“Oi, Vilma, está me ouvindo bem?” Essa foi a primeira frase dita pela médica Lorena Brito, da Clínica da Família Diniz Batista dos Santos, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, ao inaugurar nesta manhã de segunda-feira (4/11) o serviço de teleconsulta gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é fruto de parceria inédita da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde e a Fiocruz e vai impactar 150 mil usuários do SUS cadastrados na região.

Na prática, os pacientes vão poder agendar as consultas com sua equipe de saúde da família de referência e realizá-las de casa ou do trabalho por meio de link pelo aplicativo para celular minhasaude.rio. No horário agendado, o paciente acessará o link para entrar na sala virtual com o profissional de sua equipe de saúde da família.

De casa, Vilma Vieira ligou a câmera do aparelho celular e encontrou a médica pronta para recebê-la do outro lado da tela, na sala virtual do site. Animada e curiosa com a experiência, a paciente ouviu atentamente as informações da profissional sobre os resultados de seus exames, incluindo hemograma e preventivo, e as respostas para cada uma de suas dúvidas.

Eu tive um acidente e, para me deslocar até a minha clínica da família, é um pouco complicado, então gostei do meu atendimento, é muito positivo no meu caso”, contou Vilma.

A médica Lorena Brito, da clínica da família, ressalta: “Temos pacientes que têm dificuldade de acesso até a unidade, por diversas questões, e a telessaúde só tem o que beneficiá-los. O que nos norteia é a garantia desse alcance pela união da tecnologia com a saúde para reduzir vulnerabilidades”.

Orientação sobre aleitamento materno na teleconsulta, além de consultas de retorno ou rotina

Gabriela Dantas também teve sua primeira teleconsulta nesta segunda-feira com a enfermeira Evelyn Rossino, na Clínica da Família Diniz Batista dos Santos. Foi na sala virtual pelo site e aplicativo minhasaude.rio que ela recebeu de casa as orientações clínicas para a melhor forma da prática de aleitamento para seu bebê.

Para mim, foi excelente essa consulta on-line, pois sendo de rotina facilita demais”, acredita Gabriela, que é mãe da pequena Mavie, de apenas dois meses de idade.

Responsável técnica da Clínica da Família, a enfermeira Evelyn diz que o novo processo só vem a somar ao atendimento já prestado na região. “Pensamos, neste primeiro momento do projeto da telessaúde, em fazer as consultas de retorno ou rotina com os usuários e queremos somar muito com esse suporte moderno no território, com um objetivo principal de aproveitamento de consultas”, explica a enfermeira Evelyn.

Leia mais

Cresce em 330% procura de nutricionistas em plataforma de teleconsulta
CFM publica normas que regulamentam telemedicina no Brasil
Favelas terão consulta gratuita via celular com hora marcada

15 consultórios foram renovados com equipamentos modernos

Prefeitura do Rio oferece teleconsultas a usuários das unidades municipais de saúde (Foto: Edu Kapps / SMS)

Ao todo, sete unidades de Atenção Primária à Saúde localizadas no Complexo da Maré foram selecionadas para implementar um aliado tecnológico na extensão do serviço de saúde na comunidade: a teleconsulta.

Após o projeto piloto na Clínica da Família Diniz Batista dos Santos, a telessaúde será ampliada também para as clínicas Adib Jatene, Augusto Boal, Jeremias Moraes da Silva e os centros municipais de saúde Américo Veloso, João Cândido e Vila do João.

Estima-se que até 20% das consultas realizadas nessas unidades poderão ser realizadas a distância. “O território da Maré já experimentou modalidades de telessaúde durante a covid-19 e tem apoiado e construído conjuntamente esse projeto de transformação digital, por isso iniciamos essa iniciativa aqui”, diz a subsecretária geral da SMS, Fernanda Adães.

Para oferecer o atendimento, 15 consultórios foram renovados com equipamentos modernos – computador, câmera e microfone – e 14 profissionais, entre médicos e enfermeiros, passaram por treinamento. Os pacientes agendam a consulta com sua equipe de saúde da família de referência e podem ser atendidos de casa ou do trabalho.

O telessaúde é mais uma etapa do planejamento para a saúde digital na cidade, pelo site e aplicativo para celular minhasaude.rio, que reúnem diversos serviços e também as informações de saúde do cidadão. Uma rodada teste já foi realizada com pacientes.

A iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços de saúde na cidade e promover a continuidade do cuidado utilizando os avanços da tecnologia para se conectar de maneira mais ágil e facilitada e, sobretudo, no momento e lugar mais oportuno para o cidadão”, explica Fernanda, que está à frente da iniciativa.

app minhasaude.rio está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo, nas versões Android e iOS.

Fonte: SMS-Rio

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *