Caminhar da cozinha para sala e do banheiro para o quarto não é suficiente para manter a saúde física e, muito menos, a mental. Com a população confinada em casa por conta do novo coronavírus, a busca por lives – transmissões ao vivo nas redes sociais -, tem se tornado um hábito dos brasileiros nesses tempos de quarentena. Diversos artistas também resolveram fazer lives para entreter os fãs em casa.
De fato, o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus tem mesmo operado milagres e transformado a rotina de muitas pessoas. Até Roberto Carlos, avesso a redes sociais, decidiu fazer sua primeira live pelo Youtube. Com sua turnê cancelada desde meados de março, o cantor se apresenta neste domingo, 19 de abril, em comemoração ao seu aniversário de 79 anos. A apresentação deve durar cerca de 45 minutos – as duas primeiras músicas serão transmitidas pela TV Globo.
O horário não foi divulgado com antecedência para evitar aglomerações na porta da casa do cantor, na Urca, zona sul do Rio, mas a previsão é que inicie às 19h45. “Este é um ano diferente de todos os que já vivemos e a comemoração será dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde. Cercado de todo cuidado, como pede a ocasião em que passamos, Roberto Carlos preparou um roteiro especial e com muito amor”, diz o Instagram do cantor.
Acesse o Canal do cantor no Youtube para assistir a live completa
Rei, que sofre de TOC, pede a fãs que cumpram isolamento social
No domingo de Páscoa, o Rei também foi para o Instagram para falar sobre a data e sobre a pandemia do coronavírus que o mundo vive. Em um vídeo, aproveitou para reforçar as recomendações das autoridades para as pessoas evitarem sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus. “Continuem em casa. Fiquem em casa. A não ser por extrema necessidade”, pediu o cantor.
O Rei ainda falou para os seguidores evitarem cumprimentos físicos e disse que agora é a hora de usar “cumprimentos japoneses”, em que a pessoa apenas abaixa a cabeça em sinal de respeito. Cumprir os protocolos de higiene recomendados pelas autoridades sanitárias, aliás, não é nenhuma dificuldade para o Rei, que assumiu publicamente inúmeras vezes o diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia é uma rotina desde a década de 70 para o cantor, que vive recluso em um apartamento asséptico. Com a pandemia, o Rei passou a evitar ainda mais todo e qualquer contato direto com fãs e amigos. A única dificuldade é evitar o abraço, que ele costumava dar aos fãs que queriam cumprimentá-lo com um aperto de mão.
Na live deste domingo, o germofóbico cantor já avisou que não chegará até a varanda de seu apartamento, para evitar aglomerações. No estúdio, estará acompanhado de apenas duas pessoas – o maestro Eduardo Lages e Tutuca Borba, nos teclados. O show completo pode ser conferido também no Globoplay e duas primeiras músicas no Domingão do Faustão na TV Globo.
Mais lives
Maior festival de música do mundo arrecadou US 128 milhões
Além de reforçar os pedidos de ‘fique em casa’, muitos artistas também aproveitam a audiência para pedir doações durante as lives. Neste sábado (18), milhões de pessoas ao redor do mundo puderam acompanhar o maior festival de música dos últimos tempos pela internet. Um total de R$ 127,9 milhões de dólares foram levantados com a megalive “One World: Together At Home” (“Um só Mundo: Juntos em Casa”) para ajudar iniciativas para conter o avanço do novo coronavírus pelo mundo.
Mais de 100 cantores e personalidades da mídia do mundo inteiro, cada um em suas casas, se apresentaram no festival, transmitido por diversas plataformas digitais e também pela TV. A iniciativa foi organizada pela cantora pop Lady Gaga, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ONG Global Citizen. Ao longo de oito horas de transmissão, músicos de diferentes estilos participaram da ação para mandar recados de esperança ou cantar, como The Rolling Stones, Paul McCartney, Elton John.
-
Domingo de lives no Brasil
No Brasil, a dupla Jorge&Mateus, os cantores Xand Avião e Gusttavo
Lima e o DJ Dennis também fizeram sua parte estimulando doações em lives no último final de semana. Levantamento feito pela Stilingue – plataforma de Inteligência Artificial (IA) para o idioma português – entre os dias 1 e 6 de abril, apurou que para as palavras ‘live e artistas’ foram 3.294 menções. Os termos ‘live e doação’ tiveram 1.798 menções. Neste domingo de lives, além de Roberto Carlos – que não aderiu à moda de estimular doações para nenhuma campanha em favor do atendimento a vulneráveis durante a pandemia – tem também lives de Henrique e Juliano, Ferrugem e Felipe Dylon. Já a cantora Anitta tem programada uma apresentação de dez minutos no festival Music Lives, às 13h40. Veja o roteiro preparado pelo site G1.
- Fióti – 13h – Link
- Anitta – 15h50 (Festival Music Lives) – Link
- Fado Bicha – 14h – Link
- Felipe Dylon – 16h30 – Link
- Ferrugem – 16h – Link
- LollaBR em casa – 16h – Evokings, Ashibah, Fancy Ink, Victor Lou, Chemical Surf, Dubdogz, Vinne, Fractall X Rockstead – Link e horários
- Henrique e Juliano – 18h – Link
- Keila e La Dame Blanche (Festival Mucho) – 19h – Link
- Diplo – 19h – Link
Veja outras oportunidades pela internet
Treinamento de inteligência emocional
Escritor brasileiro mais lido em 2019, com mais de 2 milhões de cópias dos seus livros vendidas, Paulo Vieira também mudou de palco. Deu play nas lives e realizou na quinta-feira (16) uma live para lançar o maior treinamento de inteligência emocional do mundo , que reúne mais de 6 mil pessoas em cada capacitação presencial. Realizou pela primeira vez o treinamento retransmitido em casa por meio de uma TV Smart. Foram 55 horas de imersão no ‘CIS at Home’ pelo Youtube.
O escritor disse que seu objetivo é “revolucionar o Brasil e romper todas as barreiras para levar o passo a passo de uma vida extraordinariamente feliz e abundante direto para os lares, numa transformação como o mundo jamais viu”. Vieira já influenciou mais de 40 milhões de pessoas em três continentes, através de livros, vídeos e treinamentos, além de colecionar 1,3 milhão de seguidores no Instagram, 695 mil inscritos no canal do Youtube e 1,2 mi de curtidas na página oficial Facebook.
Como fazer a sua máscara caseira?
Neste sábado, 18 de abril, a partir das 18h, a Universidade Anhanguera de Niterói realiza a transmissão online “Como fazer a sua máscara caseira”, evento que auxiliará na criação de máscaras de proteção contra o novo coronavírus, com base nas recomendações do Ministério da Saúde. A ação remota foi uma alternativa encontrada pela instituição durante o isolamento social adotado para conter os avanços do coronavírus.
Webinar gratuito sobre o novo coronavírus
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) realizará, no dia 22 de abril (quarta-feira), das 18h às 20h, um webinar gratuito com o médico Paulo Saldiva. O especialista abordará o tema “Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante”. As inscrições podem ser realizadas neste link: https://bit.ly/2xCEegD. O evento online é parte do programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online.
Paulo Saldiva é médico patologista do Hospital das Clínicas/SP, professor da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador brasileiro. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de abril de 2016 a abril de 2020.
Busca por lives aumenta nas redes sociais
Segundo uma pesquisa encomendada pelo Google, a ferramenta digital que mais tem sido muito usada pelas empresas são os vídeos transmitidos ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube. Ainda de acordo com um estudo realizado pela Cisco, empresa de certificações profissionais, revelou que até 2021, 82% do tráfego na internet será gerado pelos vídeos. De todo esse tráfego, 13% serão de lives.
No sábado, foi a vez da dupla Jorge&Mateus. A #livejorgeemateus teve mais de 11 mil postagens somente nesse dia. E, os nomes dos sertanejos, mais de 129 mil.
Também chama a atenção a repercussão do vídeo que o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, exibiu durante a live. Foram mais de 2.500 menções. Porém, em sua maioria, por veículos de imprensa.
As marcas pegam carona na nova tendência para fortalecer sua imagem. A cerveja Brahma, por exemplo, está patrocinando diversas lives. Só no sábado, foram 1.009 das 1.832 menções à marca nos últimos 6 dias, relacionadas aos eventos. Já o YouTube tem sido a plataforma oficial de transmissão e conta com mais de 14.000 menções.
Com Assessorias