Aproximadamente 10% da população faminta do Brasil se encontra no Rio de Janeiro, o estado da Região Sudeste com maior número de pessoas em situação de fome (2,7 milhões de cidadãos), sendo a maior parte delas mulheres, pessoas pretas, desempregadas ou sem garantia de emprego, apontam dados da  Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Para enfrentar o problema, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou, na quarta-feira (8/11), a Frente Parlamentar de Combate à Fome e à Miséria.

Durante a reunião, foi apresentado o plano de trabalho da Frente, que irá mapear a situação da fome no Rio de Janeiro para elaborar um Programa Estadual de Redução da Fome. A Frente também irá acompanhar a tramitação de projetos de lei relacionados ao tema, na Alerj. “A gente precisa discutir políticas públicas que possam ser geradoras de renda para essa população”, comentou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Castro, integrante da Rede Penssan.

Coordenadora dos comitês da organização não-governamental (ONG) Ação da Cidadania, Joelma Sousa defendeu que também sejam criados planos municipais de enfrentamento à fome, nas cidades fluminenses. “Temos a necessidade de cobrar dos municípios a implementação de um Plano de Combate à Fome com previsão orçamentária. Hoje, atuamos atendendo não apenas instituições, através da distribuição de alimentos e cestas básicas, mas também realizamos pesquisas em territórios para entender o cenário da fome no estado”, acrescentou Joelma.

De acordo com a coordenadora do colegiado, deputada Renata Souza (PSol), o aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar no estado motivou a instalação da frente.  “Nosso plano prevê a criação de um grupo de trabalho composto por parlamentares da Assembleia Legislativa e movimentos sociais. Todas as ações da frente serão articuladas e permeadas pela participação popular”, explicou.

A vice-coordenadora da frente, deputada Marina do MST (PT), sugeriu investimentos na agroecologia como forma de combater essa situação. “É importante observarmos o combate à fome a partir do desenvolvimento da agroecologia e apoiarmos a agricultura familiar na construção de uma matriz tecnológica de produção. É preciso executar isso junto com o processo de distribuição de terra, que é a reforma agrária popular”, destacou a deputada.

Por sua vez, o deputado Val Ceasa (Patriota), que também integra a Frente, sugeriu que sejam implementadas políticas de assistência ao pequeno produtor. “O combate à fome tem que começar com a produção. O pequeno produtor tem que ser assistido pelo poder público, incentivando, cada vez mais, a produção e o escoamento da mercadoria. Temos que investir muito em hortas comunitárias trazendo técnicos agrícolas para acompanhar e dar assistência”, propôs o parlamentar.

Boas Ações

Rio abre Semana Mundial dos Pobres

Uma ação social itinerante do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que leva serviços de saúde, cidadania, assistência social e lazer para a população, abre no Rio de Janeiro as celebrações da Semana Mundial dos Pobres. Lembrado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres foi estabelecido pelo Papa Francisco desde 2016 e  evidencia a misericórdia, a solidariedade e ressalta a importância do compromisso coletivo em cuidar daqueles que mais necessitam.

Desta vez a Ação de Amor do Cristo Redentor acontecerá na Paróquia São José Operário, em Realengo, das 10h às 13h, logo após a Santa Missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 8h.  Outras atividades vão acontecer na VII Semana Mundial dos Pobres, incluindo uma uma live sobre a Campanha da Fraternidade 2024, na segunda-feira (13), às 19h, no youtube.com/vicariatosocialrj. A programação será encerrada com a Santa Missa no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Por meio desta iniciativa, o Santuário não apenas demonstra apoio à comunidade, mas também busca prevenir e facilitar o acesso gratuito a serviços básicos, muitas vezes inacessíveis, a uma parcela significativa da população em situação de vulnerabilidade. A Ação de Amor do Cristo Redentor compõe o Programa Cidadania, que tem como objetivo central o desenvolvimento de atividades sociais, culturais e sustentáveis destinadas à população em situação de vulnerabilidade social. É um esforço para promover não apenas o cuidado imediato, mas também para criar oportunidades e oferecer suporte contínuo.

Escola de samba Salgueiro coleta doações de sangue para o Hemorio

Salgueiro leva ritmistas e passistas para doação de sangue no Hemorio (Fotos: Divulgação)

Hemorio e a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro realizam uma campanha de doação de sangue na quadra da agremiação, no Andaraí, Zona Norte do Rio, neste sábado (11/11), das 10 às 16h. A meta é alcançar 150 bolsas de coleta.  Luiz Amorim, diretor do Hemorio, afirma que a ação contribui para a manutenção regular dos estoques do hemocentro, que chegam a cair 30% durante as festas de fim de ano e o Carnaval, períodos de menor engajamento da população.

É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.

O Hemorio fornece sangue e componente sanguíneo para mais de 100 hospitais da rede pública. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Ação da Cidadania promove concerto gratuito para moradores de comunidades

A Ação da Cidadania continua recolhendo doações para a campanha Natal Sem Fome 2023 – mais informações aqui. Neste domingo, dia 12/11, a sede nacional da ONG, na Gamboa, região central do Rio de Janeiro, será palco da apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, que fará um grande concerto gratuito com o melhor do rock dos anos 80.

O show celebra o mês de aniversário de Herbert de Souza, o Betinho, fundador da ONG. O objetivo é que o público do entorno, da comunidade da Providência e moradores de ocupações próximas tenham a oportunidade de assistirem sem pagar nada a um show incrível, que só pode ser contemplado por quem frequenta as grandes salas de espetáculo.

Praia de Copacabana recebe mutirão de limpeza neste sábado

Diversas organizações e parceiros vêm trabalhando por um turismo mais sustentável nas praias cariocas. Neste sábado (11) a Praia de Copacabana vai receber uma mutirão de limpeza do projeto Praia Circular, a partir das 9h, em frente ao quiosque Mar de Copa, localizado na Av. Atlântica, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães, entre os postos 3 e 4. A ação terá participação de representantes do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) da União Europeia, Orla Rio, Riotur, UFRJ e voluntários, com o apoio do observatório socioambiental Route Brasil.
Desde março de 2023, o projeto vem implementando iniciativas de conscientização e orientação para a redução do consumo e substituição de itens plásticos na orla do Rio.  Após, todo o resíduo recolhido será direcionado para o local correto, visando a reciclagem. Em setembro, iniciativa semelhante, coordenada pelo grupo, contou com 150 voluntários, e retirou das areias mais de 86 quilos de resíduos, a grande maioria plásticos de uso único.
Com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *