Por Rodrigo Vilar e Manuela Melo*

Rodrigo Vilar, CEO da Iniciativa FIS (Foto: Divulgação)

Nas comparações entre os Censos Demográficos do IBGE de 2010 e 2022 observou-se um acelerado envelhecimento da população brasileira. Em 2022 o número de pessoas com 65 anos ou mais alcançou 22,17 milhões, representando 10,9 % da população, contra 14,08 milhões, ou 7,4 %, em 2010, com um crescimento de 57,4 %. Já o contingente com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões, com aumento de 56 % em relação a 2010, quando era de 20,6 milhões.

O envelhecimento também se reflete também em outros indicadores. A idade mediana da população aumentou de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022, o que configura um dos maiores saltos históricos. O Censo de 2022 mostrou também que havia 55,2 idosos (65+) para cada 100 crianças (0-14), quase o dobro do observado em 2010.

Tal transformação coloca desafios para diversas políticas públicas, entre elas a de saúde. Felizmente nos últimos anos temos assistido também a importantes avanços tecnológicos, inclusive com o uso de Inteligência Artificial. E as startups que se dedicam a aplicar soluções inovadoras na área de saúde – as chamadas healthtechs – com foco em longevidade vêm ganhando espaço.

Manuela Melo, diretora de Marketing da Iniciativa FIS (Foto: Divulgação)

São empresas que combinam tecnologia, ciência e medicina preventiva para oferecer soluções que visam estender os anos de vida com saúde, ou seja, aumentar a chamada “vida útil saudável”. A importância dessas iniciativas está em sua capacidade de reduzir custos para o sistema de saúde, ao mesmo tempo em que aumentam a autonomia e a qualidade de vida das pessoas.

Healthtechs de longevidade não apenas ajudam a prevenir doenças, mas também promovem um novo olhar sobre o envelhecimento: menos associado à perda e mais vinculado à continuidade, produtividade e bem-estar. No Brasil já temos diversas healthtechs desenvolvendo produtos e serviços para prevenção de doenças crônicas, detecção precoce de problemas de saúde e acompanhamento do envelhecimento.

A Iniciativa FIS, maior ecossistema de saúde da América Latina, vem promovendo anualmente a #FSWK, maior evento de inovação, criatividade e tendências da região. A #fswk25 será realizada de 5 a 7 de novembro, no Rio de Janeiro. E uma das 15 trilhas de conteúdo será a de Bem-Estar e Longevidade. O evento também vai contar com a presença de 150 startups. Será uma oportunidade inestimável para conferir o que está ocorrendo de transformação na área de saúde no Brasil.

*Rodrigo Vilar e Manuela Melo são, respectivamente, CEO e diretora de Marketing da Iniciativa FIS.

 

Leia ainda

Ecossistema da saúde da América Latina tem encontro marcado no Rio
Rio debate as principais tendências da saúde no Brasil
Iniciativa FIS e Vida e Ação selam parceria nos 9 anos do portal

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *