A redução da mortalidade infantil em Niterói é reflexo dos investimentos em políticas públicas eficazes, infraestrutura de qualidade e equipes comprometidas com o bem-estar da população. Nossa prioridade é oferecer um sistema de saúde que cuide das pessoas de forma humanizada, desde o nascimento. Queremos garantir que as crianças de Niterói e região tenham o melhor início de vida, com cuidado integral e acolhimento”, ressaltou”.
A Prefeitura de Niterói está realizando investimentos importantes para oferecer um sistema de saúde mais eficiente e acolhedor, garantindo acesso e qualidade no atendimento de mulheres, crianças e toda a população”, destaca a secretária.
Leia mais
Getulinho: 70 anos a serviço da saúde das crianças de Niterói
Niterói reduz em 33% sua taxa de mortalidade infantil
Niterói zera filas para cirurgias de câncer de mama e colo do útero
Maternidade é referência em parto humanizado
Além dos avanços nos índices de saúde infantil, a Prefeitura de Niterói está investindo na modernização e expansão de sua infraestrutura hospitalar. As obras da nova Maternidade Municipal Alzira Reis, referência em parto humanizado, estão em fase avançada e devem ser concluídas até o final do ano.
A nova unidade aumentará em 30% a capacidade de atendimento e contará com uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, além de espaços para acolhimento, exames e apoio ao aleitamento, tudo com foco na humanização do atendimento.
A maternidade também adotará soluções sustentáveis, como aquecimento solar, reuso de água da chuva e telhados verdes, reafirmando o compromisso de Niterói com práticas ambientalmente responsáveis. O investimento municipal nas obras da Alzira Reis é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Hospital Getulinho amplia enfermaria e UTI pediátrica
Paralelamente, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho), unidade pediátrica de referência na Zona Norte de Niterói, está passando por uma ampla reforma. Com um investimento de R$ 9 milhões, as obras devem ser concluídas em janeiro de 2026, e incluem a renovação da infraestrutura elétrica, hidrossanitária e de climatização, além da ampliação das áreas de enfermaria e UTI pediátrica.