Na contagem regressiva para a Copa do Mundo de futebol no Catar, os cariocas, fluminenses e turistas podem entrar no clima de torcer pelo Brasil, só que no tênis de praia, modalidade esportiva que está em alta e tem o país como expoente. A Praia de Copacabana recebe desta terça-feira (8/11) até o próximo domingo (13) o Beach Tennis Cup Rio, que reúne atletas profissionais de 16 nações, incluindo o Brasil, que competem na Copa do Mundo de Beach Tennis. A entrada do público é gratuita, por ordem de chegada.
Anteriormente conhecida como Beach Tennis World Team Championship, a ITF Beach Tennis World Cup é o evento oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Internacional de Tênis (ITF). Copatrocinada pela Herbalife Nutrition, a competição tem transmissão ao vivo pela SporTV e demais canais de streaming que cobrem a modalidade (PlayBT e NBSports).
A principal competição anual por equipes do ITF, nas categorias Pro e Junior, será realizada no Posto 2. Na competição mista, os países participantes competem entre si como uma equipe. Cada equipe é composta por dois homens e duas mulheres, com empates em duplas masculinas, duplas femininas e uma partida de duplas mistas.
A Herbalife Nutrition marca presença nas transmissões e também nos kits da dupla campeã contendo medalha e camiseta exclusiva. A marca especializada em produtos para controle de peso e bem-estar, como substitutos de refeição e suplementos de proteína combinados, apoia os três principais campeonatos da modalidade: Circuito Beach Tennis, ITF World Tour BT 400 e Copa do Mundo de Beach Tennis.
Bienal de Arte Digital ocupa Oi Futuro a partir do dia 12
A humanidade vem refletindo sobre modos de vida e formas de continuar existindo, projetando futuros a partir da ancestralidade, criando possibilidades de resistência e adaptação. Com isso em mente e sob o tema “Condições de Existência”, a Bienal de Arte Digital retorna a partir de 12 de novembro – após um hiato de 4 anos devido à pandemia da Covid-19 – com obras de mais de 60 artistas nacionais e estrangeiros no Oi Futuro, no Flamengo. A entrada é gratuita.
De 12 de novembro a 22 de janeiro de 2023, o Oi Futuro recebe instalações, obras de arte visuais digitais, narrativas em audiovisual e uma diversidade de trabalhos de diferentes linguagens que analisam, tecem críticas e lançam novas perspectivas relacionadas ao tema desta edição. Até o final do evento, outras atividades como simpósios, performances, oficinas e exibição de filmes integram a programação.
Na primeira edição da Bienal – que somou um público de mais de 70 mil pessoas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro – e sob o tema “Linguagens Híbridas”, os trabalhos refletiram a experimentação de linguagens artísticas com o uso de ferramentas e tecnologias. Reapropriadas, as pesquisas científicas se transformam em linguagens artísticas, através do uso da interatividade, virtualidade, sistemas híbridos e imersão. Agora, já inseridos em um mundo completamente digital, a Bienal traz obras que mostram como os seres humanos convivem com a tecnologia. Como coexistir, ‘viver, ‘ser ‘ na dimensão de um mundo biotecnológico e pós-digital?
As obras dos mais de 60 artistas ocuparão os quatro andares do centro cultural, um número bem maior do que da edição passada, incluídos também os 16 bolsistas do Comunidade UX, projeto da Bienal realizado em janeiro último que reuniu talentos das periferias. Entre consagrados e iniciantes estão artistas do Brasil, Alemanha, França, Espanha e Chile. patrocínio é da Oi, com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e apoio cultural da Aliança Francesa no Rio de Janeiro. A correalização é do Oi Futuro.
I Fórum Ilumina Zona Oeste debate sustentabilidade
Na terça-feira, dia 8 de novembro, o I Fórum Ilumina Zona Oeste chegará à SerCidadão, em Santa Cruz. O evento contará com a participação de artistas, produtores culturais, empresas, moradores, lideranças sociais e de universidades. Na programação, gratuita, oficinas e debates para refletir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na cultura e no desenvolvimento social da região.
O encontro é uma prévia da sexta edição do Festival Ilumina Zona Oeste, um dos maiores eventos culturais do Rio, em janeiro de 2023, e reunirá artistas de bairros da zona oeste carioca – e também de Itaguaí e Mangaratiba (Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba) que entram no circuito do projeto este ano – para fortalecer redes criativas e sociais nesses territórios.
O Fórum é presencial, das 8h30 às 18h, e tem uma programação variada, entre palestras, oficinas de agendas locais, apresentações de iniciativas de impacto social e apresentações culturais. Um artista fará o registro visual do conteúdo do encontro com as reflexões e propostas debatidas que vão embasar a construção da próxima edição do Festival Ilumina Zona Oeste e contribuir para o fortalecimento regional.
Para participar do fórum é preciso confirmar presença no link www.iluminazonaoeste.org.br/
Santuário do Cristo Redentor leva ação social ao Centro do Rio
O Santuário do Cristo Redentor promove ação social Nesta terça e quarta-feira, 8 e 9 de novembro, o Santuário Cristo Redentor vai realizar mais uma Ação de Amor do Cristo Redentor, desta vez na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade. A ação social terá início às 9h e vai até 15h nos dois dias, com serviços gratuitos de documentação, saúde, orientação jurídica, sustentabilidade, cursos profissionalizantes, entre outros.
No dia 13 de novembro, às 10h, o Santuário Cristo Redentor realizará a pré-estreia social do filme “Madre Teresa – Amor Maior Não Há”, em uma sessão especial, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, para a população em situação de rua.
Com Assessorias