Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,4% a 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, o que representa de 14 a 18 pessoas a cada mil habitantes. Esses números estão dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica de 1% a 3% da população como ideal.

Em 2023, cerca de 1,6% da população doando sangue pelo SUS — o que rendeu mais de 3,2 milhões de bolsas em 2023. No entanto, a pasta reforça a importância de aumentar esses índices para garantir o equilíbrio dos estoques sanguíneos em todo o país.

O dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data que celebra e agradece os doadores e incentiva novas doações. A data faz parte da , que ocorre anualmente entre 24 e 30 de novembro, e busca manter os estoques de sangue dos hemocentros.
O objetivo é ajudar a sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e garantir que os bancos de sangue tenham sempre o necessário para atender quem precisa. A doação voluntária é crucial para manter os estoques de sangue em níveis adequados, possibilitando o atendimento de emergências, cirurgias e tratamentos de doenças.
O tema foi o destaque do quadro semanal VIDA E AÇÃO na Roquette, com participação da jornalista Rosayne Macedo, editora do portal. “Nossa pauta é a solidariedade que corre nas veias do Brasil.  Esta é uma data crucial. Embora o Brasil esteja dentro da recomendação da OMS, a necessidade de doação é constante e, agora, urgente. A doação de sangue é um ato de amor insubstituível”.Historicamente, essa época marca uma queda acentuada nos estoques, devido às festas de fim de ano, feriados prolongados e férias. A demanda hospitalar não para, mas o número de doadores diminui, e alguns componentes sanguíneos, como as plaquetas, duram apenas cinco dias. Por isso, a mobilização agora é fundamental para garantir o atendimento em dezembro e janeiro”, ressalta.

Preparativos para o período mais crítico do ano

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.

Autoridades de saúde pública, como o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, aproveitam esse Dia Nacional do Doador de Sangue para falar da importância desse ato voluntário e para convidar mais pessoas a aderirem ao bom costume de doar sangue.

Segundo ele, a campanha auxiliará a fortalecer os estoques para dezembro, mês em que, devido às festas de fim de ano e período de férias, o número de doações costuma reduzir consideravelmente, ao passo que a demanda aumenta.

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo. Medicamentos e insumos nós podemos comprar, mas o abastecimento de sangue depende exclusivamente da doação voluntária dos cidadãos. Dezembro e janeiro são meses em que, tradicionalmente, muitas pessoas estão viajando, as estradas cheias, e isso tem duas repercussões: a ausência dos doadores nos hemocentros e o aumento do número de acidentes de trânsito, o que faz a demanda por sangue nos hospitais de emergência crescer”.

Conexão do Bem reúne artistas no Dia Nacional do Doador de Sangue

Mais de 15 artistas vão participar do Festival do Bem, ação que consiste em um dia de ocupação artística no hospital

Por meio de espetáculos musicais e teatrais ao longo de 13 anos de trabalho ininterruptos, a Conexão do Bem já impactou mais de 100 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes, funcionários e profissionais da saúde. Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue no dia 25 de novembro, o grupo criou o Festival do Bem, que consiste em um dia de ocupação artística no Hemorio para estimular a doação de sangue.

Entre as atrações deste ano, que começarão às 9h30, estão: cinema nas enfermarias, com exibição de um filme dentro dos quartos; karaokê na entrada do salão dos doadores, com a presença de um músico e de uma mestre de cerimônias para acompanhar e convidar os doares para cantar; além do tradicional cortejo musical com artistas convidados.

São eles: Rodrigo Simas, Letícia Colin, Letícia Spiller, Sophia Abrahão, Luana Martau, Julia Rabello, André Dale, Thais Belchior, Rodrigo Fagundes, Louise D’Tuani, Bella Camero, Matheus Sodré, Julia Gorman, Cirillo Luna, Pedroca Monteiro, Terra Blanco e Raquel Villar.

Na primeira edição do Festival do Bem, em 2024, o Hemorio recebeu mais de 300 doações em um dia. A programação do evento tem o objetivo de valorizar a importância da saúde pública de qualidade e engajar a sociedade na prática da doação de sangue, assim como transformar o ambiente hospitalar por meio da arte, cultura e cidadania.

Idealizado pelo ator Felipe Haiut (“Malhação” e “Bom Sucesso”) e formado pelos artistas Laura Araújo, Mag Pastori, Nina Reis, Pedro Nêgo, Hugo Germano, Dom Yuri, Angeliq e Léo França, o grupo Conexão do Bem canta e performa enquanto percorre as alas de hospitais da rede pública da cidade do Rio de Janeiro.

De junho a outubro de 2025, as apresentações foram realizadas nos Hospitais do Câncer I, II e III, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), numa parceria com o INCAvoluntário, área de ações sociais do órgão; Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal da Lagoa, Hospital Federal do Andaraí, Hemorio e HUPE. De junho a outubro, ocorreram 34 espetáculos, sete por mês, nos seis hospitais.

Leia mais

Baixas temperaturas causam queda nos estoques de sangue no Rio
Uma única doação de sangue pode salvar 3 vidas, diz OMS
Doação de sangue: gratidão para quem doa e quem recebe

Super Centro Carioca de Saúde promove campanha de doação

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, diversos hemocentros, bancos de sangue, hospitais e outras unidades de saúde realizam eventos especiais para celebrar a data e receber os doadores. No Rio de Janeiro, o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, realiza nesta terça-feira (25) uma campanha de doação, aberta ao público das 10h às 16h, no hall do Centro Carioca do Olho.

A ação é realizada em parceria com o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). sob gestão da Fundação Saúde, responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro.

A campanha acontece em um período em que os estoques de sangue costumam cair, especialmente no fim do ano, quando a demanda tende a aumentar. Com a ação, o Super Centro Carioca de Saúde busca ampliar a conscientização e facilitar o acesso da população à doação, contribuindo para o reforço dos bancos de sangue.

 GSH Banco de Sangue Serum oferece transporte gratuito a doadores

Sala para coleta de doações de sangue em unidade do Banco Serum, no Rio (Divulgação)

Também no Rio, o GSH Banco de Sangue Serum promove a campanha “Viva a Vida – Transformando Solidariedade em Esperança”, que tem como objetivo homenagear os doadores regulares e incentivar novas pessoas a aderirem a esse ato de amor e cidadania.

Até 30 de novembro (ou enquanto durarem os estoques), os doadores que comparecerem às unidades do GSH Banco de Sangue Serum Centro, Barra e Nova Iguaçu serão recebidos com uma ambientação especial e receberão um mimo temático, alusivo à campanha.

A ação também busca reforçar a importância da doação contínua, já que a necessidade por sangue e plaquetas é constante nos hospitais. O GSH Banco de Sangue Serum convida todos a se juntarem a essa causa tão importante.

Para doar, basta comparecer aos seguintes endereços: Av. Marechal Floriano, 99, Centro, e no Casa Shopping – Barra, que funcionam todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. Já na unidade Nova Iguaçu fica na Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu), o atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.

O GSH oferece transporte gratuito para grupos de doadores a partir de 4 pessoas, saindo de localidades específicas e de fácil acesso para a população (consultar os locais). Para agendamento e consulta, entrar em contato com 3 dias antecedência, no whats (21) 99695-7470.

‘Sou doador de coração’: tricolores se mobilizam no Hemorio Duque de Caxias

Antecipando o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade Hemorio Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realizou pela primeira vez, uma grande ação em parceria com os torcedores do Fluminense, cujo centro de treinamento do clube de futebol é em Xerém.

A iniciativa aconteceu no último sábado (22) no polo que funciona no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, também comemorando o Dia do Torcedor Fluminense, celebrado no último dia 12/11.

A unidade de Duque de Caxias é a primeira fora da capital e completou um ano em maio. Para a coordenadora Thaís Gonzaga, é necessário falar sempre sobre o tema, em especial para garantir a fidelização do doador de sangue. Ela brinca que os torcedores de outros times também podem e devem participar, pois, neste dia, nada de rivalidade, só amor ao próximo.

É muito importante essa ação com o apoio do Fluminense, que tem capacidade de mobilizar um grande número de pessoas para doar sangue. Mas o meu recado é para que todos os torcedores aqui da cidade e da região, de todos os times, venham participar, afinal qualquer tipo sanguíneo é bem-vindo. Independentemente do time, todos precisam abraçar essa causa”, ressalta.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *