Uma boa notícia para quem sofre de dermatite atópica, uma das dez doenças dermatológicas mais comuns na população brasileira, que triplicou a incidência nas últimas décadas e atinge principalmente crianças. O Rio de Janeiro ganha a partir desta terça-feira (2) um espaço dedicado à educação terapêutica em Dermatite Atópica no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, zona norte.

A iniciativa é realizada pela Fundação para a Dermatite Atópica (FDA), criada em 2006 pelo Laboratório Pierre Fabre, que se dedica a desenvolver medicamentos para tratar a doença. Segundo o laboratório, a inauguração é um marco importante para a empresa no Brasil e para a comunidade médica científica e pacientes portadores dessa doença. O espaço também prevê, no futuro, atividades ao ar livre com sessões terapêuticas.

O projeto vai permitir o acompanhamento de grupos de crianças do hospital, com o objetivo de entender o impacto social, econômico e psicológico da Dermatite Atópica nessa população. Isso será feito por meio de estudos clínicos que têm como meta melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Fundado em 1935, o Hospital Municipal Jesus é um hospital pediátrico da rede pública (SUS) municipal que recebe hoje crianças de 93 municípios do Estado do Rio de Janeiro, com diferentes queixas pediátricas. É considerado uma referência na formação de múltiplas especialidades, como as dermatológicas.

O espaço de educação terapêutica em Dermatite Atópica vai funcionar de segunda a sexta-feira no Hospital Municipal Jesus – Rua Oito de Dezembro 717 – Vila Isabel. Na abertura do espaço, estarão presentes Philippe de Carvalho, presidente da Pierre Fabre Brasil, e  Ariane Molinaro, diretora do hospital.

SOBRE A DOENÇA

A Dermatite Atópica (DA), que chega a afetar 18% das crianças e 5% dos adultos, é uma doença cutânea inflamatória crônica comum que causa prejuízo significativo na qualidade de vida, afetando a relação interpessoal, o sono e o desenvolvimento escolar de seus portadores.

A prevalência mundial de DA aumentou 2 a 3 vezes nos últimos 30 anos e está mais presente nos centros urbanos. Manifesta-se, muitas vezes, nos primeiros anos de vida. Das crianças que a desenvolvem, 50% manifestam o quadro até o primeiro ano de vida e 30% do primeiro até o quinto ano. Entre os tratamentos estão as sessões de hidroterapia com a Água Termal Avène, desenvolvida pela marca Eau Thermale Avène.

A Fundação para a Dermatite Atópica (FDA) participa no financiamento de trabalhos de investigação e estudos clínicos sobre a Dermatite Atópica. Além disso, concebe e organiza ações pedagógicas, cria, edita e distribui material de informação destinado aos médicos, pais e pacientes.

Estado pode oferecer tratamento de RPG

O tratamento fisioterápico de Reeducação Postural Global (RPG) pode passar a integrar a rede pública de saúde do Estado. É o que determina o projeto de lei 315/11, do deputado Márcio Pacheco (PSC), aprovado, em segunda discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (26/03). O projeto, que autoriza o Executivo a implementar o tratamento em sua rede, segue para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a iniciativa.

O RPG consiste no trabalho de equilíbrio muscular, consciência corporal, coordenação motora, respiração, orientações posturais e alongamento global. O texto estabelece que as unidades tenham disponíveis pelo menos um profissional habilitado na área da fisioterapia pelo método Souchard. “Em 1980, o fisioterapeuta Frances Philippe E. Souchard criou a técnica revolucionária denominada Reeducação Postural Global. Sua principal característica é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente. Há estudos bem sucedidos com pacientes neurológicos, como o Parkinson, em que o RPG minimizou e retardou o processo de evolução da doença”, explicou o parlamentar.

AquaRio recebe pessoas com autismo

Na semana da Conscientização do Autismo, o AquaRio mais uma vez abre mais cedo para a visita de pessoas com deficiência sensorial e motora e suas famílias. O AquaRio comemora dois anos de parceria com o projeto “Sessão Azul” e realiza neste domingo, dia 31 de março, visitação especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Portadores de deficiência sensorial e motora e suas famílias previamente inscritas pelo site do projeto poderão entrar no circuito de visitação, a partir das 8h30. A visita começará pontualmente às 9h e a fim de tornar a experiência inesquecível, durante o percurso as luzes de apoio do circuito ficarão acessas e haverá voluntários capacitados para apoiá-los, orientando-os a lidar com as dificuldades de adaptação delas ao ambiente.. A entrada é gratuita* e as vagas são limitadas!

A sessão será restrita a pessoas enquadradas legalmente como PCD – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (exemplo: Autistas, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, X-Frágil e etc) e seus acompanhantes. No dia da sessão é necessário levar comprovante: Laudo médico (uma cópia autenticada) ou cartão de gratuidade em ônibus por exemplo, para apresentar junto com o ingresso.

Há limite de 4 (quatro) ingressos por família (PCD + 3 acompanhantes. Crianças menores de 3 anos não precisam de ingresso. Não haverá venda de ingressos para o Sessão Azul neste dia. Para a visitação regular, das 10h às 17h, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site do AquaRio.  Para acompanhar as próximas edições, basta acessar o site do projeto.

Papo Rosa sobre câncer de mama em Niterói

As médicas Sabrina Chagas e Maria Julia Calas participam do Papo Rosa (Foto: Divulgação)

As médicas Sabrina Chagas e Maria Júlia Calas promovem pela primeira vez o evento Papo Rosa em Niterói. A ação acontecerá no sábado, 30/03, no auditório da casa do conhecimento, no Caminho de Niemeyer, de 9h às 12h, para esclarecer os mitos e as principais dúvidas dos participantes sobre câncer de mama.

Antes do bate-papo informal com os especialistas e os participantes, haverá apresentações sobre fake news, cuidados com a alimentação, importância da fisioterapia, como lidar com o lado emocional, meditação e diagnóstico precoce do câncer de mama. Sorteios e oficinas de massagem, maquiagem e auriculoterapia também fazem parte da programação.

Além das médicas idealizadoras do projeto, participam do evento a nutricionista Patrícia Arraes, o fisioterapeuta Paulo Gonçalves, a psicóloga Fernanda Aoki e a professora de yoga e facilitadora de meditação Luciana Lobo. A entrada é gratuita e as vagas estão sujeitas à lotação do auditório. As inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp do número (21) 99321-9769.

Aulão de saúde financeira em Irajá

Saúde financeira também se aprende. Como melhorar suas finanças pessoais e se conscientizar sobre o consumo desnecessário é a proposta da aula de educação financeira que será promovida pelo Projeto Superas, no espaço Grão Coworking (Avenida Monsenhor Félix 401, Irajá. Rio de Janeiro). Totalmente gratuita, a programação acontece neste sábado, dia 30 de março. Serão duas turmas, uma das 10h às 12h e a outra das 14h às 16h.

Durante a aula, o público será estimulado a vivenciar na prática os desafios propostos pela equipe visando potencializar habilidades, superar hábitos nocivos relacionados à construção de riqueza e adotar a mentalidade de prosperidade e crescimento. Além disso, serão apresentados ao mercado financeiro através de seus diversos produtos. Tudo isso, de forma descontraída num ambiente acolhedor e linguagem acessível.

O Projeto Superas é uma iniciativa de impacto social com propósito democratizar o acesso à educação financeira e investimentos para as classes C e empreendedores por meio de cursos, palestras e consultoria personalizada, visando a melhoria significativa da gestão de suas finanças pessoais. Inscrições pelo link: https://graocoworking.typeform.com/to/x1Ltg2

Prêmio Bem Envelhecer tem inscrições abertas

No Brasil, o cotidiano dos mais de 30 milhões de idosos é marcado pelo desafio de vencer o preconceito etário. Embora estejam vivendo intensamente e ocupando espaços significativos nas cidades, a sociedade consome e propaga uma visão estereotipada de que os maduros só vivem as perdas da idade; acreditam que os 60+ param de produzir, de ter satisfação em aprender e em viver experiências incríveis.

Para produzir um novo repertório sobre o envelhecimento, surgiu o Prêmio Bem Envelhecer – um concurso intergeracional de fotografia e vídeo. Pessoas de todas as idades podem participar, enviando fotos e vídeos com conteúdo que promova um novo olhar para a maturidade. A iniciativa acontecerá via o @instamission, um projeto sobre conexão – com você mesmo, com o outro e com o mundo – que acontece por meio de missões e jornadas no aplicativoInstagram. Entre os prêmios do concurso, destaque para cursos online da Perestroika destinados aos três primeiros lugares.

Para se engajar, basta seguir o perfil do Instamission no Instagram (@instamission) e participar da Jornada Bem Envelhecer, que acontece de 26 de março a 4 de abril de 2019. Todos serão convidados a mostrar em posts quem são os 60+ que nos inspiram a ser a nossa melhor versão em qualquer idade. As fotos e os vídeos podem ser postados na própria conta do participante, usando a hashtag #jornadabemenvelhecer. A hashtag poderá ser adicionada em fotos novas ou antigas. A curadoria irá classificar os vídeos e as fotos que estiverem de acordo com a proposta do concurso.

As fotos e vídeos selecionados estarão disponíveis no site do Prêmio Bem Envelhecer. Sobre o conteúdo, o fio condutor deve ser a quebra de estereótipos negativos associados aos idosos (inutilidade, improdutividade, incapacidade, passividade e falta de interesse), ou seja, construir uma narrativa que favoreça a redução da discriminação etária e mostre o potencial dos 60+. Entre os prêmios do concurso, destaque para cursos online da escola Perestroika.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.facebook.com/premiobemenvelhecer/

Sangue bom: mutirão de doações de sangue

No dia 2 de abril, colaboradores da Spot Educação – que congrega as marcas Cultura Inglesa, CodeBuddy e Edify –  irão realizar um mutirão, em parceria com o Hemorio, para aumentar o estoque no banco de sangue, que está 30% abaixo do ideal devido à grande demanda no período de carnaval. A ação é uma iniciativa da holding de educação complementar, que tem como um de seus valores ” Disseminar o bem e fazer o que é certo”.

Da Redação, com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *