Com a pandemia do novo coronavírus, a máscara facial passou a ser uma peça indispensável à população. E é quase inevitável não embaçar os óculos ao vesti-lá, já que se respira dentro dela e o ar quente que sai pelo nariz escapa pela fresta superior, indo direto para as lentes. Como consequência, tudo fica embaçado.
Para amenizar essa situação e conciliar o uso do acessório com a máscara caseira, que passou a ser obrigatória em diversas cidades brasileiras como medida complementar para evitar a disseminação da COVID-19, as
Óticas Diniz – a maior rede de óticas do Brasil – explicam como resolver a questão.
Nada substitui a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, mas as máscaras contribuem nesse momento, pois muitas pessoas assintomáticas podem espalhar a doença sem saber. Normalmente, quando você sai de um lugar quente e vai para fora, por exemplo, o ar encontra as lentes mais frias, criando condensação na superfície e o aspecto embaçado. A mesma lógica vale para as máscaras e óculos. Para que as lentes não fiquem embaçadas, é importante vestir os acessórios corretamente.
Abaixo, algumas dicas das Óticas Diniz:
• Ajuste os elásticos ou laços: molde a máscara ao rosto para evitar que o vapor suba e embace as lentes dos óculos por causa da respiração;
• Atenção ao clip nasal: algumas máscaras vêm com uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar e moldar a peça no rosto;
• Cole a máscara na pele: já para os modelos que não têm esse item, a saída é essa. Esparadrapos ou micropore ajudam a deixar a másacara ‘colada’na parte superior do nariz;
• Fácil e prático: coloque um pedaço de papel absorvente por dentro da máscara para absoerver a umidade causada pelo ara quente, evitando que os óculos embacem;
• Use o peso dos óculos para bloquear o ar: em último caso, puxe a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na parte interior do queixo. Por fim, deixe seus óculos descansaram em cima da máscara para bloquer o ar e não embaçar as lentes. Essa dica vai depender do modelo da armação, pois com óculos menores não dá para fazer desse jeito;
Lembre-se que antes de colocar a máscara é necessário lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70%. Depois, prenda a peça atrás das orelhas, seja com elástico ou amarrando as tiras e certifique que nariz e boca estão cobertos. Evite tocar a parte da frente da máscara enquanto estiver colocando-a e durante a utilização. O mais recomendado é que a máscara seja usada por cerca de duas horas ou até ficar úmica, após desse tempo é preciso trocá-la. A higienização das mãos também deve ser feita antes e depois de retirar ou substitiuir a máscara, inclusive ao colocá-la para lavar.
Com mais de 35 milhões de brasileiros apresentando algum problema na visão, segundo o IBGE, o uso de óculos é realidade para quase 19% da população. E quem usa o acessório, principalmente o de grau, sabe que é quase impossível não tocar na peça para limpar as lentes ou ajustar a armação no rosto diversas vezes ao longo do dia.
Mas, em tempos de coronavírus (COVID-19), é preciso redobrar a atenção ao utilizar óculos. “É importante estar alerta sempre, não só agora ou até a pandemia passar. Como qualquer outro objeto, o item pode ser um meio de contaminação e devemos ter a preocupação de tomar alguns cuidados”, afirma Leonardo Queiroz, gerente de Produto das Óticas Diniz – a maior rede de óticas do Brasil .
Abaixo, o especialista explica o que fazer para que os óculos usados no dia a dia não facilitem a contaminação pelo coronavírus:
• Lave bem as mãos com água e sabão por 30 segundos ou use álcool 70% em gel antes e depois de tocar nos óculos. Como o potencial de contaminação do vírus é alto, encostar em qualquer parte do rosto sem higienizá-las é perigoso.
• Os óculos também devem ser limpos frequentemente com água e detergente neutro para repelir germes, bactérias e vírus. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação.
• Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, já que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas com o uso de álcool.
• Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que estes lenços não são esterilizantes.
• Lave as mãos novamente com água e sabão ou álcool 70% em gel após limpar os óculos corretamente.
• Higienize com álcool 70% em gel as cases dos óculos antes e depois de tocá-las.
• Coloque todas essas dicas em prática no dia a dia para maior cuidado com a saúde, principalmente a da sua visão.