacinados contra a gripe devem esperar 48 horas para doar sangue;

Assintomáticos com teste positivo para Covid-19 podem fazer a doação após 10 dias da realização do teste;

Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias depois do desaparecimento dos sintomas;

Quem teve contato com uma pessoa que testou positivo para a Covid-19 deve esperar sete dias após o último encontro para doar sangue;

Aqueles que fizeram isolamento voluntário ou por determinação médica podem realizar a ação 10 dias após o término do isolamento.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *