Rio terá programa estadual de redução da fome

Frente parlamentar vai mapear situação no estado que tem 2,7 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Veja outras Boas Ações

Homem na rua pedindo ajuda: fome e insegurança alimentar são graves no Brasil (Foto: Freepik)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Aproximadamente 10% da população faminta do Brasil se encontra no Rio de Janeiro, o estado da Região Sudeste com maior número de pessoas em situação de fome (2,7 milhões de cidadãos), sendo a maior parte delas mulheres, pessoas pretas, desempregadas ou sem garantia de emprego, apontam dados da  Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Para enfrentar o problema, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou, na quarta-feira (8/11), a Frente Parlamentar de Combate à Fome e à Miséria.

Durante a reunião, foi apresentado o plano de trabalho da Frente, que irá mapear a situação da fome no Rio de Janeiro para elaborar um Programa Estadual de Redução da Fome. A Frente também irá acompanhar a tramitação de projetos de lei relacionados ao tema, na Alerj. “A gente precisa discutir políticas públicas que possam ser geradoras de renda para essa população”, comentou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Castro, integrante da Rede Penssan.

Coordenadora dos comitês da organização não-governamental (ONG) Ação da Cidadania, Joelma Sousa defendeu que também sejam criados planos municipais de enfrentamento à fome, nas cidades fluminenses. “Temos a necessidade de cobrar dos municípios a implementação de um Plano de Combate à Fome com previsão orçamentária. Hoje, atuamos atendendo não apenas instituições, através da distribuição de alimentos e cestas básicas, mas também realizamos pesquisas em territórios para entender o cenário da fome no estado”, acrescentou Joelma.

De acordo com a coordenadora do colegiado, deputada Renata Souza (PSol), o aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar no estado motivou a instalação da frente.  “Nosso plano prevê a criação de um grupo de trabalho composto por parlamentares da Assembleia Legislativa e movimentos sociais. Todas as ações da frente serão articuladas e permeadas pela participação popular”, explicou.

A vice-coordenadora da frente, deputada Marina do MST (PT), sugeriu investimentos na agroecologia como forma de combater essa situação. “É importante observarmos o combate à fome a partir do desenvolvimento da agroecologia e apoiarmos a agricultura familiar na construção de uma matriz tecnológica de produção. É preciso executar isso junto com o processo de distribuição de terra, que é a reforma agrária popular”, destacou a deputada.

Por sua vez, o deputado Val Ceasa (Patriota), que também integra a Frente, sugeriu que sejam implementadas políticas de assistência ao pequeno produtor. “O combate à fome tem que começar com a produção. O pequeno produtor tem que ser assistido pelo poder público, incentivando, cada vez mais, a produção e o escoamento da mercadoria. Temos que investir muito em hortas comunitárias trazendo técnicos agrícolas para acompanhar e dar assistência”, propôs o parlamentar.

Boas Ações

Rio abre Semana Mundial dos Pobres

Uma ação social itinerante do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que leva serviços de saúde, cidadania, assistência social e lazer para a população, abre no Rio de Janeiro as celebrações da Semana Mundial dos Pobres. Lembrado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres foi estabelecido pelo Papa Francisco desde 2016 e  evidencia a misericórdia, a solidariedade e ressalta a importância do compromisso coletivo em cuidar daqueles que mais necessitam.

Desta vez a Ação de Amor do Cristo Redentor acontecerá na Paróquia São José Operário, em Realengo, das 10h às 13h, logo após a Santa Missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 8h.  Outras atividades vão acontecer na VII Semana Mundial dos Pobres, incluindo uma uma live sobre a Campanha da Fraternidade 2024, na segunda-feira (13), às 19h, no youtube.com/vicariatosocialrj. A programação será encerrada com a Santa Missa no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Por meio desta iniciativa, o Santuário não apenas demonstra apoio à comunidade, mas também busca prevenir e facilitar o acesso gratuito a serviços básicos, muitas vezes inacessíveis, a uma parcela significativa da população em situação de vulnerabilidade. A Ação de Amor do Cristo Redentor compõe o Programa Cidadania, que tem como objetivo central o desenvolvimento de atividades sociais, culturais e sustentáveis destinadas à população em situação de vulnerabilidade social. É um esforço para promover não apenas o cuidado imediato, mas também para criar oportunidades e oferecer suporte contínuo.

Escola de samba Salgueiro coleta doações de sangue para o Hemorio

Salgueiro leva ritmistas e passistas para doação de sangue no Hemorio (Fotos: Divulgação)

Hemorio e a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro realizam uma campanha de doação de sangue na quadra da agremiação, no Andaraí, Zona Norte do Rio, neste sábado (11/11), das 10 às 16h. A meta é alcançar 150 bolsas de coleta.  Luiz Amorim, diretor do Hemorio, afirma que a ação contribui para a manutenção regular dos estoques do hemocentro, que chegam a cair 30% durante as festas de fim de ano e o Carnaval, períodos de menor engajamento da população.

É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.

O Hemorio fornece sangue e componente sanguíneo para mais de 100 hospitais da rede pública. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Ação da Cidadania promove concerto gratuito para moradores de comunidades

A Ação da Cidadania continua recolhendo doações para a campanha Natal Sem Fome 2023 – mais informações aqui. Neste domingo, dia 12/11, a sede nacional da ONG, na Gamboa, região central do Rio de Janeiro, será palco da apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, que fará um grande concerto gratuito com o melhor do rock dos anos 80.

O show celebra o mês de aniversário de Herbert de Souza, o Betinho, fundador da ONG. O objetivo é que o público do entorno, da comunidade da Providência e moradores de ocupações próximas tenham a oportunidade de assistirem sem pagar nada a um show incrível, que só pode ser contemplado por quem frequenta as grandes salas de espetáculo.

Praia de Copacabana recebe mutirão de limpeza neste sábado

Diversas organizações e parceiros vêm trabalhando por um turismo mais sustentável nas praias cariocas. Neste sábado (11) a Praia de Copacabana vai receber uma mutirão de limpeza do projeto Praia Circular, a partir das 9h, em frente ao quiosque Mar de Copa, localizado na Av. Atlântica, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães, entre os postos 3 e 4. A ação terá participação de representantes do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) da União Europeia, Orla Rio, Riotur, UFRJ e voluntários, com o apoio do observatório socioambiental Route Brasil.
Desde março de 2023, o projeto vem implementando iniciativas de conscientização e orientação para a redução do consumo e substituição de itens plásticos na orla do Rio.  Após, todo o resíduo recolhido será direcionado para o local correto, visando a reciclagem. Em setembro, iniciativa semelhante, coordenada pelo grupo, contou com 150 voluntários, e retirou das areias mais de 86 quilos de resíduos, a grande maioria plásticos de uso único.
Com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!