A Fisweek, o maior evento de inovação, criatividade e tendências da saúde da América Latina, alcançou um novo patamar de reconhecimento ao ser oficialmente incluída no calendário de eventos do estado e do município do Rio de Janeiro, além de entrar para o calendário oficial do turismo de saúde da Embratur em nível nacional.

O anúncio foi feito pelo idealizador da Fisweek, Josier Vilar, que é presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e do Conselho Estratégico da Iniciativa FIS, ecossistema de saúde que organiza o evento. Em paralelo, Vilar também foi o anfitrião do Rio Health Forum, que reuniu autoridades e especialistas para debater políticas públicas e desafios do setor no Brasil.

Em conversa com a jornalista Rosayne Macedo, editora do portal VIDA E AÇÃO, o empresário, que também é médico, celebrou o sucesso da terceira edição, realizada no ExpoRio Cidade Nova entre 5 e 7 de novembro de 2025, que reuniu mais de 11 mil pessoas ao longo dos três dias. Ele destacou a relevância do encontro para o setor, elevando o evento a um patamar internacional:

A Fisweek é hoje o maior ponto de encontro de lideranças da saúde da América Latina, indiscutivelmente. É como se nós fôssemos agora o Web Summit específico da saúde. Nós somos maior que o Web Summit no setor saúde”.

.

Rio de Janeiro como hub de inovação

Para Vilar, a consolidação da Fisweek traz um resultado estratégico para a saúde brasileira, reafirmando o Rio de Janeiro como cidade protagonista:

É o Rio primeiramente se transformando em hub de inovação em saúde. Eu acho que isso para o Rio de Janeiro é uma grande conquista, sermos aqui uma cidade empreendedora e inovadora na saúde, capaz de discutir os temas de abrangência nacional”.

Com a incorporação da Fisweek aos calendários oficiais, Vilar vê um futuro promissor para a cidade: “Nós temos tudo para se construir a partir do Rio de Janeiro essa plataforma de transformação digital que o Brasil tanto precisa na saúde”.

Leia mais

Fisweek cresce e chega a São Paulo e Brasília em 2026
Rio Health Forum: como ampliar o acesso à saúde com qualidade?
Fisweek debate desafios na saúde suplementar e na formação médic
Fisweek 2025 bate recorde de público e destaca longevidade
Prioridade no acesso equânime e inovação na saúde

Um dos principais balanços feitos por Vilar foi a importância da tecnologia para garantir a inclusão social no sistema de saúde. O foco é garantir um acesso equânime a serviços de qualidade:

Queremos, através de um processo digital, permitir o acesso de toda a população brasileira… Nós temos que garantir um acesso equânime a toda a população brasileira, a serviços médicos e assistenciais de qualidade”.

O debate também abordou o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), defendendo que o Rio de Janeiro deve ser a capital nacional não apenas da indústria fabril, mas também da indústria de serviços, da inovação e do conhecimento.

O presidente da ACRJ frisou a necessidade de maior investimento na conexão entre academia e empresas, citando instituições fluminenses de pesquisa como Fiocruz, Instituto Nacional de Câncer e Coppe/UFRJ. “O foco deve ser em inovações incrementais (melhoria de processos) para gerar resultados para a população, e não apenas em inovações disruptivas”, enfatizou.

Olhando para o futuro: Rio e São Paulo

A Fisweek se consolida como a principal vitrine para lançamentos, novos projetos, parcerias e negócios. Em tom de brincadeira, Vilar alertou: “São Paulo que nos aguarde. Estamos lá chegando perto”.

Em anúncio feito mais cedo pela CEO da Fisweek, Manuela Melo, o evento vai, de fato, expandir para a capital paulista em 2026, mas continuará sendo realizado anualmente no Rio de Janeiro.

Josier Vilar agradeceu aos participantes e já deixou o convite para 2026: “Já convidando todos a estarem no Rio de Janeiro em 2026 para a próxima edição da FISWeek 26 e o Rio Health Fórum, agora transformados no calendário oficial da cidade, do estado e do país”.

Finalizando, ele reforçou o papel da ACRJ, inspirada no Barão de Mauá, para contribuir que o Rio de Janeiro “seja protagonista dessas transformações e se transforme num lugar atrativo para se viver, para se trabalhar, para se empreender, para se investir e para se visitar”.

Assista à entrevista completa com Josier Vilar, presidente da ACRJ, no canal Vida e Ação: Josier Vilar, presidente da ACRJ, avalia sucesso da Fisweek 2025

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *