Anualmente, cerca de 8,5 mil crianças são diagnosticadas com câncer no Brasil. A leucemia é o tipo de tumor mais frequente na faixa etária dos 0 aos 19 anos. Os pacientes que tratam a doença enfrentam várias mudanças na rotina, especialmente por precisarem ficar longos períodos internados no hospital e por conta dos efeitos colaterais do tratamento, como a quimioterapia.

O bem-estar das crianças com câncer é um desafio para familiares e equipes de saúde em hospitais de todo o país. Para promover um cuidado diferente e mais humanizado, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e o Instituto Mauricio de Sousa desenvolvem, há 16 anos, o Projeto Dodói.

Desde a sua criação, o kit Dodói já ajudou mais de 8 mil meninos e meninas e está presente em mais de 40 hospitais públicos de todo o país. O material lúdico, criado especialmente para a ação, inclui bonecos da Turma da Mônica, gibis, revista de atividades, jogos que auxiliam a expressar sensações e sentimentos, além de escala de dor e cartazes.

Para 2022, a Abrale pretende levar o kit para ainda mais jovens, devolvendo às crianças com câncer a capacidade de sonhar, brincar, desenvolver sua criatividade e contribuir para que elas tenham um restabelecimento mais rápido e feliz.

Mostrando que #ExisteUmJeitoMelhor, o Instituto Mauricio de Sousa criou uma camiseta exclusiva para a campanha de arrecadação de recursos. Influenciadores digitais foram convidados para vestir a camiseta e publicar uma foto nas redes sociais, marcando as hashtags #ProjetoDodói #ExiteUmJeitoMelhor e também a @abraleoficial. Pessoas físicas também podem ser doadoras e contribuir para o projeto.

A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 150 mil, que serão destinados à compra dos Kits Dodói. Além da distribuição, a aplicação e sucesso do programa dependem da capacitação dos profissionais de saúde, coleta e monitoramento dos dados e aperfeiçoamento contínuo.

Mais informações sobre o Projeto Dodói e doações podem ser acessadas no site do projeto.

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