Com gorros, roupinhas infantis e adereços natalinos, bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), ganharam nesta quarta-feira (22) um emocionante ensaio fotográfico. A sessão de fotos dos bebês prematuros foi acompanhada de perto pelas mães, pais e profissionais de saúde, para garantir a segurança e o conforto dos bebês.
Nas imagens, os pequenos aparecem ainda com seus polvinhos de crochê, recurso terapêutico que proporciona sensação de segurança e conforto, e remete ao ambiente uterino. A ação realizada pela Comissão de Humanização do HRSP, contribui para o bem-estar, auxiliando na recuperação dos bebês internados na UTI Neonatal.
Um dos recém-nascidos que participou do ensaio é o Bruno, que nasceu prematuro no mês de novembro e vem lutando pela vida.
“Meu filho é um guerreiro, vamos passar o Natal juntos aqui no hospital, sei que não será da maneira que havia planejado, mais aqui somos muito bem cuidados, e em breve iremos para casa. A saúde do meu filho é o único presente que desejo nesse Natal”, conta a mãe, Amanda dos Santos Silva.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo a enfermeira Fernanda Miranda, gestora da UTI Neonatal no HRSP, a iniciativa tem como objetivo oferecer um ambiente hospitalar mais acolhedor aos bebês prematuros e as mães, que em algumas situações aguardam meses a recuperação dos seus filhos.
“O ensaio fotográfico foi um grande sucesso, as mães dos bebês ficaram muito emocionadas com esse momento, que ficou eternizado com as fotografias. Gostaria de agradecer todo o empenho da equipe assistencial que atua na UTI Neonatal”, ressaltou.
Ainda de acordo com a profissional, o HRSP assegura o direito à presença das mães 24h por dia na UTI Neonatal ao lado de bebês hospitalizados, seguindo todas as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Às vésperas do Natal, ‘Menino Jesus’ visita hospital
Uma visita inesperada surpreendeu os pacientes internados no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, nesta quinta-feira (23): o “Menino Jesus” esteve presente na encenação teatral do “Presépio Vivo”.
Com túnicas coloridas, os colaboradores do HRSP que representaram Maria e José, percorreram as unidades de internação, levando mensagens de afeto, amor ao próximo e de solidariedade, visando tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, diminuindo a ansiedade dos usuários.
Promovida pela comissão de humanização e Pastoral da Saúde da unidade, a iniciativa contou com músicas natalinas, e a participação do padre Fabrício Rodrigues, da Diocese de Marabá, que abençoou os usuários da instituição.
Segundo Flavia Fernandes, analista de Humanização, o presépio é um dos ícones mais importantes do Natal, pois representa o nascimento de Jesus, que é amor, esperança, compaixão e solidariedade.
“Com o Presépio Vivo, buscamos levar um momento de fé e de esperança de que dias melhores virão para os nossos pacientes. Essa é uma das diversas ações de humanização realizadas na unidade que visa oferecer um ambiente hospitalar mais acolhedor aos nossos usuários”, explicou.
Para Lívia Gabrielle, jovem aprendiz no HRSP, a iniciativa foi um momento muito gratificante para todos os pacientes e colaboradores, pois proporcionou o encontro com o verdadeiro significado do Natal.
“O Natal é um dos períodos do ano que gostamos de estar com os nossos familiares. Muitos dos pacientes aqui no HRSP, devido a sua enfermidade, esse ano vão estar longe de casa. O presépio trouxe um pouco desse espírito natalino”, ressaltou.
Profissionais de saúde realizam sonhos de crianças
“Buscamos diversas instituições e o Materno-Infantil de Barcarena nos acolheu. A equipe abraçou a causa e estiveram conosco para entregar os presentes. Muitos responderam às cartas com carinho e atenção. Para nós foi uma alegria muito grande ter essa entrega”, disse Anna.
“Entendemos que faz parte da nossa atuação enxergar as particularidades do município em que estamos, e, nos sensibilizamos com esta ação que já vem sendo trabalhada há alguns anos. Por meio de cada madrinha e padrinho, conseguimos realizar sonhos e proporcionar um Natal mais feliz para as crianças”, ressalta Patrícia Hermes, diretora hospitalar do HMIB.
Com informações dos hospitais