Um termo de compromisso pelo fim do câncer de colo do útero no Brasil será assinado nesta sexta-feira (dia 6), no Rio de Janeiro, durante evento promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal Vida e Ação, será uma das debatedoras do painel ‘O compromisso é de todos: O papel da mídia como aliada estratégica na conscientização e combate ao câncer de colo de útero’.
O evento “Câncer de Colo do Útero: o Brasil pode ficar sem” acontece das 10 às 16 horas, no Hotel Hilton Copacabana, reunindo autoridades e gestores que irão debater e compor o Termo de Compromisso a ser firmado entre as entidades e os participantes presentes. O objetivo é reforçar o compromisso firmado em 2023 para um pacto conjunto pela eliminação desse tipo de câncer no país até 2030, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta quinta-feira (5), também no Hotel Hilton, foi realizado o evento “II Simpósio Eliminação do Câncer de Colo do Útero no Brasil”, onde especialistas, gestores públicos, representantes das três esferas governamentais, da comunidade científica e organizações da sociedade civil apresentaram e debateram as principais estratégias e diretrizes a ser definidas no termo de compromisso que será assinado nesta sexta-feira.
Para encerrar a programação com chave de ouro, os convidados vão acompanhar a iluminação especial do Cristo Redentor, que reforça compromisso com a eliminação do câncer de colo do útero no Brasil, simbolizando união de esforços. A cerimônia será realizada das 19h30 às 21h30, quando o monumento será iluminado na cor roxa, simbolizando a luta pela ampliação da cobertura vacinal contra o vírus do HPV no público adolescente e a união de esforços pela saúde feminina, visando uma geração sem esse tipo de câncer câncer de colo do útero no Brasil.
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Meta até 2030 é ter 90% de cobertura vacinal contra o HPV
Segundo a OMS, são esperados 17.010 para o triênio 2023 a 2025 no Brasil, e a meta estipulada até 2030 é ter 90% de cobertura da vacinação contra o HPV em meninas de até 15 anos; 70% do rastreamento de mulheres com teste de alta performance aos 35 anos e novamente aos 45, com a possibilidade de autocoleta; 90% das mulheres identificadas com câncer de colo do útero com tratamento adequado para erradicar a doença ou minimizar seus impactos a médio prazo.
Estimativas mundiais indicam que investir na eliminação de doenças fortalece o bem-estar e gera impacto econômico expressivo, com uma taxa de retorno anualizada de 30% para cada dólar investido e um retorno de US$ 26,35 por dólar aplicado em vacinação. Entre 2021 e 2030, os benefícios
econômicos globais na eliminação das doenças são estimados em US$ 16,6 bilhões.
A campanha “Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem” foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2021, para levar informação a respeito dos tipos de cânceres causados pelo vírus e, principalmente, estimular a vacinação em crianças e adolescentes contra o HPV. A imunização é a chave para diminuir, em longo prazo, os números de casos de doenças causadas pela infecção viral, como, por exemplo, o câncer de colo do útero.
O câncer de colo do útero é uma doença prevenível e sua eliminação é um compromisso que precisamos assumir juntos, como sociedade. As ações realizadas este ano representam um marco para alinhar diretrizes e unir esforços para transformar a vida de milhares de mulheres no Brasil”, afirma Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida e idealizadora da campanha.
O papel da mídia como aliada estratégica na conscientização e combate ao câncer de colo de útero
O painel ‘O compromisso é de todos: O papel da mídia como aliada estratégica na conscientização e combate ao câncer de colo de útero’ – do qual a editora-chefe do Vida e Ação, Rosayne Macedo, participará – será realizado das 14h30 às 15h30, em forma de uma roda de conversa entre jornalistas especializados em Saúde. O debate será mediado pela jornalista Carolina Marcelino, da CNN, e contará ainda como debatedoras as jornalistas Andressa Simonini, redatora-chefe da revista Pais e Filhos, e Tâmara Freire, repórter da Agência Brasil.
Com mais de 30 anos de carreira dedicada ao Jornalismo e à Comunicação Corporativa, Institucional e Pública, Rosayne se especializou em Saúde e Sustentabilidade na última década. Além de ter criado e dirigir o Vida e Ação há 8 anos, ela é diretora da TAO Inteligência em Comunicação, onde atua com a promoção e divulgação de marcas, pessoas e eventos.
Rosayne tem MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva e especialização em Jornalismo de Políticas Públicas Sociais (ambos pela UFRJ), além de uma pós-graduação em Comunicação Empresarial (Ucam). Como profissional de mercado, acumula passagens por grandes redações (jornal O Dia, Folha de SP e TV Record) e tem vasta experiência em Comunicação Pública, Institucional e Corporativa.
Como voluntária, é conselheira efetiva da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde ainda integra as comissões de Ambiente e de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos. Criadora do Grupo JornalistasRJ e do movimento Reinventar, é também membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA).
Com informações do Instituto Lado a Lado pela Vida