Seja em forma de pães, massas, biscoitos bolos e outras tantas preparações, o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. Só em 2017, foram consumidas mais de 740 milhões de toneladas do produto, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Especialistas afirmam que o consumo da farinha de trigo e de seus derivados, além de gostoso, é fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, o trigo é fonte de energia, vitaminas e proteínas. De acordo com a consultora em nutrição Vanderli Marchiori, o cereal é fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico.
O trigo é um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em falta, resulta em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra”, diz.
Em excesso, no entanto, podem engordar e causar complicações como a elevação dos triglicerídeos. Minha nutricionista, por exemplo, aboliu praticamente 90% do consumo de trigo da minha alimentação. Após dizer “adeus” ao pão francês quentinho da padaria que me seduzia, o resultado é que tenho me sentido mais leve e mais disposta.
Conheça cada tipo de farinha
O trigo pode ser moído, dando origem à farinha de trigo, utilizado integralmente ou separado em seus componentes. O processo de moagem do grão dá origem a uma proporção de, em média, 75% de farinha e 25% de farelo de trigo.
No mercado há uma grande variedade de farinhas refinadas brancas e amarelas (especiais), integrais (grossa e fina), farelo, fibra, gérmen, além dos pães, massas, e outros produtos à base do cereal.
As farinhas podem ser enriquecidas também com ingredientes como ferro e ácido fólico, tornando os alimentos ainda mais saudáveis e nutritivos”, explica Vanderli.
No Dia do Trigo (10 de novembro), a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) explica cada tipo de farinha:
Farelo – Fonte de fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, zinco e potássio, entre outros minerais, o farelo de trigo acelera o trânsito intestinal e ajuda a reduzir o risco para de câncer nesta região do organismo.
Farinha de trigo branca – Considerada uma das principais bases da alimentação dos povos em todo o planeta, é indicada para ser consumida no dia a dia, pois contribui para a digestão e manutenção da boa forma. Fonte de carboidratos, também ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável e controla os níveis de colesterol.
Farinha de trigo integral – Obtida pelo acréscimo do farelo à farinha branca, ou extraída no início do processo de moagem, além de ser fonte fibras, possui altos teores de vitaminas, sais minerais e proteínas, fatores que ajudam a reduzir o estoque de gordura no abdômen e diminuir os riscos de doenças cardíacas.
Fonte: Abitrigo, com Redação