A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano e é um momento de reunir a família para saborear deliciosas receitas. Quando pensamos no menu, logo vem à mente o cheiro da tradicional bacalhoada com batatas e do chocolate dos ovos de Páscoa. Mas a Páscoa este ano está mais salgada.
Produtos típicos que compõem a cesta de compras nesta época do ano estão mais caros, como bacalhau e ovos, e muitos lares brasileiros precisarão adaptar o cardápio O bacalhau, peixe típico das celebrações, subiu 7,4% no acumulado de 12 meses, mas não foi o único vilão do orçamento.
A alta nos preços do chocolate foi de 13,9%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A dica para os consumidores é pesquisar antes das compras e fazer substituições por produtos mais acessíveis. O bacalhau, por exemplo, já registrou queda de 32,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
A nutricionista Maria Fernanda Koch diz que existem excelentes opções para substituir o bacalhau no cardápio de Páscoa, levando em consideração o gosto individual e a disponibilidade de pescados em cada região.
Entre as sugestões estão o salmão, rico em ômega 3 e fácil de encontrar em mercados e peixarias; a tilápia, geralmente mais barata do que o bacalhau; o linguado, com consistência macia que agrada a diversos paladares; o robalo, para quem busca uma opção mais sofisticada, com sabor delicado e consistência firme ou ainda a pescada, rica em nutrientes e mais acessível ao bolso do que o bacalhau.
Proteína saudável
Coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, Maria Fernanda diz que o peixe é uma proteína de excelente qualidade, rico em vitaminas e minerais como vitamina D, Vitamina B12, iodo e selênio.
“O consumo do peixe tem sido associado a um menor risco de doenças cardíacas. Além disso, os ácidos graxos ômega 3 presentes no peixe podem ajudar no controle da pressão arterial e nos níveis de triglicerídeos do sangue.”
O consumo de peixes, continua a professora, está associado também ao combate da depressão, prevenção de doenças neurodegenerativas, melhora da saúde óssea, entre outros benefícios. A quantidade semanal a ser consumida depende de fatores como idade, sexo e quadro de saúde. A Organização Mundial de Saúde recomenda, para um adulto saudável, uma a duas porções de peixe por semana (porção de 100 a 150 gramas).
Maria Fernanda explica que, embora o peixe seja considerado um alimento saudável e nutritivo, é necessário considerar as necessidades individuais. Algumas situações como gestação e amamentação, alergias, pacientes renais e cardíacos devem sempre consultar um nutricionista, que irá indicar o melhor peixe a ser consumido para cada particularidade.
“Gestantes, crianças ou indivíduos com alguma restrição alimentar precisam contar com a orientação de um nutricionista”, ressalta.
Cuidados na escolha dos alimentos são necessários para garantir a qualidade
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) também alerta os consumidores cariocas sobre os cuidados que devem ter ao adquirir os principais itens que fazem parte da lista de insumos, como ovos de chocolate e o tradicional pescado da Sexta-Feira da Paixão.
Quem não abre mão do preparo de um saboroso bacalhau deve prestar atenção na aparência do produto, conferindo se tem manchas avermelhadas e pontos pretos, que indicam a presença de bactérias e/ou fungos. O sal desse pescado deve ser grosso, pois o fino é proibido.
O consumidor também deve ficar de olho nos peixes comercializados como bacalhau, mas que na verdade não são da espécie. Somente os tipos Gadus morhua e Gadus macrocephalus são considerados legítimos. O primeiro é conhecido no Brasil como Porto ou Porto Mohua; o segundo, como Portinho ou Codinho.
Presidente do Ivisa-Rio, Aline Borges lembra que os consumidores devem desconfiar do chamado bacalhau do Porto com preço muito baixo e espessura fina: “É preciso deixar claro que os peixes Saithe, Ling e Zarbo, muito consumidos entre os brasileiros e com custo mais baixo, não são bacalhau e devem ser comercializados como pescados salgado ou salgado e seco.”
Quem opta pela compra do peixe fresco deve seguir os seguintes cuidados durante a compra:
“Os olhos dos peixes têm que ocupar toda a órbita, com as guelras avermelhadas, as escamas com aderência e a textura firme. O consumidor só deve comprar peixes com o ventre íntegro, pois quando esta parte se rompe, é um alerta de estágio avançado de alteração. É preciso tirar as vísceras antes de armazená-lo, para que tenha uma validade mais extensa”, recomenda Aline.
Em relação às carnes vermelhas, muito consumidas nos churrascos no Sábado de Aleluia, a orientação é verificar a cor, a textura e o odor, assim como a data de validade. Qualquer alteração nessas características significa que o produto não está próprio para consumo.
Ovos de chocolate – Os produtos pré-embalados, como ovos de chocolate, bombons e chocolates em geral, devem ser armazenados e expostos segundo orientação do fabricante. O ideal é que estejam em local fresco e arejado, sem umidade, longe de produtos de limpeza ou com intenso odor, e sem contato direto com a luz solar.
As condições dos produtos devem ser observadas e os chocolates amolecidos devem ser evitados. Além disso, é importante verificar se os produtos têm rotulagem com as informações nutricionais, ingredientes, data de fabricação e validade. Outra informação obrigatória é a de presença (ou não) de glúten, lactose e demais ingredientes alergênicos.
Como montar um cardápio equilibrado para o almoço de Páscoa?
A nutricionista Bruna Lima, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, traz dicas especiais para o almoço de Páscoa:
- Peixes são uma excelente opção como prato principal: além de serem uma tradição na Páscoa, eles são ricos em Ômega-3, um nutriente importante para a saúde do coração e do cérebro. Dê preferência aos peixes grelhados ou assados, ao invés dos fritos, que são mais calóricos e podem fazer mal para a saúde.
- Vegetais coloridos: na hora de montar o prato, procure incluir vegetais coloridos, como cenoura, beterraba, espinafre e brócolis. Eles são ricos em vitaminas e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e a manter o corpo saudável.
- Saladas: são uma opção saudável e refrescante para acompanhar o almoço de Páscoa. Procure incluir ingredientes como folhas verdes, tomate, pepino, cebola e cenoura.
- Arroz integral: em substituição ao arroz branco, o integral é mais saudável, por ser rico em fibras e nutrientes.
-
Páscoa sem bacalhau: confira as dicas
- Para inspirar as famílias na elaboração de um cardápio de Páscoa sem bacalhau, a nutricionista e professora do UniCuritiba Maria Fernanda Koch ensina duas receitas saborosas:
-
SALMÃO ASSADO COM ERVAS E LIMÃO
- Ingredientes:· 4 filés de salmão· 4 colheres de sopa de azeite de oliva· 4 colheres de sopa de suco de limão· 1 colher de sopa de alecrim picado· Sal e pimenta do reino a gostoModo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200 graus. Em uma tigela, misture os temperos. Coloque os filés em uma assadeira e cubra com a mistura de temperos. Asse por cerca de 15 a 20 minutos.
MOQUECA DE PEIXE
Ingredientes:
· 500 gramas de filé de tilápia
· 1 cebola cortada em rodelas
· 1 pimentão verde cortado em rodelas
· 1 pimentão amarelo cortado em rodelas
· 2 tomates picados
· 1 vidro de leite de coco
· 2 colheres de sopa de azeite de dendê
· 1 colher de sopa de coentro picado
· Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Em uma panela refogue a cebola e os pimentões no azeite, até que estejam macios. Adicione o tomate e cozinhe por mais uns minutos. Adicione os filés de peixe temperados com sal e pimenta. Adicione o leite de coco e mexa delicadamente. Cozinhe por cerca de 15 a 20 minutos.
-
Páscoa econômica: quatro receitas para fazer em casa
Para a nutricionista da Ajinomoto do Brasil, Lisiane Miura, fazer o ovo de Páscoa em casa é uma opção mais econômica. “Além disso, há a possibilidade de presentear amigos e familiares com a receita, já que é viável decorá-los de maneira atrativa”, ressalta. Para quem não gosta muito de chocolate, ela sugererecomenda a receita de pavê de morango, que além de ter o preparo bem simples, ela também incorpora todo o sabor e cor do produto, resultando em uma sobremesa bonita e de dar água na boca. “Experimente montar este pavê em copos ou taças para uma apresentação especial”, aposta.
Passando para os salgados, a sugestão para substituir a bacalhoada é utilizar a tilápia com batatas e pimentão. De acordo com Lisiane, a tilápia é uma ótima escolha por ter custo menor do que o bacalhau, além da preparação ser diferente por conter molho branco. Outra sugestão é a falsa bacalhoada com merluza. “A receita fica similar à tradicional bacalhoada, com relação a qual muitas pessoas possuem uma memória afetiva”, destaca Lisiane.
Confira algumas sugestões de receitas:
O time de especialistas em alimentação da Ajinomoto do Brasil separou quatro receitas especiais para tornar a celebração mais econômica e igualmente saborosa. Começamos a lista com a receita de ovo de chocolate com musse, que deixará o sabor do doce tradicional da época ainda mais delicioso.
OVO DE CHOCOLATE COM MUSSE
Tempo de Preparo: 1 hora (+2 duas horas de geladeira)
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 3 e meia xícaras (chá) de chocolate meio amargo fracionado (600 g)
- 2 latas de creme de leite (600 g)
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 1 sachê de Maracujá
Modo de preparo:
- Em uma tigela média, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência média para derreter, mexendo na metade do tempo. Distribua o chocolate derretido em 4 fôrmas de silicone (150 g) próprias para ovos de Páscoa, até a marca indicada, cubra com a outra parte de silicone e leve à geladeira por 20 minutos, ou até endurecer.
- Enquanto isso prepare a musse: em uma tigela média, coloque o creme de leite, o leite condensado e o sachê misture vigorosamente até obter um creme homogêneo.
- Disponha a musse nos ovos e leve à geladeira por 2 horas, ou até o momento de servir.
Dica:
- Para vender ou presentear, coloque os ovos em embalagens próprias para ovos de Páscoa de colher.
PAVÊ DE MORANGO
Tempo de Preparo: 10 minutos (+ 2 horas de geladeira)
Rendimento: 4 porções
Elaboração: Sabores Ajinomoto
Ingredientes:
- 1 lata de creme de leite
- meia lata de leite condensado
- 1 sachê de Morango
- 100 g de biscoito com gotas e sabor de chocolate, quebrados
Modo de preparo:
- No copo do liquidificador, coloque o creme de leite, o leite condensado o sachê de morango e bata até obter um creme homogêneo.
- Junte os biscoitos e misture delicadamente.
- Transfira para 4 taças individuais e leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas antes de servir.
Dica:
Decore a superfície com morango e biscoito de chocolate.
PEIXE COM BATATAS E PIMENTÃO
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Elaboração: Sabores Ajinomoto
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente (400 ml)
- 2 sachês de tempero em pó
- 2 pitadas de sal
- 500 g de filés de tilápia
- 1 pimentão médio verde cortado em cubos pequenos (150 g)
- 2 batatas médias sem casca, em rodelas médias e cozidas “al dente” (400 g)
- meia xícara (chá) de queijo tipo parmesão
- 1 pão amanhecido ralado
- 1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem
Modo de preparo:
- Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a farinha de trigo e mexa sem parar, por 3 minutos, sem deixar dourar. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo sem parar, e cozinhe por 5 minutos, ou até ficar homogêneo e espesso. Acrescente o tempero e metade do sal, e misture. Retire do fogo e reserve aquecido.
- Em um refratário retangular médio (16 x 25 cm), faça camadas com o peixe, previamente misturado com o sal restante, o pimentão, o molho reservado e a batata, finalizando com o molho. Por cima, disponha o queijo e o pão, previamente misturado com o azeite. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 45 minutos, ou até o pão dourar levemente.
- Retire do forno e sirva em seguida.
FALSA BACALHOADA DE MERLUZA
Tempo de Preparo: 10 minutos (+ 40 minutos de forno)
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Sabores Ajinomoto
Ingredientes:
- 1 e meia xícara (chá) de Azeite de Oliva
- 2 sachês de tempero de Limão
- meia colher (chá) de sal
- 1 tomate médio cortado em rodelas (150 g)
- 1 cebola média, em rodelas (150 g)
- 600 g de merluza, em cubos
- 2 batatas médias, em rodelas médias e cozidas “al dente” (400 g)
- 1 pimentão vermelho, em rodelas (150 g)
- 1 pimentão amarelo, em rodelas (150 g)
- meia xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
- 3 ovos cozidos cortados em rodelas
Modo de preparo:
- Em uma tigela pequena, coloque o azeite, o tempero e o sal, misture e reserve.
- Em um refratário média (20 x 30 cm), faça camadas intercalando o tomate, a cebola, a merluza, a batata, os pimentões, as azeitonas e finalize com os ovos. Regue com o azeite temperado, cubra com o papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 40 minutos, ou até os ingredientes estarem cozidos.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Arrase no almoço de Páscoa com menos de 100 reais
O domingo de Páscoa é marcado pelo tradicional almoço em família. Para quem não quer mexer muito no bolso, mas não abre mão do peixe como prato principal, o chef Melchior Neto preparou uma opção mais econômica, que substitui o bacalhau e garante o sabor do almoço, digno de cinco estrelas, com menos de 100 reais. Confira!
Pimentão recheado com camarão
Por chef Melchior NetoINGREDIENTES
400g de camarão cinza
2 xícaras (chá) de arroz
250g de catupiry
½ cebola
Azeite a gosto
1 lata de tomate em cubos
200ml de caldo de legumes
6 pimentões coloridos
½ copo de água
1 colher (sopa) de cúrcuma
Sal, pimenta do reino e salsa à gostoMODO DE PREPARO
Em uma panela refogue o arroz com a cebola no azeite, em seguida coloque salsa e os camarões e mexa bem. Despeje o caldo de legumes, e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente o catupiry, deixe descansar 10 minutos.
Lave bem os pimentões, corte a tampa de cada um deles e reserve. Recheie todos os pimentões. Em um refratário coloque o molho de tomate e a água, tempere com sal e pimenta. Disponha os pimentões e leve ao forno pré-aquecido 200° por 1 hora. - Com Assessorias