Apenas 23,35% foram imunizados contra a gripe – meta é 90%
A campanha contra a gripe teve início no dia 4 de abril e apenas 23,35% do público-alvo foram imunizados contra a doença. Até esta quarta-feira (31.05), 1.572.088 pessoas, sendo 181.548 trabalhadores da saúde (33,29%), 1.057.873 idosos com 60 anos ou mais (35,34%) e 189.804 crianças foram vacinados contra influenza no estado. A expectativa da campanha para este ano é imunizar 90% do público-alvo, que corresponde a 6,7 milhões de pessoas.
“A vacina contra a gripe protege contra as formas graves e óbitos pela doença, principalmente na população mais suscetível, que faz parte do público-alvo. Por isso, fazemos um apelo à população que está incluída nos grupos de risco para que compareça aos postos para receber a imunização. As vacinas são seguras e ajudam a salvar vidas”, afirmou Chieppe.
Paralelamente à vacinação contra a gripe, está sendo realizada a campanha de imunização contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. No Dia D, a vacina estará disponível para esses grupos. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.
Ainda de acordo com a SES, a segunda fase da campanha, estendida até o próximo dia 24 de junho, também inclui crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Só 30% das crianças cariocas estão vacinadas contra o sarampo
Na cidade do Rio de Janeiro, a lista completa dos pontos de vacinação, com horário de funcionamento e vacinas disponíveis em cada um deles, está disponível em www.rio.rj.gov.br/web/sms. Ao comparecer às unidades de saúde, sempre que possível, os usuários devem levar um documento de identificação e da caderneta de vacinação. Passado o dia D, a vacina da gripe continuará disponível nas unidades de saúde para toda a população, até quando durarem os estoques.
Até o momento, na campanha de vacinação contra a influenza foram aplicadas pouco mais de um milhão de doses em pessoas dos grupos prioritários listados pelo Ministério da Saúde. A cobertura está em 53% dos idosos; 32% das crianças; 23% das gestantes; 16% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Os dados são constantemente atualizados neste link.
A população de crianças na faixa etária indicada para a vacina do sarampo é estimada em 353 mil na cidade. Para a campanha, a vacina usada é a Tríplice Viral, ofertada em dose adicional, independentemente da situação vacinal apresentada. Até o momento, pouco mais de 30% das crianças da cidade foram vacinadas contra o sarampo na campanha.
“Se seu filho está na faixa etária das vacinas do sarampo ou da gripe, se já está na idade de tomar a da covid-19, mas ainda falta alguma dose, não deixe de levá-lo a um posto de vacinação. A vacina da gripe estará disponível para toda a população e é muito importante que principalmente os idosos, as gestantes e as puérperas, que são as pessoas mais vulneráveis às complicações da doença, compareçam aos postos de saúde. Vacinas salvam vidas e não podemos vacilar com a saúde de quem amamos”, diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.
A vacina contra a covid-19 será ofertada para atualizar esquemas vacinais de todos os públicos já convocados. Crianças entre 5 e 11 anos são duas doses (D1 + D2); adolescentes (a partir de 12 anos) e adultos devem ter ainda o reforço (D1 + D2 + DR). Já as pessoas com 50 anos ou mais devem receber até a segunda dose de reforço (D1 + D2 + DR + DR2). As informações completas estão disponíveis em https://coronavirus.rio/vacina/.
Com SES e SMS (atualizado às 20h)