Casais brasileiros preferem viajar a fazer sexo, diz pesquisa

Especialista dá 4 dicas para planejar a viagem do sonho com o seu amor. Veja ainda como se diz “eu te amo” em diferentes países

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Fevereiro traz uma data romântica, o Valentine’s Day, celebrado no mundo todo. O dia homenageia São Valentim, um padre que arriscou sua vida para realizar casamentos no século 3. Uma celebração tradicional dos Estados Unidos, da América Latina-hispânica e de algumas regiões da Europa. Nos EUA, além de ser uma data para os casais românticos, muitos amigos e familiares trocam entre si cartões com poemas e trechos escritos a mão mostrando as suas afeições.

No Brasil, a maioria dos namorados troca presentes, de fato, no dia 12 de junho, véspera do santo casamenteiro, Santo Antônio. Mas, mesmo que o Dia dos Namorados seja celebrado oficialmente em junho, cada vez mais casais têm aproveitado a oportunidade de fortalecer os laços de amor também em 14 de fevereiro.

Apesar de não entrar no calendário brasileiro, o Valentine’s Day vem ganhando mais destaque. Uma pesquisa do Google mostrou um crescimento de 69% referente ao tema, no comparativo de janeiro de 2023 ao mesmo período de 2022. E com a popularização da data por aqui, diversas pesquisas saíram sobre a rotina dos casais brasileiros e alguns dados são curiosos.

O Instituto do Casal, instituição especializada em terapia de casal, revelou que 76% dos casais brasileiros optam por viajar com o parceiro(a) em primeiro lugar, seguido de comer, ver filmes, fazer sexo e trocar carinhos. Mais da metade dos respondentes da pesquisa afirmou que a vida sexual não estava da maneira que os agradava.

Além desta pesquisa, a Associação de Viagens dos Estados Unidos (U.S. Travel Association) revelou que 83% dos casais que viajam juntos consideram seus relacionamentos muito bons e 28% dos entrevistados afirmaram uma melhoria permanente na vida sexual após realizar uma viagem. Foram ouvidos mil indivíduos pela associação.

“Diante dos dados dessas pesquisas e do interesse dos casais de se aprofundarem na relação e se reconhecerem como um time para enfrentar as adversidades da vida, viajar junto pode ser um ótimo test-drive. Afinal, na viagem não somente a parte afetiva é desenvolvida, o entrosamento no sexo também, e principalmente como eles atuam em conjunto desde o planejamento a execução da viagem”, explica Augusto Jimenez, CMO e psicólogo da rede Minds English School.

Ele aponta 4 dicas para planejar a viagem do sonho com o seu amor:

1.Planejem a viagem juntos

Casais que estudam, treinam e fazem atividades em conjunto tendem a ser mais felizes. Essa teoria foi comprovada pela Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association), maior associação de psicólogos do mundo. Isso porque quando temos a força de um companheiro(a) com o mesmo objetivo é mais fácil cumprir com o combinado para se atingir a meta. Isso vale também no âmbito de viajar. Afinal é preciso economizar para viajar priorizando o que é necessidade no dia a dia ou desejo. Planeje a viagem juntos, quanto tempo guardarão dinheiro, qual destino, e tenham uma meta.

2. Criem um roteiro juntos

Anotem tudo. Elejam se irão no frio ou calor, se será montanha ou praia, se será para fora do Brasil ou dentro do próprio país. Lembrem que mais importante que o destino é ter tempo de qualidade com o seu amado(a). Não adianta montar um roteiro, com mil atividades, e não ter tempo de conversar e praticar a escuta ativa com o parceiro(a).

3. Estudem juntos o idioma

Decidiram sair do país juntos?! Que tal aprenderem o idioma e sentir o gosto da viagem antes de pisar no país de destino?! Com um semestre já é possível aprender práticas de conversação e desbravar vários países que falam inglês, por exemplo. Além de aprenderem o inglês para a viagem, ainda podem usar o idioma no mercado de trabalho e/ou para ver filmes no idioma. Na Minds temos o curso Atendimento e Viagens ideal para esta finalidade.

4. Dividam as tarefas

Toda viagem pode ter imprevistos! Compartilhem bem as responsabilidades: estudem juntos o inglês que será usado na viagem e escrevam o roteiro. Todavia, ckeck- in, reservas de transporte terrestre, compra da moeda local, entre outras responsabilidades dividiam entre o casal. Não é justo sobrecarregar apenas um de vocês.

Amor, linguagem universal: como se diz eu te amo ao redor do mundo

Valentines day: mapa revela como países ao redor do mundo expressam o amor. Além dos diversos “eu te amo”, conheça ostumes e tradições de outras culturas para o “Dia dos Namorados dos gringos”

Como certos países dizem “eu te amo” no dia 14? Ou melhor, de que outras formas demonstram este sentimento não só com palavras, mas ações?  Quem tem a resposta é a Preply, plataforma de idiomas que acaba de mapear os costumes, tradições e modos de expressar o amor ao redor do planeta.

“I love you”, nosso velho conhecido

À primeira vista, não é de se estranhar que a frase “I love you” seja tão familiar para os brasileiros quanto nosso próprio “eu te amo”, já que, das canções do momento aos filmes internacionais, trata-se de uma daquelas expressões que já fazem parte do nosso dia. De todo modo, vale destacar que essa é a maneira usualmente utilizada no Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia e em outros países de língua inglesa para se declarar a alguém.

Durante o Valentines Day, a celebração do amor não é muito diferente do que acontece no Brasil: no dia 14 de fevereiro, é comum que os casais dos países acima também saiam para jantar, além de se presentearem com chocolates, cartões, joias e buquês de flor. As favoritas são as rosas, como de praxe, tendo em vista sua forte associação ao romance — uma crença que, segundo se convencionou dizer, vem de celebrações da antiga Roma.

Como os asiáticos dizem “eu te amo”

No geral, os japoneses tendem a dizer “Ai Shiteru” (愛してる) com menos frequência que os latino-americanos, assim como os chineses e taiwaneses guardam o “Wǒ ài nǐ” (–我愛你) para ocasiões bastante especiais. O mesmo também acontece na Tailândia (ฉันรักเธอ – chǎn rák khun), Vietnã (Em yêu anh), Coreia do Sul (사랑해 – Saranghae) e Filipinas (Mahal kita).

Aliás, se, entre os filipinos, é comum haver casamentos coletivos durante o Valentines Day, em quase todos os demais países da Ásia, homens e mulheres invertem os papéis enquanto se presenteiam em datas distintas: em fevereiro, as mulheres dão chocolates a seus parceiros, amigos e familiares. No mês seguinte, é a vez dos homens retribuírem a ação com chocolates brancos e marshmallows no Dia Branco, antes chamado de “Dia dos Marshmallows”.

As peculiaridades do Valentines Day europeu

Apesar de muito se parecer com a celebração brasileira, em algumas partes da Europa, o Valentines Day também chama atenção pelos presentes um tanto peculiares. Esse é o caso da Alemanha (Ich liebe dich), aliás, cuja população se presenteia com dois doces no mínimo curiosos: biscoitos de gengibre e chocolates em forma de porco.

No País de Gales, os destaques são as colheres de madeira entregues pelos homens não em fevereiro, mas durante o dia do Santo Dwynwen, mais uma oportunidade de dizer “Rwy’n dy garu di” a quem se ama.

África: entre declarações e bolos temáticos

Assim como no País de Gales e o continente asiático, não há uma, mas duas datas para celebrar o amor no Egito, cujo “eu te amo” é algo como “Ana uhibbuka” (انا احبك). Tanto no Dia dos Namorados quanto no ‘Eidel-Hob el-Masri’ (Dia do Amor Egípcio), que ocorre em 4 de novembro, os apaixonados geralmente saem para passear, trocam chocolates e surpreendem o outro com flores.

A tradição, embora realizada apenas no Valentines Day, também se aplica aos etíopes e marroquinos, que se declaram dizendo “ē wĕd hä′ lō” (ewedihale lehu) e “Ana uhibbuka” (انا احبك) — sim, exatamente como no Egito.

Já na Nigéria (Mo ni fẹ́ rẹ), a peculiaridade são as ruas decoradas nas cores branca, vermelha e rosa, bem como os bolos em forma de coração como presentes. Por sua vez, utilizar o nome do parceiro na manga da roupa no Valentines Day é uma prática adotada por muitas mulheres da África do Sul (Ek het jou lief).

Valentine´s Day: 7 frases em inglês para declarar seu amor

Para quem está apaixonado, a linguagem do amor se torna única (Imagem: Unsplash)

Assim como o 12 de junho, o Dia de São Valentim ou Valentine´s Day é famoso por suas declarações repletas de rosas, chocolates, jantares, presentes e muito carinho. Alguns casais se arriscam até em inovar nas juras de amor com frases em inglês, em alusão à celebração.

Neste momento, ao se expressar ao parceiro(a) em outro idioma, é fundamental entender o inglês para não dar “branco” na hora de se declarar. De acordo com um levantamento da British Council (instituição pública do Reino Unido), apenas 5% dos brasileiros falam inglês e, dentro desse índice, 1% possui fluência no idioma.

“Percebemos o quanto o inglês ainda não está presente na vida de muitos brasileiros, e o quanto isso pode influenciar na vida profissional e pessoal. Uma pessoa que entende o inglês sabe se desenrolar em qualquer situação, no qual te proporciona ainda conhecer novas culturas, novos livros, novas pessoas e explorar o lado criativo a partir de novas percepções e conexões, lhe permitindo  viver novas experiências”, explica Jefferson Vendrametto, diretor de Relações Institucionais do Cebrac.

O Valentine’s Day trata-se de um amor universal, oportunizando comemorar não somente o amor entre casais, como também o amor de mãe e filha(o), de uma amizade e até o amor fraterno. A data é feriado nacional nos EUA, e para homenagear uma pessoa especial, diversos presentes são indicados, como: chocolates, flores, jóias, acessórios, podendo incluir um cartão com frases encantadoras.

Muitos brasileiros residem no país e participam da celebração, segundo dados do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), aproximadamente 1,9 milhão de brasileiros moram no país norte-americano. E se você está no Brasil, o Valentine’s Day é mais um motivo para comemorar nesta época do ano para ousar na criatividade e se declarar ao seu amor com frases especiais.

Pensando nisso, Jefferson Vendrametto, diretor de Relações Institucionais do Cebrac, cita 7 frases em inglês típicas da celebração. Confira:

1 – Happy Valentine’s day – Feliz Dia dos Namorados.

2 – She is my girlfriend / He is my boyfriend – Ela é minha namorada / Ele é meu namorado.

3 – Give me a hug – Me dê um abraço.

4 – You are my Valentine – Você é o/a meu/minha companheiro(a).

5 – I’m in love with you – Estou apaixonado por você.

6 – You are the love of my life – Você é o amor da minha vida.

7 – You are the best – Você é o/a melhor.

Sobre a data

No dia 14 de fevereiro se comemora o Valentines Day ou Dia de São Valentim. Há vários contos em torno da data envolvendo desde o Bispo Valentim que casou milhares de jovens escondidos, e acabou enamorado, quando preso, da filha de um carcereiro a data ser associada a fertilidade da deusa Juno, na Roma Antiga, em que é celebrada em uma festa anual para honrar a deusa. Seja a origem da celebração católica ou politeísta é certo que tomou conta de vários países anglo-saxões.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!