Campanhas incentivam solidariedade durante o Natal

Além do Natal Sem Fome, conheça iniciativas que distribuem alimentos, brinquedos e presentes neste mês de dezembro

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A arte é uma das principais formas de comunicação. É também um poderoso aliado na conscientização e na mobilização social. E é justamente com o intuito de sensibilizar a população para o problema da fome e convencê-los a doar para a campanha Natal Sem Fome, que a ONG Ação da Cidadania fechou parceria com a Companhia Aérea de Dança para colocar em prática o projeto Samba Dança Contra a Fome.

Tendo a atriz e dançarina Cláudia Raia como embaixadora e contando com mais 1.500 pessoas de diferentes partes do país, entre anônimos, famosos, profissionais e entusiastas da dança, o projeto colocou todo mundo para dançar. No dia 25 de outubro, foi gravado um clipe de forma coreografada da música “Quem tem fome, tem pressa” , composta por Xande de Pilares, Emicida, Mosquito e Gilson Bernini e lançada no último dia (18).

O clipe foi lançado entre os dias 15 e 22 de novembro nas redes sociais. A coreografia foi criada pelo diretor geral do Samba-Dança Contra Fome, João Carlos Ramos, e foi disponibilizada de forma virtual por meio de um tutorial on-line. Por conta da pandemia, cada participante ensaiou sozinho até o dia em que acontecerá a gravação geral do vídeo clipe de forma simultânea em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Foi com o objetivo de ajudar as famílias carentes a terem um Natal mais digno, que a Ação da Cidadania firmou esta parceria com o projeto e que vai ajudar ainda mais na campanha do Natal Sem Fome, considerada a maior campanha contra a fome da América Latina, e também, uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil. Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como o Betinho, a ONG Ação da Cidadania, desde 1994, já ajudou mais de 20 milhões de pessoas.

Natal sem Rua vai arrecadar brinquedos e alimentos

Marcado por solidariedade, empatia e compaixão, o Natal de 2020 já está próximo. Com ações voltadas para auxiliar pessoas e comunidades, esse período é marcado pela arrecadação de doações e ações beneficentes. No Instituto Futebol de Rua, por exemplo, a data costuma ser marcada por uma festa que reúne crianças e familiares, porém, neste ano, a celebração será em casa.

Com o objetivo de ajudar 400 famílias em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, aquelas atingidas pelos impactos da pandemia da Covid-19, o Futebol de Rua está promovendo a campanha Natal Sem Rua. A ação irá arrecadar brinquedos e alimentos para presentear crianças e famílias com uma ceia de Natal completa.

Para quem quiser colaborar com a ação, as doações podem ser feitas presencialmente, na sede do Instituto, no bairro Cajuru, em Curitiba. Além disso, os interessados podem adquirir presentes virtuais e ajudar a ação por meio do site. Todos os alimentos e brinquedos serão entregues no dia 12 de dezembro, em uma celebração drive thru

Pró-Saúde lança campanha para presentear crianças carentes

A criança que recebe um brinquedo, assim como quem o dá, tem sua autoestima elevada. Além da magia do Natal, os brinquedos possuem um importante papel pedagógico na vida das crianças e são essenciais para a saúde e o bem-estar, por promover o desenvolvimento de diversos fatores como criatividade, imaginação e autoconfiança, além de fortalecer as habilidades sociais, cognitivas e emocionais.

A brincadeira é tão importante que se tornou um direito, sendo recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1959. Reforçando o papel das brincadeiras, a Pró-Saúde, entidade filantrópica de gestão hospitalar, lança sua campanha de Natal 2020, com o slogan “5 anos de Solidariedade”. O objetivo é proporcionar um Natal ainda mais especial para as 651 crianças atendidas nos quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) gerenciados pela entidade na Zona Leste de São Paulo (SP).

Festa com o Papai Noel para a entrega dos presentes no CEI Santa Rita. (Foto: Comunicação Pró-Saúde)

Com o valor arrecadado na campanha, serão doados brinquedos, de acordo com a faixa etária, para crianças de zero a três anos, atendidas atualmente nos CEIs Lageado, Santa Rita, Jardim Eliane e Jardim São Jorge, gerenciados pela entidade desde 1998, por meio de convênio com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação.

 Este ano, por conta das limitações impostas pela pandemia, as doações serão feitas por meio do site Benfeitoria.com, plataforma online de financiamento coletivo de ideias. Ao todo, a ação de solidariedade realizada pela entidade no último ano distribuiu mais de 2.050 itens às crianças. Acesse a página e confira todos os detalhes da campanha! As doações podem ser realizadas até o dia 30 de novembro.

Seminário debate a cultura da doação no Brasil

Para debater essa revolução na cultura de doação do país e no mundo, o 3º Seminário Doar irá reunir convidados para discutir o que aprendemos e o que vamos levar de 2020, o ano da doação. No evento, serão apresentados em primeira mão dados que mostram as transformações sociais que ganharam espaço durante a pandemia, além de métricas para guiar as estratégias de arrecadação para os próximos anos. Bons exemplos de soluções que angariaram recursos em 2020 também serão destacados.

Organizado pelo Instituto MOL e pelo Movimento Bem Maior, com patrocínio do BTG Pactual e do iFood, o evento ocorre nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, a partir das 17 horas. A transmissão será gratuita, online, acessível e legendada em LIBRAS, e irá ao ar pelo Youtube do Instituto MOL e do Movimento Bem Maior. O seminário também é apoiado pelo Movimento por uma Cultura de Doação.

A programação contará com a presença de convidados internacionais. Na quarta (2), o ativista humanitário Dan Pallotta fala sobre os equívocos e perspectivas para o financiamento do terceiro setor. Sofia Michelakis, diretora da Bill & Melinda Gates Foundation, apresenta na quinta (3) o Giving Pledge, compromisso que propõe a bilionários doar boa parte de seus bens para causas. Na sexta (4), Asha Curran, CEO do GivingTuesday, aborda a visibilidade global do Dia de Doar e o despertar da generosidade em um ano de calamidades.

A transmissão também terá conversas que tocam em temas de grande visibilidade atualmente: na sexta (4), Selma Moreira (Fundo Baobá) e Maria Sylvia de Oliveira (Geledés), debatem, sob mediação de Patrícia Lobaccaro, a cultura de doação como ferramenta para impulsionar a luta antirracista.

Mais tarde no mesmo dia, o humorista Fábio Porchat fala sobre como convencer celebridades a se engajar mais e influenciar doações. E o pesquisador sobre o futuro Gil Giardelli faz uma apresentação sobre o futuro da captação de recursos com o uso das novas tecnologias a favor do impacto social. Para conferir a programação completa e se inscrever no evento, clique aqui.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!