Na semana do Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, celebrado em 15 de fevereiro, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Belém (PA), moveu esforços para realizar o sonho de um pequeno paciente. Por meio do projeto Fada Madrinha, Jerllyson de Oliveira, de apenas 15 anos e que desde os oito vive uma verdadeira jornada contra um câncer, lançou o livro “Minha História”.

Nos quadrinhos, Jerllyson conta como reagiu ao surgimento dos primeiros sintomas da Leucemia, as primeiras quimioterapias e queda dos cabelos, além das alegrias pelos retornos para casa e os momentos felizes em família.

É uma história sobre câncer infantil, mas também tem muita fé. Escrever me fez lembrar de tudo que passei até aqui. Ver todas essas pessoas querendo o meu livro, é a realização de um sonho. Espero poder ajudar as pessoas de alguma forma, já que muitas crianças também estão passando por tratamentos contra o câncer”, conta o adolescente.

A tarde de lançamento na livraria Saraiva do Shopping Boulevard, com direito a sessão de autógrafos e muitos convidados, reuniu mais de 100 pessoas, entre familiares, voluntários, colaboradores do Oncológico Infantil, e amigos que Jerllyson fez durante o tratamento, como os pequenos Paulo Henrique (11 anos) e Mateus Silva (9 anos). Para os dois, além do reencontro, a alegria maior foi poder participar do sonho do companheiro de muitas internações, quimioterapias e brincadeiras no Hospital. “Estou muito feliz por ele realizar o sonho. É um menino de muita fé que sempre mostrou que não devemos desistir”, contou Mateus Silva.

Durante o evento, a diretora hospitalar da unidade, Alba Muniz, ressaltou que a leitura do livro é uma lição que fica sobre amor ao próximo. “O Jerllyson e todas as outras crianças que estão no Hospital são sempre muito generosas. Desde o início, a ideia por trás do livro era ajudar o próximo e fazer com que isso se torne realidade, contando com a ajuda de voluntários. Realizar mais este sonho é muito gratificante para todos nós do Oncológico Infantil”, ressaltou Alba.

A história de Jerllyson viralizou nas redes sociais esta semana, depois que sua “mãe de coração”, Cleudilene Souza, surpreendeu o garoto com a entrega de 100 exemplares impressos do livro no Oncológico Infantil, unidade do governo do Estado do Pará que presta atendimento 100% gratuito. Devido à grande repercussão, uma nova sessão de autógrafos foi marcada para a Livraria Leitura do Shopping Pátio Belém.

O Livro

Apaixonado por leitura, por vezes o menino sonhou ser um dos muitos super-heróis que conhece dos filmes e revistinhas. Em uma de suas internações, a biblioteca montada no terceiro andar da unidade, acabou sendo um refúgio e inspiração para superar o tempo que parecia não passar.

Em poucos dias, Jerllyson escreveu os anos de tratamento em algumas páginas.Depois disso, ele revelou o desejo de ver o material transformado em uma revista em quadrinhos, o que chamaria mais a atenção de outras crianças, mostrando também um outro lado do tratamento contra o câncer.

“Apesar de todas dificuldades que um tratamento contra o câncer pode trazer, durante toda a história ele mostra como viveu até aqui e aproveitou a vida. Esse é objetivo dele com este livro”, ressaltou Cleide Louzada, “mãe de coração” de Jerllyson.

Além das lembranças relacionadas à doença, a história também relembra a amizade iniciada ainda na fase inicial do tratamento, com a jovem Eduarda Vitória, filha de Cleide, e como as duas se tornaram sua nova família.

No final, o garoto deixa uma verdadeira lição sobre como a fé e a esperança são necessárias diante das dificuldades. “Espero que essa minha história possa ajudar crianças e adultos de alguma forma”, ressaltou Jerllyson.

Fada Madrinha

O sonho de Jerllyson de ajudar pessoas com a própria história chegou ao Hospital Oncológico Infantil pelas mãos de Cleide. As páginas escritas pelo garoto agora fazem parte do projeto Fada Madrinha, que o hospital criou justamente para viabilizar a realização de desejos dos pacientes em tratamento, independente do estágio da doença.

Para o desenvolvimento do projeto, o hospital conta com a participação de voluntários que estejam dispostos a ajudar na realização dos desejos. “Eles serão as fadas madrinhas e os padrinhos encantados que vão nos ajudar a realizar esses sonhos”, explicou a diretora Alba.

Para a história de Jerllyson, o desenhista e quadrinista paraense Rosinaldo Pinheiro, criador das tirinhas da “Turma do Açaí” é quem assina os desenhos. “Foram dois meses de conversas com a família e com o hospital até chegarmos ao resultado final. Nesse tempo, acabei conhecendo mais a família, o que me deixou feliz e emocionado em poder ilustrar essa linda história”, contou Rosinaldo.

Depois, mais voluntários ajudaram a tornar este sonho realidade, com a impressão dos exemplares e a realização dos eventos de lançamento nas livrarias Leitura e Saraiva, presentes nos principais shoppings de Belém. Os 150 primeiros exemplares por exemplo, foram doados pela Gráfica Sagrada Família, que depois fez a impressão de outras 200 unidades doadas por parceiros do Hospital e pela Associação Multidisciplinar de Apoio Renal (AMARENAL).

Luta contra o Câncer Infantil

De acordo com os dados mais recentes publicados em 2020 pelo Instituto Nacional do Câncer, o número de casos novos de câncer infantojuvenis esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de aproximadamente 12.500, sendo as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas, os mais predominantes.

Em um mês com datas importante de luta contra o câncer, como Dia Mundial do Câncer (4/2) e Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância (15/2), Alba Muniz reforça ainda a necessidade de orientar constantemente a sociedade sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer, bem como a busca de estratégias para a garantia de uma assistência com qualidade aos usuários.

“É um momento importante para chamarmos a atenção da sociedade. Tanto que em cada livro, inserimos um panfleto de orientações sobre o câncer infantil, reforçando orientações sobre sinais, sintomas e principalmente diagnóstico precoce, que pode aumentar as chances de cura em 80%, quando o tratamento é feito em um centro especializado como, por exemplo, o Oncológico Infantil”, ressaltou a diretora.

Em 2019, a unidade que é considerada uma das maiores do país no segmento de oncologia pediátrica e referência nas Regiões Norte e Nordeste, registrou 341.440 atendimentos, com média de 97% de aprovação dos usuários. Foram 30.414 sessões de quimioterapia, 20.340 consultas ambulatoriais e de emergência, 207 mil exames, 76 mil atendimentos multiprofissionais e 455 cirurgias

Juntos, os dez hospitais públicos e privados, gerenciados pela Pró-Saúde no Estado do Pará, realizaram em 2019 mais de 3,3 milhões de atendimentos de saúde. O número engloba desde consultas e exames de diagnóstico, até quimioterapias e transplantes, realizados de janeiro a dezembro. Além do número expressivo de atendimentos realizados, as unidades alcançaram também um alto índice de aprovação dos usuários, que no ano passado foi de, em média, 96,8%. As práticas assistenciais de excelência e a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes e clientes foi atestada com a obtenção de prêmios e certificações.

Uma viagem transforma a batalha contra o câncer numa linda história de superação

Seria loucura arriscar a vida por um tempo fora do Brasil logo após receber o diagnóstico de câncer, mas não para a personagem principal do novo lançamento da autora Helena Andrade. Em Por um Novo Olhar, a escritora paulista conta a história de Marina, uma jovem que não sabe o que fazer com a notícia de uma doença grave. No meio de um casamento em crise, ela decide não contar ao marido sobre o câncer e torce que a tão sonhada viagem programada para a reconciliação possa reatar os laços do relacionamento. Porém, o inesperado acontece: o marido a abandona antes mesmo de saber da doença.

Helena coloca muita emoção ao escrever a história de uma mulher que reconhece as perdas desde seus quatro anos – a morte de sua mãe e de sua avó, o alcoolismo e falecimento do pai, a luta contra a dor de um aborto, o diagnóstico de leucemia e um casamento ruído.

A narrativa da autora poderia se encaixar perfeitamente na vida de qualquer pessoa. A sucessão de dores e nocautes presos na memória faz qualquer um repensar no que realmente importa. E quando as expectativas de sobreviver são imprevisíveis, o essencial é viver.

Diante de tudo que aconteceu, a protagonista pegou a caixa de lembranças deixada pela sua mãe antes de falecer – essa que ela nunca abriu, sua máquina fotográfica e fez as malas. Portugal foi o destino, reencontrar uma grande amiga, esquecer de todos os percalços e se transformar.

Após algum tempo de viagem, Marina começa a se questionar e ao ver seu futuro incerto, um passado desconhecido sendo descoberto pelas cartas deixadas pela mãe, ela precisa redescobrir como aproveitar o presente. A escolha entre viver e sobreviver percorrerá a trajetória desta mulher na busca por reencontrar a si mesma.

A autora Helena, em sua obra Por um Novo Olhar, mostra às mulheres como ressurgir das cinzas, como não esmorecer diante das surpresas negativas, e prova que a busca por um caminho melhor é constante, necessária e gratificante. O retorno? Viver plena no amor, na saúde e no campo profissional!

Sinopse: Marina passou a vida acumulando perdas, desde a morte de sua mãe quando ela tinha quatro anos. Aos vinte e oito, depois de uma consulta de rotina, ela descobre estar com a mesma doença da mãe. Vivendo um casamento em crise, ela decide não contar ao marido para não estragar a tão desejada viagem de reconciliação, mas é surpreendida pela decisão dele de romper a relação.

Sem família e amigos por perto, restam somente os vouchers da viagem, sua velha câmera fotográfica, a caixa de lembranças deixada por sua mãe e o convite da melhor amiga para encontrá-la em Portugal. Porém, ela precisa iniciar a quimioterapia para aumentar as chances de cura. Viajar ou ficar?

Misturando o futuro incerto com o passado desconhecido, trazido à tona por relatos de sua mãe nas cartas deixadas para ela, Marina precisará redescobrir como aproveitar o presente. A escolha entre viver e sobreviver percorrerá a trajetória desta mulher na busca por reencontrar a si mesma.

Sobre a autora: Helena Andrade é autora de sete livros publicados, entre eles quatro romances, e também organizadora de duas antologias, nas quais possui contos. No ano de 2017, a sua obra Simplesmente Amor concorreu aos prêmios Jabuti e Oceanos, e ficou por cinco dias consecutivos entre os mais procurados no Skoob. Por amar a literatura, desde a imersão como escritora participou de diversos eventos literários, inclusive organizando muitos.

Por este engajamento, no ano de 2015 foi contemplada com o Troféu Mulheres Notáveis – Cecília Meireles, na cidade de Itabira – MG, a terra de Carlos Drummond de Andrade. Nesse ano, criou o Clube de Leitura Mulheres na Literatura. Atualmente, organiza dois grupos na cidade de Campinas, um no Espaço Camerata En Provence e outro na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro. Para 2020, tem a proposta de ter um grupo em São Paulo – Capital e segue com a produção de seu novo livro.

Ficha técnica
Título: Por um Novo Olhar
Autora: Helena Andrade
Editora: Independente
Páginas: 252
Preço: R$8,99
Link de venda: https://amzn.to/2s0kC2M

Os caminhos do cuidado no tratamento oncológico

Em linguagem ampla e inovadora, o livro Psico-oncologia – Caminhos de cuidado (280 p., R$ 129,50, Summus Editorial) traz a experiência de dezenas de profissionais em uma das especialidades que mais cresceram nos últimos tempos. A obra, organizada pelas psicólogas Marília A. de Freitas Aguiar, Paula Azambuja Gomes, Roberta Alexandra Ulrich e Simone de Borba Mantuani, apresenta, com seriedade e sensibilidade, temas que permeiam a oncologia, como a boa comunicação, o papel do pai e da mãe no tratamento de crianças, o manejo da dor, a morte e o processo de morrer em pacientes oncológicos, a espiritualidade como estratégia de enfrentamento, câncer de mama e sexualidade e o estresse dos profissionais cuidadores.

Fundamental na área da psicologia da saúde e destinada a oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, psicólogos, psico-oncologistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e cuidadores, a obra reúne autores que, ao mesmo tempo que reconhecem a complexidade da especialidade, propõem uma visão sensível sobre a individualidade dos casos em tratamento.

No ano em que a Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO) completa 25 anos no Brasil, o psiquiatra referência na área, Vicente A. de Carvalho, assim definiu a obra no prefácio: “Nunca é demais lembrar que a psico-oncologia não deve ser considerada especialidade restrita aos psicólogos, como bem assinalado num dos capítulos deste livro, mas uma filosofia de atendimento ao paciente, que busca acolhê-lo e diminuir suas tensões – o que pode resultar em maior aderência aos tratamentos e ganho em longevidade, sem que isso implique procedimentos que prolonguem seu sofrimento”.

As organizadoras

Simone de Borba Mantuani – Psicóloga, especialista em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe (Curitiba, PR). Psicóloga na Corb Clínica de Radioterapia, professora do departamento de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Blumenau (Uniasselvi/Fameblu) e do departamento de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Uniasselvi/Fameg). Coordenadora e posteriormente vice-coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos Adulto e Controle da Dor do Hospital Santo Antonio (HSA-Blumenau).

Roberta Alexandra Ulrich – Psicóloga com especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb/Hospital Santa Catarina de Blumenau). Psicóloga da Univita – Clínica de Estudos e Atendimento Integrado, onde atua com prática clínica em terapia cognitivo-comportamental com crianças, adolescentes e adultos, intervenções no contexto de morte e luto, oncologia e cuidados paliativos. Atua como psicóloga na área hospitalar e oncológica e como coordenadora do Comitê de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

Paula Azambuja Gomes – Psicóloga; especialista em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa pela Faculdade Católica de Anápolis; tem capacitação profissional em Psicologia em Especialidades Médicas – Oncologia Adulto/Núcleo de Cuidados Paliativos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); foi residente multiprofissional de Psicologia do Programa de Residência Integrada em Saúde Multiprofissional com Ênfase em Adulto Crítico na mesma instituição; especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); atua profissionalmente nas áreas hospitalar e clínica.

Marília A. de Freitas Aguiar – Psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); coordenadora e docente da pós-graduação em Psico-Oncologia e cocoordenadora e docente da pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), modalidade EaD. Certificação de distinção de conhecimento em Psico-oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO); certificação de distinção de conhecimento em Psicologia da Saúde pela Associação Latino-Americana de Psicologia da Saúde (Alapsa); vice-presidente da SBPO (2008-2010) e presidente da Estadual Minas Gerais nas gestões 2006-2008 e 2010-2013; membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH). Presidente do Conselho Científico da Casa Aura de 2015 a 2019 e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (Belo Horizonte). Recebeu o Prêmio Jimmie Holland da SBPO como reconhecimento por sua dedicação à Psico-oncologia.

Título: Psico-oncologia – Caminhos de cuidado

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 129,50 (E-book: R$ 82,60)

Páginas: 280 (21 x 28 cm)

ISBN: 978-85-323-1133-7
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *