Pelo menos mais 50 cirurgias serão realizadas no terceiro fim de semana de mutirão de procedimentos ortopédicos nos hospitais da rede municipal de Saúde. Nas duas etapas já realizadas foram feitas 108 cirurgias, superando a meta estabelecida em 44%.

O mutirão, anunciado pelo prefeito Marcelo Crivella no início do ano, acontece sempre aos fins de semana, quando as unidades têm a meta de realizar 50 procedimentos eletivos. Pacientes com esses quadros normalmente passam alguns períodos internados. Por não serem casos de urgência, muitas vezes eles têm a cirurgia desmarcada, devido à chegada de um trauma grave, que precisa ser levado imediatamente à sala de operação, sob risco de morte da vítima.

Nesta época do ano, o número de pacientes que buscam os hospitais com fraturas cresce de 15% a 20%, com o aumento dos acidentes. Com isso, casos eletivos – aqueles menos graves e que não precisam ser operados de emergência – acabam aguardando um pouco mais pelo procedimento, já que a prioridade será sempre para os casos graves e com risco de morte do paciente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, grande quantidade de pessoas à espera de cirurgia é reflexo da crise financeira que ocorre no estado. O Rio perdeu uma grande quantidade de vagas de emprego, e muitos trabalhadores ficaram sem plano de saúde, passando a recorrer à rede municipal de saúde. Também é comum pessoas de municípios vizinhos, especialmente da Baixada Fluminense, buscarem atendimento na rede da Prefeitura, que continuará de portas abertas para a população.

Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Corujão Carioca, mutirão de cirurgias eletivas no terceiro turno e fins de semana nos hospitais Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto, Lourenço Jorge, Piedade, Francisco da Silva Telles, Nossa Senhora do Loreto e Jesus.

De março a novembro, foram feitas 8.018 cirurgias de hérnia (inguinal, umbilical e epigástrica), oftalmológicas (pterígio e calázio), vasectomia e postectomia (fimose), que são alguns dos procedimentos com mais demandas na plataforma do SISREG.

Vigilância Sanitária lança seis novos cursos

Com seis novos cursos, a Prefeitura do Rio inicia na próxima terça-feira, dia 22, a agenda 2019 para a capacitação gratuita em manipulação e conservação de alimentos, saúde e zoonoses. A qualificação é voltada a ambulantes, trabalhadores formais e donos de estabelecimentos de alimentos, de beleza e os que comercializam produtos relacionados à saúde humana e animal, como pets, farmácias e consultórios médicos e dentários.

Entre as novidades, estão os cursos sobre o funcionamento de farmácias de manipulação; o controle de vetores e pragas urbanas; e o de adequação ao primeiro Código de Vigilância Sanitária do município, esse com datas a serem definidas.

Realizada pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), em 2017, foram 13 mil pessoas capacitadas, o dobro das 6.613 no ano anterior. Já em 2018, foram mais de 20 mil qualificados em 526 turmas de 14 modalidades, número que agora em 2019 saltou para 20.

A agenda 2019 começa com o carro-chefe da subsecretaria: o curso de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos em casas noturnas. Ao todo, são oferecidas 62 turmas para púbicos diferenciados: comércio ambulante, indústria, unidades escolares, restaurantes e até culinária oriental.

Elas receberão orientações e alertas sobre as boas práticas para os cuidados higiênico-sanitários que devem ser adotados para a diminuição da ocorrência das doenças transmitidas pela comida. Os benefícios são comprovados por todos que passam pela qualificação.

No próximo dia 28, será a vez do curso para salões de beleza e barbearias, com procedimentos sobre o uso correto dos materiais e de cosméticos regularizados; limpeza e desinfecção do ambiente; e prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, Aids e micoses.

No mesmo dia, acontece a primeira turma de pet shops, banho e tosa, e consultórios e clínicas veterinárias, com noções básicas de normas sanitárias e as boas práticas. Ainda em janeiro, no dia 30, haverá o curso sobre o processo de limpeza, desinfecção e esterilização instrumentais para clínicas médicas e consultórios odontológicos.

A Subvisa manterá os cursos específicos, como o de estúdios de tatuagem e piercing, que começa em 11 de março com noções de limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais; uso de tintas regularizadas pela Anvisa; higienização do ambiente; e prevenção de doenças.

Há também o de asilares, com orientações para profissionais que trabalham em asilos sobre temas referentes às condições que o local deve ter para evitar riscos à saúde dos hóspedes. A primeira turma será em 29 de março.

As turmas têm, em média, 50 vagas, com aulas que acontecem em um único dia, com três a quatro horas de duração e, em sua maioria, no auditório da Subvisa, na Rua do Lavradio, 180, Lapa. Para participar, basta acessar o site www.prefeitura.rio/vigilanciasanitaria, conferir as opções e fazer a inscrição pelo e-mail geducavisa@gmail.com.

Sessão exclusiva para autistas em cinema da Zona Norte

Neste sábado, dia 19 de janeiro, o Cinemark do Carioca Shopping, em Vila da Penha, terá uma sessão de cinema destinada a crianças com autismo e outros distúrbios sensoriais e suas famílias, a “Sessão Azul”. Com ambiente a meia luz, som mais baixo e com a participação de profissionais voluntários, a exibição tem como objetivo propiciar um momento de lazer adequado para as crianças e seus familiares.

A atividade auxilia no trabalho terapêutico das crianças no processo de tratamento. O filme a ser exibido terá versão dublada em 2D. Durante a sessão, que não trará trailers comerciais, a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Para participar da escolha do filme, basta fazer o cadastro e votar. A “Sessão Azul” acontecerá às 11h.

Para gestantes – Também no Carioca Shopping, na terça-feira (22), a psicopedagoga Letícia Oliveira e a psicóloga Marcella Ribeiro participam às 19h de uma “Roda de Conversa para Mães e Gestantes”. O evento, gratuito, tem como objetivo ouvir as dúvidas e dificuldades das mães e gestantes sobre amamentação, a estimulação do bebê ainda em gestação e os desdobramentos emocionais e psicológicos desse momento tão especial que compreende desde o início da gestação, passando pelo pós-parto, até os primeiros anos de vida do bebê. O Carioca Shopping fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha.

Dia da Saúde em clínica do Recreio

Neste sábado, dia 19 de janeiro, a Clinica Neurovida realiza mais um dia dedicado à saúde. Das 9h às 14h, uma equipe de enfermagem estará à disposição para aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de orientar a população sobre cuidados com a alimentação.
A proposta, segundo o diretor médico André Lima,  é incentivar que a população realize um check-up anual. O evento é gratuito. A Neurovida fica na Av. Lúcio Costa, 17.970 – loja E, esquina com a Rua Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes.

Hospital na Tijuca inaugura seção para cuidados paliativos

O Pan-Americano, tradicional hospital da Tijuca, acaba de inaugurar uma unidade de Cuidados Especiais voltada para pacientes em reabilitação e condições clínicas sem perspectivas de cura. O espaço conta com 45 leitos e suporte de equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.

A unidade também tem a proposta de dar suporte psicológico e social aos familiares e pacientes quando já esgotadas as opções de tratamento, como em alguns quadros de câncer, por exemplo, engajando-os em todas as decisões clínicas. De acordo com nota ao ViDA & Ação, o Pan-Americano se torna agora o primeiro hospital da Zona Norte carioca a lançar uma unidade de cuidados transicionais e paliativos desse porte. Desejamos sucesso na iniciativa!

Barra ganha mais uma superacademia

Paraíso dos cultuadores da boa forma, a Barra da Tijuca ganha mais uma superacademia, dessa vez, de frente para um dos endereços mais badalados da orla: a Praia do Pepê. A Bio Ritmo inaugura no local a primeira academia conceito do Rio de Janeiro, oferecendo novidades no mercado fitness, treinos inéditos e muita tecnologia.

“A Bio Pepê será um verdadeiro mall fitness, reunindo quatro microgyms com espaços personalizados que proporcionam experiências únicas e exclusivas ao aluno, por meio da sonorização, iluminação e ambientação”, anuncia a marca.

As microgyms, que já são uma tendência fora do país, e que chegam ao território carioca são: Race Bootcamp, Vidya, Torq e Squad. São treinos intensos que motivam o aluno, além de aulas de Yoga e meditação em um espaço que promove sensação de leveza e tranquilidade. As tradidiconais salas de musculação e de ginástica também não ficam de fora.

Rede de alimentação saudável abre quinta loja no Rio

Com uma grande variedade de produtos naturais, suplementos esportivos e diversos itens a granel, a Bio Mundo, rede de franquias que busca gerar saúde e bem estar na vida das pessoas por meio de uma alimentação saudável, inaugura mais uma unidade (a quinta) no Rio de Janeiro, localizada no Barra Shopping.

Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo quer proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Oferece itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos, além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. Conta ainda como linha de encapsulados naturais para repor nutrientes e garantir a manutenção e preservação da saúde.

Atualmente, a rede é formada por 56 unidades, localizadas no Distrito federal e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Da Redação, com Assessorias

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *