No ar no “Zorra” e na série “Pais de primeira“, George Sauma retorna ao cortejo hospitalar da Conexão do Bem, do qual participou em sua criação, em 2012. Nos dias 22, 23 e 27 de novembro o ator se unirá aos integrantes da ONG para realizar o tradicional cortejo musical nos hospitais públicos Albert Schweitzer (Realengo), Hospital da Lagoa e Hemorio (Centro).
Músico e dançarino, Sauma compôs “Se não tiver amor“, tema de abertura da série que estreia dia 25 na TV Globo – e que já foi incorporada ao repertório da ONG desde setembro. A Conexão do Bem é um projeto social que surgiu do desejo de criar maneiras de inspirar as pessoas a viver, lançando um modelo de intervenção hospitalar que combina diversas expressões artísticas.
Dia da Consciência Negra com filme infantil
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a ONG Favela Mundo vai promover sessões gratuitas do filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele”, de Miguel Rodrigues, na Rocinha e na Cidade de Deus, nesta quinta-feira, 22 de novembro.
O longa conta a história de um menino negro que, ao colorir um desenho da própria família, encontra um grande dilema: a professora o manda usar o lápis cor da pele. Sem entender por que um lápis de cor bege é referência de cor da pele, Dudu embarca em uma aventura para descobrir quem afinal tem esta cor, já que a cor clara não representa a pele dele, nem a da própria família.
As exibições gratuitas, seguidas de debate, acontecerão no EDI Sra. Perciliana de Alvarenga, na Cidade de Deus, às 10h e na Biblioteca Parque da Rocinha, às 14h, para cerca de 600 crianças e adolescentes atendidos pela Favela Mundo nas comunidades.
O projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lamsa e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.
Laboratório leva ação social a escola
A Escola Municipal Vitor Meireles, localizada no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, irá receber a 12ª edição da Ação Comunitária Merck. Durante todo o dia 24 de novembro, sábado, as comunidades localizadas próximas à escola terão atendimentos gratuitos relacionados à saúde, cidadania e artes.
As novidades deste ano são o serviço de vacinação contra HPV e febre amarela, que será realizado em parceria com o Instituto Vencer o Câncer e a Secretaria Municipal da Saúde do Rio (SMS), e a Feira de Adoção de animais em parceria com a ONG Amor Peludo Rio de Janeiro.
A vacina do HPV, realizada em duas doses, protege contra vírus que provocam cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Meninas de 9 aos 14 anos e meninos de 11 a 14 anos poderão receber a imunização. É necessário a apresentação da carteira de vacinação para a aplicação da segunda dose. Já a vacina da febre amarela pode ser tomada a partir dos 6 meses e são necessárias duas doses, com intervalo de 10 anos, para imunizar. A administração das vacinas poderá não ser realizada no caso de existência de eventual contraindicação.
Além disso, a população contará com outros serviços de saúde, como dosagem de glicemia e colesterol, exames oftalmológicos, medição de pressão arterial e IMC (índice de massa corporal). Os interessados também contarão com os serviços que serão fornecidos pelo Tribunal de Justiça do Rio, como registro de nascimento tardio, reconhecimento de paternidade/maternidade e conversão de união estável em casamento.
A Defensoria Pública também estará presente realizando trabalhos em prol da comunidade, entre eles serviços de habilitação de casamento e orientação jurídica em geral (exceto trabalhista) e segunda via de documentos, como carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito – inclusive de outros estados. A Operação Lei Seca também participará da ação realizando atividades de conscientização sobre o tema.
Já as atividades culturais contam com oficinas de brinquedos recicláveis, brinquedoteca, ateliê de artes e atividades físicas. Desde 2006, quando foi realizada a primeira edição da Ação Comunitária da Merck, mais de 25 mil pessoas já se beneficiaram das atividades realizadas. Os atendimentos são limitados à disponibilidade e serão realizados por meio de senhas individuais, entregues a partir das 9h.
Orquestra faz apresentação única
O Palácio São Clemente será palco de concerto gratuito dos jovens músicos da Orquestra Instituto GPA. A apresentação está marcada para dia 24 (sábado), às 18h, e também contará com exibição solo do contrabaixista Waldir Bertipaglia. O espaço é o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e tem capacidade para 200 pessoas. O evento é aberto ao público, com entrada por ordem de chegada.
O concerto apresenta clássicos de Mozart, Benjamin Britten e Giovanni Bottesini. Além desse repertório, a orquestra também executa músicas de famosos compositores sul-americanos, como o argentino Astor Piazzolla e o brasileiro Villa-Lobos.
Com quase duas décadas de existência, a orquestra é um dos programas socioculturais do Instituto GPA, braço social do GPA, e tem como objetivo fortalecer o aprendizado musical como ferramenta de transformação e desenvolvimento social. O grupo acumula quase mil apresentações, com público superior a 477 mil pessoas.
A apresentação da Orquestra Instituto GPA no Palácio São Clemente é uma parceria com o “Música no Museu”. Inspirado em grandes instituições mundiais de cultura, desde 1997 o projeto realiza concertos gratuitos em diversos espaços no Brasil e também no exterior.
Baía da Ilha Grande festeja 6 anos de projeto ambiental
Rio receberá Fórum de Tecnologia em Sustentabilidade
O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29, o 1° Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (FITS).
Nos dois dias do evento, realizado com o Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, em parceria com o Museu do Amanhã, especialistas discutirão o papel da inovação e da tecnologia no desenvolvimento sustentável.
Os painéis terão a participação de representantes de governos, da sociedade civil, do setor privado, da academia e de organismos internacionais, e debaterão desafios e oportunidades para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável, visando a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a proteção ambiental.
Outros temas a serem discutidos incluem educação e trabalho para um mercado inovador, agroeconomia, segurança alimentar e infraestrutura sustentável. Serão apresentados exemplos de projetos e iniciativas que dialogam com a temática do evento. Toda a programação tem como base o cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O FITS tem o patrocínio da GIZ (Agência de Cooperação Alemã no Brasil), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), do grupo italiano Terna e da companhia de energia elétrica Furnas. A inscrição é gratuita. Clique aqui para acessar a programação completa.
EM SÃO PAULO
Instituto Projeto Neymar Jr. promove concerto solidário
Grandes nomes da música nacional brasileira estarão reunidos na segunda edição do Concerto Feliz Natal Brasil – Believe interpretando as mais lindas canções natalinas. O evento é promovido pelo Instituto Projeto Neymar Jr. e WNB Produções, e acontece dia 27 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 15 de novembro, pelo site Ingresso Rápido. Os valores vão de R$50 a R$200, dependendo do setor.
O show será comandado pelo maestro Cláudio Cruz, artista renomado que já regeu orquestras pelo mundo e teve indicações ao Grammy. Ele conduzirá um coral de 250 vozes e mais de 100 músicos da Orquestra Jovem de São Paulo. Para acompanhá-los, os artistas convidados, Agnaldo Rayol, Alexandre Pires, Aline Barros, Caio Duran, Carmen Monarcha, César Menotti e Fabiano, Chitãozinho e Xororó, Israel Novaes, Iza, Ludmilla, Thaeme e Thiago, Joelma, Matheus e Kauan, Solange Almeida, Wanessa e Xand Avião.
O evento terá toda renda arrecadada revertida para o Instituto Projeto Neymar Jr., associação sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar as oportunidades de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. “Eu e minha família ficamos muito felizes em ver tantas pessoas unidas pela mesma causa. Esperamos que a segunda edição seja um sucesso ainda maior”, conta Neymar Jr., idealizador do projeto e responsável pela criação do Instituto. O especial será exibido pelo SBT no dia 25 de dezembro.
Com Assessorias