Neste 31 de agosto, o Brasil celebra o Dia do Nutricionista, um dos profissionais responsáveis por contribuir diretamente com a qualidade de vida das pessoas e até mesmo pela prevenção de doenças, antes mesmo delas serem diagnosticadas. A data é marcada pelo lançamento da campanha “Nutricionista todo dia, em todo lugar!”, organizada pelos Conselhos Federal e Regionais de Nutrição (CFN/CRN).

A mobilização nacional busca valorizar a categoria, ampliar a conscientização da sociedade e reforçar a presença cotidiana do cuidado nutricional em todas as fases da vida, da infância ao envelhecimento e em múltiplos espaços de atuação, incluindo a atenção básica e a pesquisa científica.

Presente em cada etapa da vida, em diferentes territórios e contextos, o nutricionista é o profissional que atua de forma integrada para proteger, promover e inspirar hábitos alimentares que assegurem saúde e qualidade de vida para todas e todos.

Do campo à cidade, da pesquisa ao SUS, da comunidade à indústria, o trabalho do nutricionista está presente em todos os espaços. Esses profissionais cuidam da saúde em cada momento da vida, orientando, educando e fortalecendo. É uma contribuição contínua, essencial e transformadora para a sociedade”, destaca Erika Carvalho, presidente do Conselho Federal de Nutrição.

Atuação além da clínica

Em um país marcado por desigualdades sociais e regionais, o nutricionista exerce funções estratégicas que ultrapassam a orientação individual. Esses profissionais contribuem para a construção de políticas públicas, o fortalecimento da proteção social e o avanço da ciência, atuando em áreas como alimentação escolar, saúde coletiva, clínica, esporte, indústria de alimentos, ensino e pesquisa.

Ao mesmo tempo, a iniciativa ressalta que a Nutrição é um campo essencial para a promoção da saúde e da qualidade de vida, sempre orientado por valores de dignidade, diversidade, equidade e inclusão. 

Leia mais

Alimentação saudável ajuda a prolongar a vida, diz nutricionista
Nutricionistas na linha de frente dos novos hábitos pós-pandemia
Cresce em 330% procura de nutricionistas em plataforma de teleconsulta

Plano alimentar pode prevenir diversas doenças

A partir de uma avaliação do histórico familiar e de saúde, o nutricionista pode identificar se o paciente possui pré-disposição para alguma doença e construir um plano alimentar que contribuía com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Segundo a nutricionista Amanda Estevam, um plano alimentar balanceado pode prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade, síndrome metabólica, anemia ferropriva e até alguns tipos de câncer.

Além da prevenção, a nutrição também pode atuar como aliada no tratamento de condições já diagnosticadas, ajudando a aliviar sintomas como constipação, fadiga, dores de cabeça e inchaço. Outro ponto importante é a adaptação da alimentação para favorecer a absorção adequada dos medicamentos, potencializando os efeitos do tratamento.

Boa parte das doenças diagnosticadas atualmente são resultado da má alimentação. Com a rotina corrida, muitas pessoas optam por comer alimentos ultraprocessados e possuem pouca motivação e tempo para a prática de exercícios, o que contribui para o desenvolvimento de certas doenças”, afirma a nutricionista.

Segundo Amanda, uma alimentação rica em alimentos naturais, fibras, proteínas e carboidratos de boa qualidade é a base dos planos alimentares elaborados para pacientes com pré-disposição ou diagnóstico fechado, pensados de acordo com a rotina e as preferências de cada um.

Algumas condições podem ser evitadas a partir do ajuste alimentar, até mesmo aquelas em que a pessoa já possui pré-disposição em seu gene. Existe uma frase que sempre me marcou: ‘O DNA é uma arma e a rotina é o gatilho’, o que indica que apesar dos fatores genéticos, é o cuidado com a saúde que vai ditar o seu diagnóstico”, completa a nutricionista.

Monumentos iluminados pelo Dia do Nutricionista

Como marco simbólico do Dia do Nutricionista, prédios públicos e monumentos de diferentes capitais e cidades brasileiras receberão iluminação especial em verde, cor associada à saúde e à Nutrição. Mais do que um gesto visual, a iluminação pretende despertar na sociedade a consciência de que o trabalho dos nutricionistas é cotidiano, essencial e transformador. Entre os locais confirmados estão:

  • Brasília (DF): Congresso Nacional (31/8);
  • Porto Alegre (RS): Mercado Público (29 a 31/8), Palácio Piratini, Câmara Municipal e Centro Administrativo Fernando Ferrari (31/8);
  • Curitiba (PR): Estufa do Jardim Botânico (31/8);
  • Belo Horizonte (MG): Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Praça da Estação (31/8);
  • Florianópolis (SC): Ponte Hercílio Luz e Tribunal de Contas do Estado (31/8);
  • São José (SC): Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal (31/8);
  • Balneário Camboriú (SC): Roda Gigante Big Wheel (31/8);
  • Lages (SC): Morro da Cruz (31/8);
  • Florianópolis (SC): Assembleia Legislativa (1/9);
  • Salvador (BA): Farol da Barra e Elevador Lacerda (31/8);
  • Teresina (PI): Ponte Estaiada (31/8);
  • Parnaíba (PI): Praça Terra Santa (31/8);
  • Fortaleza (CE): Castelão (31/8);
  • Sobral (CE): Arco Nossa Senhora de Fátima e Ponte Estaiada (31/8);
  • Niterói (RJ): Museu de Arte Contemporânea (31/8).

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *