Doar sangue é um ato seguro e que salva vidas. Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e até quatro pessoas podem ser beneficiadas com a doação. Em 24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta seguinte pode ser feita após oito semanas para homens e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Após 30 dias da doação, o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada no ato da coleta.

Hemorio tira-dúvidas sobre doação de sangue

No mês do aniversário de 80 anos do Hemorio, celebrados no dia 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde tira dúvidas sobre doações de sangue. A iniciativa tem como objetivo aumentar o número de doações diárias na unidade, que em outubro tiveram queda de 15%.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda a cópia do documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

Outro fator importante é estar bem de saúde e descansado (ter dormido pelo menos 6 horas). Não é preciso estar em jejum, mas deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três ou quatro horas anteriores e bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. Se for piercing oral ou genital, a pessoa só poderá doar seis meses após retirar a peça. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.

Por que pessoas com menos de 50kg não podem doar?

O volume a ser doado é proporcional ao peso do doador. Para homens é de 9 mL/kg e para mulheres, 8 mL/kg. O anticoagulante presente na bolsa de doação mistura-se ao sangue impedindo que esse coagule.

O volume de anticoagulante da bolsa (63 mL) é padronizado para um mínimo de 400 mL de sangue, logo uma pessoa com peso menor que 50 quilos não poderia doar o volume mínimo, pois excederia anticoagulante livre o que é indesejável (pode lesar os glóbulos vermelhos).

Quem teve dengue, gripe ou covid pode doar sangue?

Sim, mas quem teve dengue clássica deve aguardar 1 mês após a cura para doar. Se a pessoa teve dengue hemorrágica, é necessário aguardar 6 meses.  Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação. Além disso, pessoas que tiveram sintomas de gripe ou contato com alguém com esses sintomas precisam aguardar no mínimo 7 dias depois do fim dos sintomas antes de doar sangue.

Pessoas com diabetes podem doar?

Apenas os diabéticos dependentes de insulina são os que não podem doar sangue, porque têm maior probabilidade de apresentar alterações do sistema cardiovascular que podem levar a complicações durante a doação de sangue.

Alguma vacina impede a doação?

A vacinação que leva o indivíduo a ficar mais tempo sem doar é a da raiva, recebida em razão de mordida animal (1 ano).

Vacinas fabricadas de vírus ou bactérias atenuados, como a do Sarampo; Rubéola; Catapora (Varicela), Pólio Oral (Sabin); Febre Tifóide Oral; Caxumba (Parotidite); Febre amarela, Rotavírus e BCG necessitam de 4 semanas de intervalo para a doação.

Aquelas provenientes de vírus ou bactérias inativadas como a do Tétano; Cólera; Pólio (Salk); Difteria; Febre Tifóide e Paratifóide (injetável); Meningite; Coqueluche; Hepatite A; Peste, Pneumococo; Leptospirose; Brucelose; Haemophillus influenzae tipo B; Antraz; Doença de Lyme; Influenza; HPV; exigem um período mínimo de 48 horas para doar desde que o candidato esteja assintomático e sem febre.

Hepatite B recombinante exige um intervalo mínimo de 7 dias.

Doar sangue é seguro?

Sim, doar sangue é seguro. Não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa doando sangue. No entanto, existe um pequeno risco de que o doador possa sentir algum mal-estar durante ou logo após a doação, especialmente nas primeiras vezes em que ele doa. Os serviços estão capacitados para oferecer suporte em caso de mal-estar.

Quanto tempo deve ser o intervalo de uma doação?

Homens podem doar até 4 vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações; mulheres podem doar 3 vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. Já grávidas e mulheres amamentando não  podem doar.

A diferença no tempo é devido à recuperação dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada em razão das perdas que elas têm durante os ciclos menstruais.

Confira as principais exigências dos bancos de sangue

Para doar sangue, é preciso:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade

  • Pesar mais de 50 kg

  • Estar em boas condições de saúde

  • Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação

  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação

  • Não fumar duas horas antes da doação

  • Apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, entre outros

  • Menores de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal

  • Alguns medicamentos podem impedir a doação e se tiver feito tatuagem em período inferior a seis meses também. Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue também impedem a doação.

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *