Dia do Trabalho: dicas para uma rotina profissional mais saudável

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Dados do Ministério do Trabalho informam que de 2009 a 2015, 97 mil trabalhadores foram aposentadas por invalidez, por causa de transtornos mentais e emocionais. As mudanças no mercado de trabalho, a crise, o desemprego e a ameaça aos direitos dos trabalhadores, tem colaborado para gerar um sentimento de insatisfação, desmotivação e insegurança. A psicóloga Miriam Farias diz que é tão importante cuidar das emoções quanto cuidar da saúde do corpo.  “O estresse, ansiedade, depressão, fobias e o pânico, estão chegando a níveis alarmantes, e podem causar sintomas físicos como dores de estomago, úlceras, fortes dores de cabeça, cansaço excessivo, insônia, entre outros fatores que influenciam na saúde física e mental do trabalhador”.

O Dia do Trabalho é comemorado internacionalmente em 1º de maio. Essa data tem como intuito conscientizar a luta dos trabalhadores, desde a Revolução Industrial, por um ambiente de trabalho mais saudável. No entanto, apesar de terem conquistado muitos direitos que melhoraram as condições dos trabalhadores, o estresse ainda é o grande vilão da produtividade.

De acordo com a psicóloga do São Cristóvão Saúde, Aline Melo, quando não estamos bem emocionalmente, nossa concentração e decisões racionais são prejudicadas. “Podemos tomar decisões impulsivas, desmotivar a equipe da qual fazemos parte, e não conseguir colaborar de maneira assertiva no mundo corporativo”, alerta. Por isso, é bastante importante conhecermos nossos limites e dificuldades para identificarmos a hora de pedir ajuda.

Para manter uma rotina saudável no trabalho, Aline aconselha a manter um ambiente organizado, praticar a tolerância e paciência com os colegas, cuidar de si e da alimentação para estar bem disposto fisicamente e emocionalmente, além de manter relações amistosas e tranquilas. “No entanto, a primeira dica é ter prazer nas atividades do trabalho que desenvolvemos, porque quando não estamos felizes com nossas tarefas tendemos a nos manter mal-humorados, contagiando as pessoas ao redor”, comenta.

Também é necessário ter um momento para  se desligar dos e-mails de trabalho fora do expediente. “Manter-se o tempo todo com a cabeça no trabalho pode interferir em seu rendimento e criatividade, pois uma mente cansada não produz tão bem quanto a de alguém que troca o foco e se distrai, nem que seja por apenas algumas horas”, explica a especialista. “Mesmo sabendo que hoje em dia a pressão e exigência das profissões solicita que o trabalhador esteja sempre conectado, seja por redes sociais, e-mail, ou até mesmo por ligações, respeitar os limites é extremamente importante para não adoecermos”.

Os principais sintomas de quem está sofrendo com o estresse no trabalho são ansiedade excessiva, angústia, sentimento de tristeza e não conseguir aproveitar os momentos de lazer por não conseguir desconectar. Inclusive, há uma síndrome que define essas sensações, chamada Burnout, que pode ser reconhecida como um esgotamento profissional. “Essa síndrome pode ser confundida com depressão, porém, na verdade, está relacionada aos desgastes vividos com frequência pelo trabalhador. O tratamento muitas vezes inclui medicamentos e psicoterapia”, explica Aline.

O ideal é saber estabelecer prioridades e lidar com pressões sem se desesperar, por esse motivo os momentos de relaxar, seja com a família, amigos ou praticando algum hobby, são essenciais. “Tentar identificar prazer e não somente obrigações nas atividades do trabalho também ajuda muito a levar o período em que se está trabalhando de forma mais leve e saudável”, conclui a psicóloga.

É possível se prevenir e ser ajudado, a dica é: procure realizar atividades prazerosas, estar entre amigos, se possível, realizar atividade física, não assumir responsabilidades além do seu limite, evitar cobranças excessivas, valorize os momentos de lazer. Em alguns casos é indicada a ajuda de um psicólogo para investigar a origem do problema.

Vivemos uma época agitada, onde inquietudes, pressa, ânsias, desânimos, incertezas, indagações e dificuldades financeiras levam o indivíduo ao cansaço, a exaustão e ao sofrimento. “É importante que o individuo cuide de si, e não permita que os agentes sabotadores da boa saúde prejudiquem o seu bem estar. Visitar o médico regularmente para uma avaliação é importante. A saúde bucal também tem influência numa boa qualidade de vida, a atividade sexual não deve ser esquecida, ter uma boa alimentação, ingerindo alimentos saudáveis é fundamental. Tudo isso contribui não só para uma boa saúde física, como para uma boa autoestima. A autoestima é uma excelente defesa para a saúde física, mental e emocional. É importante lembrar que a saúde é o seu bem mais precioso, preserve-a e tenha uma vida mais feliz”.  finaliza.

Aprenda 10 dicas para enfrentar o estresse e a crise

1 – Momento de crise é também uma oportunidade para se conhecer melhor,  procure ajuda de um profissional psicólogo, ele pode te apoiar neste momento difícil sem críticas ou julgamento de valor.

2 – Os seres humanos tem uma enorme capacidade de adaptação, aproveite para criar novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Se reinvente.

3 – Invista mais na sua profissão, procure  se aperfeiçoar, qualificar, reciclar, estudar, participar de eventos e agregar outros conhecimentos que possam aumentar seu conhecimento na carreira que escolheu ou no trabalho que executa.

4 – Seja um profissional diferenciado, faça a diferença no mercado de trabalho, procure realizar a sua tarefa com dedicação e criatividade.

5 – No local de trabalho, procure e  demonstre interesse em aprender novas habilidades, quanto mais habilidades a pessoa possui maior é a possibilidade de atuar em vários setores.

6 – Aprenda a controlar o estresse, realizando práticas de auto-hipnose. A hipnose é uma técnica muito eficaz no combate ao estresse, regula e equilibra o corpo e a mente, promove qualidade de vida ao trabalhador.

7 – Os profissionais que tem maior visibilidade no local de trabalho, são aqueles que possuem maior habilidade nas relações interpessoais, geralmente são pessoas colaboradoras, solidarias que contribuem para manter o equilíbrio da equipe, muitas vezes, se tornam líderes e quando surge um cargo de chefia na maioria das vezes é indicado.

8 – A nossa cultura nos bombardeia com pensamentos e crenças limitantes, do gênero: não vamos conseguir, somos incapaz e não temos capacidade. Livre-se dos pensamentos e crenças limitantes e acredite mais em você e no seu potencial.

9 – Desenvolva a tolerância com a diferença, respeite o outro como ele é.

10 – Tenha mais atitude e iniciativa, invista no que você tem de melhor e cuide da sua autoestima.

 

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