Os quase 300 integrantes da bateria da Mocidade, acompanhados de sua rainha Giovana Angélica, pisam na Marquês de Sapucaí sem um fio de cabelo no cocuruto: rasparam toda a cabeça para celebrar Oxóssi e os bambas de uma bateria que fez história com o saudoso mestre André e é conhecida “Como não existe mais quente”. O enredo “Batuque do Caçador” reverencia o orixá padroeiro da escola de Padre Miguel (subúrbio do Rio): a terceira a desfilar no segundo dia do Grupo Especial, neste sábado (23).

À rainha Giovana não foi solicitado que acompanhasse “o corte” de seus carequíssimos súditos. Mas ela quis fazê-lo. Reuniu-se com a diretoria da Verde e Branco e argumentou que deveria raspar a cabeça também. A máquina zero, então, passou (sem dó) por sua cabeleira. Além de acompanhar a bateria “Mais Quente”, a bela rainha careca quer também incentivar a autoestima de mulheres que perdem os cabelos por doenças ou por quimioterapia.

“A todas que precisaram retirar seus fios por um tratamento médico, FORÇA! A luta e o amor próprio andam de mãos dadas até na dor. Persistam e vençam o olhar sobre si mesmas. Vendo a guerreira na frente do espelho, me sinto honrada por me observar como mulher com a alma imortal. Honro o meu sagrado, honro o meu corpo, honro minhas lutas, honro por minha liberdade”, escreveu ela em seu Instagram esta semana.

O Portal VIDA & AÇÃO entrevistou Giovana com exclusividade para a série Segredos da Rainha. Ela foi muito franca e contou numa pingue-pongue que já usou remédio “para secar”, mas não repete mais a dose porque “foi uma tortura”. Afirma querer viver bem e saudável, bebendo até “uma cervejinha” de vez em quando, e que é preciso ser feliz com o próprio corpo.

Giovana faz balé e pilates para fortalecer a postura de rainha. Banho de mar, acupuntura e um escalda-pés com sal grosso a deixam novinha em folha no dia seguinte do desfile. Para a musa, pisar na Vila Vintém — quadra histórica da Mocidade — é “pisar no solo sagrado”. “Mocidade é uma paixão inexplicável”, suspira.

Segredos da Rainha – Giovana Angélica

O Portal VIDA & AÇÃO está cobrindo o Carnaval no Sambódromo e criou a série Segredos de Rainha, a fim de revelar o que algumas das mulheres mais lindas da Passarela do Samba fazem para nos encantar com seus charme, gingado e ritmo perfeitos sobre saltos altíssimos e exaustivos, envergando fantasias igualmente lindas. Porém, muitas das vezes, desconfortáveis.

Para saber mais sobre uma bonita e decidida rainha careca chamada Giovana é só ler a seguir a entrevista completa.

Quais são suas medidas atualmente – peso, altura, quadril, cintura, busto, coxas – e suas metas (em relação ao corpo) para o Carnaval 2022? 

– 65kg , 1,58, 103 de quadril (restante eu não gravei rs ). A meta é não engordar ao extremo mas me alimentar bem .  

Usa silicone nos seios (quantos ml?)? Já fez outros procedimentos estéticos (quais)? O que pensa a respeito disso?

– Tenho prótese mamária de 300 ml e acho tudo! Valoriza e dá autoestima, quem faz não se arrepende.

Já se submeteu a algum sacrifício acima do normal para ficar de bem com seu corpo ou atender ao que o posto de Rainha exige?  

– Já fiz uso de algumas medicações pra secar e cheguei aos 57 quilos. Mas foi tortura, pois tudo que comia enjoava e não conseguia comer nada. Minha cabeça hoje muda: Não quero ser padrão de corpo pra TV, quero viver bem e estar bem comigo mesma sem pesar na consciência. Tudo bem querer viver uma vida normal sendo saudável e tomar uma cerveja. Tá tudo certo!

Se pudesse, o que mudaria no seu corpo ou na sua aparência?  

– Não quero mudar nada, só cuidar da pele e manter uma alimentação boa, sem neuras.

 O que não teria coragem de fazer de jeito nenhum em nome da beleza e da boa forma? (vale dieta, procedimento estético etc).  

– Não tiraria costela pra afinar cintura, se nasci com ela é porque é necessário pra sustentar coluna e base óssea do corpo.

Para chegar à Avenida mais ‘sequinha’, aderiu a alguma dieta especial? É preciso se privar de muita coisa para manter o corpão de rainha? O que você mais gosta de comer e não pode? 

– Tento evitar gordura, mas amo doces e manter uma rotina de cárdio ajuda a ganhar resistência e queimar calorias.

 Como é sua rotina de malhação e como é intensificada para o Carnaval? O que faz para ter coxas, barriga e bumbum invejáveis? 

– Agora somente pilates, aeróbicos e ballet, pra ajudar na postura.

 Por quanto tempo seguido você já teve que sambar no salto alto e sem perder a linha? Como cuida dos pés? 

– Sambar de salto é um desafio grande, às vezes 1 hora, 1:30 segurando a postura não é fácil. O pés precisam de um cuidado maior quando chega essa época intensa, um escalda-pés com sal grosso e massagem ajudam a aliviar tensões.

Giovana Angélica, rainha de bateria da Mocidade, raspou a cabeça para acompanhar seus súditos (Reprodução de redes sociais)

Além da beleza, quais são os principais atributos que uma rainha de Carnaval deve ter? 

– Carisma, respeito pela comunidade, parceria, dedicação, vontade de aprender e, claro, samba no pé.

O que faz para manter a energia durante tantos ensaios e também no dia do desfile? Tem alguma ‘receita energética’ de estimação? E para se recompor no dia seguinte?  

– O samba na voz do Wander Pires já é pura energia, ele é o próprio energético (kkkk) e com a NEMQ é impossível ficar parado. No dia seguinte, procuro fazer massagem relaxante, acupuntura, banho de mar, revigora tudo!!

Explique, em poucas palavras, sua paixão pelo samba, pela escola e pela Sapucaí: E qual a sua expectativa para este desfile? 

– Mocidade é uma paixão inexplicável. É um mix de emoções pisar no solo sagrado da Vila Vintém. É pisar no berço onde se criaram e renomearam os bambas da zona oeste. Sapucaí só é a extensão do amor pelo samba e o carnaval a porta de expansão pro mundo inteiro enxergar nossa cultura com respeito.

O que acha da polêmica entre rainhas da comunidade x rainhas celebridades? 

– Acho que cada um escolhe o seu caminho e ponto. Se é agregadora para a escola independentemente de ser famosa, que seja um elo de parceria e respeito com a comunidade. Seja íntegra nas ações.

Você mantém ou incentiva projetos sociais relacionados ao samba, juventude ou outros? Pode falar mais a respeito dessas e outras ações? 

– Já estive envolvida em alguns, quando estava no Brasil direto. Mas, agora, em uma vida paralela entre Rio e  Nova Iorque fica difícil assumir compromissos. Não sou de fazer nada pela metade: pra fazer eu me entrego muito.  Então demanda tempo. Mas tenho muitas coisas ainda que desejo fazer e estão na minha lista de realizações. Muitas delas voltadas às mulheres e crianças.

Pode deixar algumas dicas de beleza e bem-estar para as leitoras e seguidoras do ViDA & Ação – especialmente para as foliãs que querem ficar ‘com tudo em cima’ para aproveitar o Carnaval, depois de tanto tempo de isolamento/distanciamento social? 

– Manter o autocuidado com alimentação durante a semana, estar sempre de bem consigo mesma, independentemente da idade e peso. Seja feliz com seu próprio corpo, pois todas nós somos especiais do jeitinho que somos! Amor próprio é vida! E seja feliz!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *