Dia da Terra: ONU atua combate fake news no TikTok

Informações falsas e desinformação sobre mudanças climáticas confundem seguidores em rede social. Confira abaixo-assinados pelo clima

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Com recursos explorados pelo ser humano, o planeta demonstra sinais da necessidade de cuidados. Segundo alerta emitido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), há uma probabilidade de 66% de que a temperatura média anual, entre 2023 e 2027, fique mais de 1,5°C acima dos níveis.

Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, é um momento importante para a sensibilização e ação climática. Desde 1970 a data tem o objetivo de criar uma consciência sobre as principais questões ambientais do planeta, agravadas nos últimos anos pela emergência climática.

Como as emissões de gases do efeito estufa continuam a provocar eventos extremos no clima de todo o mundo, aumenta a urgência da ação coletiva nesse sentido. Mas com o crescimento das informações falsas e da desinformação sobre a mudança climática na internet, compartilhar fatos se torna um imenso desafio.

No Brasil, a média de uso diário de redes sociais é de meia jornada de trabalho, e 58% dos usuários que  acessam a internet buscam informações. Desse modo, é cada vez mais importante diferenciar notícias verdadeiras das falsas sobre a mudança climática. Para usuários de redes sociais de todo o mundo, navegar por um ambiente on-line cheio de desinformação não só provoca desorientação, como também distração sobre a urgência do tema.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Terra,  a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Purpose, atua com o time de Agentes do Verificado para combater as informações falsas e a desinformação sobre mudança climática nas redes sociais. O grupo  é formado por especialistas reunidos para dar voz ao programa Verificado pelo Clima, criado para combater as informações falsas e a desinformação sobre mudança climática.

Leia mais

Hora do Planeta: ‘Nosso clima está em colapso’, diz ONU
Dia da Terra: Temos o que comemorar consumindo cada vez mais?
Vídeos e podcasts trazem dicas ambientais para crianças e adultos

 

Abaixo-assinados em favor do clima

Já a Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, este é um dos temas com maior número de abaixo-assinados criados, nacionais e internacionais, alguns com recorde de mobilização.

“São mais de 20 milhões de assinaturas em prol do Meio Ambiente, da sustentabilidade e preservação do nosso planeta. A nossa maior petição é dedicada à Amazônia e teve adesão de vários países. São milhares de pessoas que clamam por uma mudança profunda e urgente no nosso planeta”, afirma Monica Souza, diretora executiva da Change.org no Brasil.

Veja alguns exemplos de petições:

Leia ainda

O que cada um de nós podemos fazer para cuidar do nosso planeta?
Dia da Terra: em defesa do meio ambiente e pela paz
10 dicas para tornar todo dia o Dia da Terra

Verificado pelo Clima – saiba como funciona

O programa global de comunicação Verificado pelo Clima, apoiado pelo TikTok, Rockefeller Foundation e Fortescue, foi criado para tratar de crises complexas, como a mudança climática, com o objetivo de alcançar públicos importantes com informações confiáveis e precisas sobre o tema para enfrentar as narrativas nocivas que se opõem ao caminho de soluções climáticas, como por exemplo, uma transição rápida para as energias renováveis.

“Juntos, temos confiança de que podemos ajudar a mudar o rumo da narrativa de informações sobre o clima e potencializar uma comunicação que impulsione a ação para garantir um futuro para o planeta em que a vida seja possível. Não há tempo a perder.” diz Melissa Fleming, subsecretária-Geral para a Comunicação Global da ONU em seu blog.

A iniciativa Verificado pelo Clima ganha vida com os Agentes do Verificado, uma rede diversa de cientistas, profissionais, ativistas, membros de comunidades tradicionais e pessoas ligadas às questões climáticas do Brasil, Emirados Árabes Unidos e Espanha, que foram capacitados para criar conteúdos originais que sensibilizem e eduquem seu público.

Nesta etapa, a ação ganha reforço com a participação de perfis com maior alcance de engajamento nas redes sociais, cuja missão é atuarem como Amplificadores de conteúdos dos Agentes do Verificado, fazendo com que atinjam um público menos familiarizado com o tema da mudança climática e, assim, ganhem maior visibilidade.

Uma série de criadores de conteúdo nas áreas de estilo de vida, de gastronomia, turismo, esportes e moda foram recrutados. Entre eles estão o boxeador Maguila, que dividiu com a atleta Larissa Noguchi, uma das Agente do Verificado no Brasil, um vídeo em collab e o ativista social Raul Santiago que produziu conteúdo em parceria com a cozinheira Priscila Jung.

“Estamos sempre buscando formas de fortalecer nossa comunidade com informações confiáveis sobre temas relevantes, incluindo o letramento climático. Com essa iniciativa, temos orgulho de estabelecer uma parceria com uma equipe de especialistas para continuar informando e inspirando nossa comunidade global, que se conecta no objetivo comum de aumentar a sensibilização a respeito de temas importantes relacionados ao clima, e também de encontrar soluções sustentáveis.” explica Helena Lersch, vice-presidente de Políticas Públicas para Mercados Emergentes e Líder Global de Responsabilidade Social Corporativa do TikTok.

Agentes do Verificado da ONU

O projeto Agentes do Verificado se constroi sob a premissa de que, para promover a consciência e a ação climática, devemos, primeiro, enfrentar os desafios atuais da comunicação sobre o tema. Ao combater as informações falsas e a desinformação nas redes sociais, é possível desbancar mentiras nocivas que confundem e atrasam o progresso da ação climática. A ação ganha reforço de criadores de conteúdo com grande alcance que foram convidados a amplificar as mensagens em suas redes sociais.

“Desde 2017, produzo conteúdo sobre a crise climática, o poder da coletividade, o veganismo e muitos outros temas. E, às vezes, esse conteúdo fica preso em uma bolha, ou carece de atualizações sobre novas táticas que podemos usar para [dar vida] a esse tipo de comunicação. [Com o Agentes do Verificado,] aprendi muito nos últimos meses sobre como construir conteúdo”, conta a pesquisadora Renata PadilhaAgente do Verificado no Brasil.

Ela observa que hoje há mais debates sendo feitos na seção de comentários dos seus vídeos, e mais gente está se interessando pelo conteúdo que ela publico. “Com as plataformas de conteúdo como o TikTok, é possível levar a agenda ambiental para a vida cotidiana de milhares de pessoas de diferentes idades, realidades e formações”, destaca.

Tik Tok proíbe desinformação sobre o clima

Os Agentes do Verificado estão colocando fatos sobre a mudança climática no ambiente do TikTok. A plataforma proíbe desinformação prejudicial sobre o clima, e direciona as pessoas que buscam por desinformação climática a buscarem informações autorizadas com as quais trabalhou em parceria com a ONU para obter.

Até março de 2024, os primeiros conteúdos da campanha lançados logo após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2023 (COP28) registraram mais de 10,5 milhões de visualizações e 67 mil engajamentos com mais de 130 conteúdos, repletos de histórias, fatos e orientações práticas sobre a mudança climática.

“Para combater a desinformação de forma eficaz, é crucial fornecer ao público informações precisas. Através da iniciativa Agentes do Verificado, não estamos apenas desafiando narrativas falsas; estamos equipando indivíduos com o conhecimento necessário para impulsionar mudanças significativas na luta contra a desinformação climática”, conta Maria José Ravalli, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro)

Alguns dos conteúdos Agentes do Verificado:

@transicoes_ecologicas , @planetapospandemia, 

@larissanoguchi

@bah_veganata

@guufigueiroa

@flaviabellaguarda

Conteúdo em collab:

@motionme + @transicoes_ecologicas  /  @priscila.jung + @raullsantiago

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!