Uma nova cartilha com foco na qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV será oficialmente lançada no dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aidd, que tem como objetivo gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A publicação impressa será distribuída gratuitamente em unidades básicas de saúde em todas as regiões do país e também estará disponível on-line no link..
Produzida pela Fundo Positivo, ONG criada em 2014 a cartilha traz informações essenciais para o cuidado da saúde física, mental e emocional, abordando desde a adesão ao tratamento até o enfrentamento dos estigmas relacionados ao vírus HIV.
A publicação enfatiza a importância da adesão ao tratamento antirretroviral para pessoas que vivem com HIV, realçando que a continuidade e a disciplina são essenciais para controlar o vírus e garantir uma qualidade de vida para essas pessoas. Ela oferece informações e orientações práticas, como lidar com efeitos colaterais, evitar a automedicação e manter um estilo de vida saudável.
Viver com HIV hoje já não é mais uma sentença de morte”, explica o jornalista Alexandre Putti, que é soropostivo e responsável pelo conteúdo do material. “Então como podemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas? Essa pergunta nos levou a criar essa campanha”, conta.
Segundo ele, a parceria com a Johnson reforça o compromisso de promover saúde e inclusão para as populações mais vulneráveis. O trabalho também busca desmistificar o HIV, reforçando que, com o tratamento adequado, o vírus se torna uma condição crônica gerenciável. Ao oferecer suporte e orientações, o material auxilia na superação de desafios emocionais e sociais, promovendo saúde mental e física.
A ciência e o forte trabalho de defesa dos movimentos sociais nos trouxeram até aqui. Temos hoje protocolos de tratamento com apenas uma única droga diária, com poucos ou nenhum efeito adverso”, comenta o coordenador-geral do Fundo Positivo, Harley Henriques, que trabalha com o tema há 37 anos. “Indetectável é Intransmissível. É uma vitória podermos falar hoje sobre longevidade para pessoas vivendo com HIV”.
A cartilha tem seis capítulos e cada um deles traz dois médicos especialistas, como, “Hormônios e Saúde Óssea”, com as médicas Erika Ferrari e Maria Felipe Medeiros (mulher trans não-binárie infectologista); “Nutrição”, com as médicas Erika Ferrari (nutróloga e infectologista) e Gisele Gosuen, e “Uso Abusivo de Álcool e Outras Substâncias Psicoativas”, com o o médico Durval Costa e o psicólogo Lucas Devitto.
A apresentação oficial do material acontece na Arena do Orgulho, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), uma iniciativa Castro Festival, que promove uma série de atividades culturais e educacionais, como oficinas, palestras e talks, focadas em fortalecer o diálogo e dar voz às expressões da comunidade LGBTQIA+ .
Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e estão disponíveis no site, sujeitos a lotação. Os eventos acontecem no hall do MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Rodas de conversa sobre saúde sexual na Terceira Idade no Sesc SP
As atividades fazem parte do Projeto Contato que aborda a saúde sexual de forma educativa e sem preconceitos, com mais de 50 ações em todo o estado
O Sesc São Paulo realiza, até o dia 10 de dezembro, a 7ª edição do Projeto Contato, que propõe reflexões ampliadas sobre saúde sexual, prevenção de ISTs e quebra de estigmas, por meio de mais de 50 atividades gratuitas em 22 unidades da capital e do interior.
Como parte dessa programação, quatro atividades voltadas à terceira idade destacam o autocuidado e a sexualidade no envelhecimento, promovendo debates e vivências inclusivas em um mês marcado pelo Dia Mundial da Luta contra a AIDS.
As ações reforçam a importância do cuidado integral em todas as fases da vida, com iniciativas que vão além do aspecto biológico e buscam discutir questões emocionais, corporais e sociais. Os participantes terão a oportunidade de explorar práticas educativas e reflexivas, com foco no bem-estar e no respeito às diversas formas de expressão afetiva e sexual.
A programação da terceira idade inclui atividades práticas, rodas de conversa e bate-papos interativos que convidam pessoas 60+ a refletirem sobre temas como saúde sexual, HIV e envelhecimento com dignidade. Os encontros acontecem ao longa desta semana em diferentes unidades do Sesc São Paulo: Vila Mariana, Taubaté e Pinheiros.
Para informações sobre o projeto, acesse: www.sescsp.org.br/contato.
- Sesc Vila Mariana
1) Se Toque! Conexões Sensíveis: Toque e Movimento
Vivência prática sobre autocuidado e saúde sexual por meio de exercícios corporais e técnicas de toque consciente.
-
- Datas e horários:
- 03/12 (terça) – 9h30
- 04/12 (quarta) – 9h30
- 06/12 (sexta) – 16h30
- Datas e horários:
2) Se Toque! Saúde Sexual no Envelhecimento
Oficina com as médicas Dra. Halana Faria e Dra. Isabela Correia sobre saúde sexual na velhice e quebra de estigmas.
-
- Datas e horários:
- 04/12 (quarta) – 10h30
- 06/12 (sexta) – 17h30
- Datas e horários:
- Sesc Pinheiros
3) Sexualidade e cuidado da pessoa idosa
Roda de conversa com Luiz Baron e Milton Crenitte sobre saúde física e emocional nas relações afetivas na terceira idade.
-
- Data e horário: 06/12 (sexta) – 19h às 21h
- Sesc Taubaté
4) Saúde Sexual e Prevenção em Idosos
Bate-papo interativo com a psicóloga Nicole Santos e o terapeuta integrativo Caio Fini sobre HIV e sexualidade na terceira idade.
-
- Data e horário: 06/12 (sexta) – 14h30 às 15h30
Com Assessorias