Em janeiro de 1942, o governo finlandês, num esforço de guerra, lançou a campanha Janeiro Sóbrio, solicitando que as pessoas não consumissem bebida alcoólicas durante aquele período. Parece que não deu muito certo já que a ideia ficou esquecida até janeiro de 2013, quando uma entidade filantrópica inglesa lançou a campanha Janeiro Seco, e a vem mantendo desde então, expandindo-a para outros países da Europa, EUA, e este ano, aqui no Brasil.
O objetivo é parar de consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro, para desintoxicar o organismo do consumo exacerbado dessas bebidas durante o mês de dezembro, com suas festividades familiares, comunitárias e coorporativas, de final de ano.
É claro que a campanha não tem a pretensão de acabar com o consumo compulsivo de álcool, e pesquisas no Reino Unido já evidenciaram que os bebedores dependentes até podem aderir ao Janeiro Seco, mas na sua maioria absoluta, voltam ao hábito nocivo. Principalmente numa civilização onde
historicamente, o consumo de bebidas alcoólicas é valorizado e estimulado o tempo todo.
Mas se servir para conscientizar as pessoas do quanto nos intoxicamos não apenas com bebidas alcoólicas, mas também com comida, compras, redes sociais, jogos, relacionamentos nocivos e tantas outras coisas que nos adoecem física e mentalmente, a campanha já terá valido a pena. Se conscientizar do que nos intoxica, significa refletir sobre o que nos causa algum dano – seja físico, emocional, financeiro, social, profissional – mas principalmente, tomar atitudes para modificar nossos hábitos e obter mudanças de comportamento.
Para quem tem o hábito de consumir bebida alcóolica e quer começar a se cuidar, praticando o Janeiro Seco, seguem algumas dicas para esse detox de
início de ano:
- Afaste-se de pessoas que se encontram para beber.
- Evite situações onde a bebida alcoólica não apenas estará presente mas é valorizada e apreciada.
- Procrastine o consumo da bebida. Deixe sempre para depois. Diga a si mesmo: “agora não! depois eu bebo!”
- Procure novos aliados para a sua saúde! Uma atividade física pode trazer muito bem estar pois quando nos exercitamos, além de melhorar nossa condição física, faz nosso cérebro produzir os hormônios do prazer.
- Promova mudanças em sua vida! Viaje para um local que você ainda não conheça. Aumente o contato com a natureza. Se reaproxime de sua família. Faça novos amigos! As novidades são estimulantes para nosso cérebro e também liberam hormônios do prazer.
- Observe as mudanças no seu corpo, depois de 30 dias sem bebidas alcoólicas. Perceba o bem estar, a melhora na disposição, a clareza de ideias que você pode sentir. Valorize o seu esforço e dedicação!
- Procure ocupar o seu tempo precioso com um hobby uma atividade que faça você ficar horas focado e envolvido(a), como ler um livro, assistir um filme, uma série ou até mesmo cuidar do jardim ou do bichinho de estimação.
- Aproveite o mês do Janeiro Seco para se libertar de outras coisas em sua vida que te aprisionam e te deixam refém! Como o uso excesso de internet e das redes sociais, vício por comida, jogos, relacionamentos abusivos, pensamentos negativos e de menos valia.
- O álcool é uma substância traiçoeira. Se num primeiro momento nos deixa desinibidos, mais alegres, mais sociáveis, como depressor do SNC – Sistema Nervoso Central, diminui a capacidade cognitiva e os reflexos, afeta o estado emocional, ficamos entristecidos. Vamos evitar beber álcool e melhorar a nossa saúde mental.
- Quando desejar e não conseguir sozinho praticar o Janeiro Seco, procure ajuda de um profissional psicólogo, pois ele poderá te ajudar!
Convido você a começar o ano de 2025 fazendo um “detox” geral, eliminando tudo aquilo que prejudica o seu bem estar físico e mental. Desejo que você seja mais feliz em 2025!