Com público recorde de 12.300 pessoas, contra pouco mais de sete mil no ano passado, a terceira edição da fisweek terminou na tarde desta sexta-feira (7/11) no Rio de Janeiro. O festival de inovação, criatividade e tendências da saúde consolida seu formato inédito no Brasil, ao reunir as mais importantes fontes do setor privado e do poder público para dialogar num mesmo espaço, de forma simultânea, sobre o futuro da saúde.
Durante três dias, mais de 700 palestrantes se apresentaram em cerca de 300 painéis. Paralelamente, o terceiro piso do ExpoRio Cidade Nova recebeu o Rio Health Forum, voltado a parcerias estratégicas. A segunda edição do encontro reuniu em 46 painéis aproximadamente 600 lideranças do setor, contra 400 em 2024. Segundo Manuela Melo, CEO da fisweek, a Secretaria de Estado de Turismo estimou que os dois eventos, juntos, geraram 5 mil empregos diretos ou indiretos.
Neste ano tivemos mais de 12 mil participantes, com novidades como a tradução simultânea, e tudo funcionou direito”, avaliou. “Foram superadas todas as expectativas. Não há outro evento desta magnitude na América Latina”, destacou Manuela, que também é CMO da Iniciativa FIS, organizadora do evento.

Fisweek terá edição em São Paulo e fórum em Brasília
A executiva adiantou que a edição 2026 da fisweek já tem data marca – será realizada entre os dias 11 a 13 de novembro, mais uma vez no ExpoRio Cidade Nova – e que também está no planejamento a realização, pela primeira vez, de uma fisweek em São Paulo, no primeiro semestre. Ela não deu mais detalhes, mas prevê o mesmo sucesso da versão original carioca, que continuará sendo anual.
Também está na programação da Iniciativa FIS, para junho de 2026, a realização de um encontro regional em Brasília, reunindo lideranças da saúde, autoridades e parlamentares federais, ampliando ainda mais o alcance das propostas de políticas públicas apresentadas durante os eventos para o setor. O evento este ano também teve edições regionais em Recife (PE) e Florianópolis (SC).
Rodrigo Vilar, CEO da Iniciativa FIS, encerrou a fisweek25. “O evento superou minhas expectativas. A Iniciativa FIS nasceu no Rio, mas cada vez mais está em todos os lugares para melhorar o ecossistema. Temos grandes possibilidades de unir vários públicos para levar acesso à saúde, onde não há um protagonista somente, mas todos como protagonistas”.
Para ele, a partir da Iniciativa FIS, o evento contribuiu para conscientizar e disseminar informações relevantes sobre o que acontece no Brasil e no mundo no segmento. A Iniciativa é a maior comunidade de saúde da América Latina e tem um amplo ecossistema de lideranças, com uma rede de mais de 40 empresas e entidades parceiras e o propósito de ampliar o acesso a uma melhor qualidade de vida, ao bem-estar físico, mental e social.
Leia mais sobre a Fisweek 2025
Fisweek debate desafios na saúde suplementar e na formação médica
Fisweek 2025 bate recorde de público e destaca longevidade
Rio Health Forum debate como a inovação pode ampliar o acesso à saúde
Forte presença de start ups e novas marcas lançadas
A fisweek25 teve uma participação recorde também de startups: 180, que promoveram apresentações de suas soluções para governos e empresas de venture capital. Foram realizados encontros, por exemplo, com o Governo do Estado do Rio e com a Secretaria de Saúde do Recife, além do Sebrae-RJ. “A presença dessas empresas de tecnologia foi tão expressiva que em 2026 realizaremos um evento voltado especialmente para startups”, destacou Manuela Melo.
À frente do marketing da Iniciativa FIS, Manuela também avaliou a consolidação de diversas marcas já conhecidas no mercado durante o evento, além do lançamento de várias outras. Segundo ela, o grande volume de ativações nos lounges, onde os participantes faziam filas para participar de diversas atividades interativas para ganhar brindes, também surpreendeu.
Ela também falou das learning sessions realizadas durante o evento, como a que ela conduziu, sobre posicionamento de marcas. Segundo Manuela, a capacitação sempre esteve no radar da Iniciativa FIS e continuará sendo um dos diferenciais do evento.
No painel “Marcas que Geram Valor para Empresas”. Manuela Melo destacou a necessidade de entender a marca, como ela é, faz e fala. O debate teve como palestrante Ana Couto, especialista em branding, e contou com a moderação de Guilherme Ferri, CEO da N3 Partners. Guilherme Ferri informou que o marketing já está olhando para a saúde e não para a doença, uma visão diferente para o segmento.
Acho que o branding vem nessa analogia de uma marca forte, uma marca saudável, uma marca poderosa. O mundo mudou, mas nem todo mundo dança no Tik Tok. Tem que criar relevância. É preciso gerir valor por menos e com mais impacto”, afirmou.
Leia ainda
IA deve estar a serviço e não substituir cuidado ao paciente, diz Inca
RJ bate a marca de 200 carteiras para cães de suporte emocional
Fisweek 2025 busca ampliar o acesso à saúde pública e privada
Inteligência Artificial e Longevidade
Como já era de se esperar, a Inteligência Artificial dominou boa parte dos debates, mas inúmeros temas estiveram presentes na programação. As Trilhas de Conteúdo abrangeram o Bem-Estar e Longevidade; Complexo Industrial e P&D; Educação, Ética, Regulação e Direito da Saúde; e Experiência, Jornada e Engajamento na Saúde.
Por iniciativas próprias houve painéis de instituições, como Todos Juntos Contra o Câncer, Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Fórum Pediatria, Fiocruz, Inca e Academia Nacional de Medicina. Nos próximos dias, os principais conteúdos da Fisweek 2025 estarão disponíveis no Youtube da Iniciativa FIS.
Passaram pela fisweek25 e RHF, distribuindo conhecimento, os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e José Gomes Temporão; Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa e um dos idealizadores do SUS; Sue Ann Clemens, a infectologista brasileira que liderou os testes da vacina Oxford/AstraZeneca durante a pandemia; o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, ex-diretor da OMS, e Margareth Dalcomo, pesquisadora da Fiocruz e pneumologista.
Leia também
Festival de inovação na saúde: Fisweek vai reunir mais de 150 startups
Fisweek25 terá ‘dog lounge’ para adoção de cães abandonados
Fisweek 2025 vai reunir grandes nomes da saúde pública e privada
Corridas na Lagoa e festa com DJ
Às vesperas da COP30 no Brasil, a preocupação com o meio ambiente também esteve presente na Fisweek, a começar do credenciamento: o crachá, feito em papel semente, pode se transformar em árvore e ajudar a salvar o planeta. Também foram distribuídas mudas de plantas nos estandes da Cedae e da Prefeitura do Rio.
O colorido dos lounges combinava com um clima descontraído e estimulava ainda mais os participantes. Coffee parties com DJ, que aconteciam diariamente no período da manhã, e da bateria da Mangueira encerrando todos os dias a programação, em ritmo de Carnaval, a fisweek teve uma programação off. com corridas dos participantes na Lagoa Rodrigo de Freitas. As atividades reuniram cerca de 100 empresários e executivos do setor, principalmente representantes das startups.
Totalmente petfriendly, a fisweek25 também abriu espaço para adoção de cães no chamado Dog Lounge. A Casa de Lázaro, um abrigo de cães no Méier, que levou os animais para adoção na #fswk25, receberá parte da renda arrecadada com ingressos para a #fswk25.
Também vão receber a doação outras duas instituições sem fins lucrativos: a Fundação Pró-Coração (FundaCor), em Laranjeiras, que oferece programas de ensino e pesquisas com foco na área cardiovascular, e O Cultural, no Encantado, que desenvolve ações como formação e capacitação comunitária e atendimento em saúde.
Vida e Ação na Fisweek e Rio Health Forum
A convite da Iniciativa FIS, o portal VIDA E AÇÃO foi media partner da Fisweek 2025, inclusive com estande no local., onde apresentou o projeto ‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’, realizado em parcerica com o site Comida na Mesa.
A cobertura completa, em parceria com a RVideo Publicidade, você pode conferir em nosso perfil no Instagram @vidaeacao – e no nosso canal no Youtube @vidaeacao. Também é possível baixar e assistir os vídeos no aplicativo de streaming da Mix Play.




