Segundo a última pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 19 milhões de pessoas enfrentam a fome no país e 55,2% da população vivem em insegurança alimentar. Para tentar amenizar essa realidade neste fim de ano, diversas empresas estão realizando ações de Natal para divulgar seus produtos e promover a solidariedade entre seus clientes.

A Frescatto Company traz, com as campanhas “Natal Tropical Frescatto” e “Natal bem brasileiro Buona Pesca”, uma nova proposta para se celebrar as festas de fim de ano: de maneira mais leve e brasileira. A iniciativa inovadora busca ressignificar a ceia de Natal tradicional e propõe uma versão mais adaptada ao clima do país, dando foco às receitas com pescados. A ideia é provocar um questionamento sobre os hábitos alimentares dos brasileiros durante o período festivo, que no Brasil acontece no alto verão.

Além de promover a conscientização em relação aos benefícios do consumo da proteína do peixe para a saúde, a Frescatto Company  quer levar seus pescados à mesa dos brasileiros que mais precisam. Por isso, a 4ª edição da ação de Natal Solidário vai doar 1 tonelada de pescados para instituições que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade, entre elas a Gastromotiva e a Ação da Cidadania, que atuam ativamente no combate à fome no município do Rio de Janeiro.

Além disso, serão doadas 500 cestas básicas para mais quatro instituições: Adrianinha basketball (PE), Fundação Edmilson (SP), Instituto reação (RJ), Instituto Superar (DF) e Novo Céu (MG).

A nova campanha da Frescatto propõe uma versão tropical e mais leve do Natal, com uma ceia repleta de pratos incríveis feitos com salmão, camarão, peixes brancos e polvo. A campanha traz ainda a nutricionista e influenciadora fitness Bella Falconi, que, através de vídeos para as mídias digitais, vai explicar as vantagens de se trocar as tradicionais proteínas natalinas por peixes e frutos do mar, dando dicas de como, mesmo em datas como esta, é possível “pegar mais leve”, sem abrir mão de pratos deliciosos. As informações, conteúdos e receitas do Natal Tropical estão disponíveis no hotsite www.nataltropical.com.br.

Já a marca Buona Pesca traz de volta no fim de ano a parceria com o chef Batista e o conceito #aespeixealista, reforçando a brasilidade e o bom humor da marca. O chef vai propor uma ceia bem brasileira, mais leve e mais solidária. Quantos mais likes tiver o post feito por ele nas redes sociais, mais será doado para que o Instituto Gastromotiva e a Ação da Cidadania prepararem ceias de Natal para quem precisa.

O Natal Solidário é realizado desde 2018 e é uma das ações sociais da Frescatto Company, que há mais de 75 anos atua no mercado de pescados e tem como um de seus pilares fomentar iniciativas que gerem um impacto positivo na sociedade. As doações estão alinhadas ao compromisso da companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o de combater a fome e promover segurança alimentar às populações mais vulneráveis.

Construtora promove arrecadação online para comunidades carentes

A Pride Construtora e Incorporadora mobilizou voluntários para ações sociais de Natal, que tinham como objetivo arrecadar recursos online, conhecida como vaquinha virtual. A iniciativa reuniu contribuições financeiras da sociedade, parceiros e profissionais da empresa e os recursos destinados para ações sociais. Por meio das doações online, foram arrecadados mais de R$ 50 mil, totalizando mais de R$ 100 mil depois do aporte da empresa.

Durante o planejamento, a empresa teve o cuidado de verificar comunidades e instituições localizadas ao redor dos empreendimentos em construção nas cidades de Ponta Grossa, Londrina e Curitiba, beneficiando em torno de 550 famílias. Em Ponta Grossa,265 famílias foram atendidas por meio de ações ocorreram no Centro Espírita O Semeador e no Centro de Educação Infantil Professora Fabiane Hernandez Barbosa, no bairro Ouro Verde.

Wilson Mariano Junior é futuro morador do empreendimento London Park, em Londrina. Para a ação da Pride, ele indicou a ONG Centro de Apoio Coração Solidário, que atende mais de 30 famílias que tenham pessoas em situações crônicas, como câncer, necessidades especiais, autismo e outras.

Para Thalis Camila Oliveira Domingos, coordenadora da ONG, a ação foi recebida com muita alegria pelas famílias. “Quando eu falo dessa doação, até me emociono. Cheguei em alguns locais com a cesta básica, um panettone e um refrigerante e muitas crianças me falaram que agora iriam ter um Natal. Então, coisas que para nós são simples, para muitas pessoas fazem toda a diferença”, contou.

Já em Curitiba, 260 famílias receberam cestas básicas e outras 150 crianças participaram de uma festa para comemorar o Natal. A ação ocorreu na comunidade Portelinha, no Portão.

Margaret Aparecida Veloso, é coordenadora da comunidade há 14 anos, desde que a localidade foi fundada. Segundo ela, a maioria das famílias garantem a renda por meio de coleta de recicláveis e que nem sempre possuem condições de proporcionar um dia diferente para os filhos. “Cada vez que vejo ações assim, me emociono, porque tudo que fazemos é pelas crianças. Elas merecem ter esses brinquedos, doces, um dia só para se divertir”, enfatizou.

Outras 195 famílias de instituições do Parolin, Uberaba, em Curitiba e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana também foram atendidas.

Doações a pessoas em situação de vulnerabilidade em 12 estados

O Instituto Neoenergia, braço social da companhia, realizou em dezembro a ação Natal Solidário, que contemplou a doação de 1.072 cestas básicas, somando cerca de 17,5 toneladas de alimentos destinados às comunidades, na Paraíba e Rio Grande do Norte, próximas aos parques eólicos da Neoenergia Renováveis.

Ao todo, foram doadas mais de 244 toneladas de alimentos, em iniciativas realizadas pela empresa, pelo Instituto Neoenergia, pelo Programa de Voluntariado e por duas usinas hidrelétricas controladas pelo grupo – Itapebi (BA) e Teles Pires (MT e PA). Essas doações beneficiaram pessoas em situação de vulnerabilidade de 12 estados nas cinco regiões do país.

Além disso, em 2021, o Instituto manteve o projeto Pessoas e Negócios Saudáveis, que chegou a mais de 33 mil refeições, ultrapassando 16,5 toneladas de alimentos distribuídos em comunidades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e de São Paulo.

A iniciativa é realizada em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). Os alimentos doados são adquiridos de empreendedores locais das regiões beneficiados, contribuindo com a segurança alimentar e gerando renda durante a pandemia.

Por meio da ação São João e Boas Energias, a Neoenergia destinou 130 toneladas de alimentos a instituições sociais que apoiaram famílias afetadas pelo cancelamento das festas juninas. Em 2021, os eventos foram suspensos pela segunda vez para evitar aglomerações e prevenir a covid-19. Foram entregues 10 mil cestas básicas, que beneficiaram moradores dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Distrito Federal. A ação contou com parceria do Transforma Brasil.

Mais de 73,3 toneladas de alimentos foram doadas em outra iniciativa da companhia, a Operação Quilo, realizada pelo Programa de Voluntariado da empresa. Os colaboradores arrecadaram mais de 43 toneladas de alimentos para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas por 102 instituições e ONGs beneficentes em mais de 80 cidades de dez estados do país.

Ao todo, mais de 17 mil pessoas que são atendidas pelas instituições foram impactadas diretamente pelos donativos. A doação foi complementada pela Neoenergia, que destinou mais 30 toneladas para as sedes da CUFA (Central Única das Favelas) nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. ​

Chuvas no sul da Bahia – Devido às fortes chuvas dos últimos dias na região sul da Bahia, que deixou milhares de pessoas afetadas e desabrigadas, a Neoenergia está organizando, em parceria com a Transforma Brasil e o WSolidário, um mutirão de doações. Os colaboradores da empresa estão contribuindo com doações financeiras para o Fundo Transforma Brasil, que serão revertidas em alimentos para as famílias prejudicadas.

As usinas hidrelétricas Itapebi e Teles Pires somaram aproximadamente 6,5 toneladas de alimentos doados a municípios do entorno desses empreendimentos. Além de cestas básicas, Itapebi fez a doação de materiais de prevenção à covid-19, como álcool em gel e máscaras de proteção, contribuindo com o combate ao vírus na região.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *