Foi-se o tempo em que pessoas com Sindrome de Down viviam invisibilizadas. Atualmente, boa parte das pessoas com essa condição têm uma vida plena e com múltiplas possibilidades de inclusão. Que o diga a paulistana Tathi Piancastelli, que tem mais de 80 mil seguidores no Instagram, é influencer de estilo de vida, modelo, artista e autora de uma peça premiada internacionalmente.

Sua importância na causa também deu voz a uma personagem com Down criada por Maurício de Souza, na Turma da Mônica. “Gosto de fazer make e falar de inclusão. Gosto de mostrar quem sou eu e quero que as pessoas me vejam. Eu existo! Sou capaz e quero mostrar isto pra todo mundo”, destaca a modelo do casting da Grapa Digital, na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março), oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas desde 2012.

No Brasil, influenciadores digitais com esta condição vêm ganhando cada vez mais popularidade nas redes, com conteúdo e público diversos. As campanhas com esses influenciadores ganham mais visibilidade em datas gerais como Dia dos Namorados, de moda e Beleza, bens de consumo, que normalmente não são ocupados por pessoa com deficiência.

Gigi Grandin, uma das sócias fundadoras da Grapa Digital, comenta que Tathi é muito talentosa e por ter esse histórico como atriz é uma profissional super completa. “Ela é muito criativa e tem um êxito muito grande nas campanhas”, conta. “Ser mulher e com deficiência é um fardo a ser carregado e temos o dever de tornar isso mais leve”, explica.

Segundo ela, é essencial que as pessoas com deficiência estejam presentes em todos os lugares. “Apoiar a visibilidade da Tathi é super importante para aumentar a conscientização e criar espaço para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com Síndrome de Down”, comenta

Apoiadora da diversidade e inclusão, a agência entende que a publicidade é uma das principais vitrines percursoras de tendências. “Como agente de publicidade, temos essa obrigação. Queremos aumentar a representatividade da inclusão no nosso casting”, destaca

“Tathi é um grande exemplo de modelo de vida, determinação e símbolo ativista, pois traz visibilidade para a causa ao ocupar lugares que são seus por natureza, lugares estes que por causa do preconceito acabam não sendo ocupados por essa diversidade”, completa.

Gigi conta ainda que, no comecinho de sua carreira, ficou muito emocionada por participar de uma campanha enaltecendo a força das mulheres e sempre foi apoiadora de causas sociais.  Para ela, o importante é trabalhar com empresas verdadeiras em suas ações, que realmente façam a inclusão de dentro para fora. “Não adianta apostar em marcas que querem apenas surfar nessa onda”, afirma.

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