Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a diabetes, por conta do Dia Mundial do Diabetes (14/11), e por aqui no Portal ViDA & Ação, vamos falar muito sobre esse tema. Para começar, vale sempre lembrar que o Diabetes Mellitus (DM) é uma das maiores causas de morbidade e mortalidade no mundo.
Dados da International Diabetes Federation (IDF) – a Federação Internacional de Diabetes 0- mostram que a doença já atinge 463 milhões de pessoas. Só no Brasil, são 17 milhões de pessoas, sendo o maior número de pessoas com a doença na América Latina e o 5º país do mundo. Mundialmente, 50% dos indivíduos não sabem que são portadores da doença
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que no Brasil, 46% de pessoas entre 20 e 79 anos têm diabetes e não sabem. O diagnóstico tardio acontece, principalmente, por falta de exames periódicos e prevenção. Apesar de o DM não ter cura, a doença tem controle e um dos pilares mais importantes é a alimentação.
Uma das dificuldades de combater o avanço da doença é que ela age de forma silenciosa, o que contribui para que muitas pessoas a desenvolvam sem saber. Para contribuir para mudar essa realidade, uma série de iniciativas acontece neste Novembro Azul dedicado também à conscientização sobre o DM.

Hospital da Gamboa promove mutirão ‘RJ Contra a Diabetes’

No dia 6 de novembro, das 8h às 15h, o Hospital da Gamboa, no Santo Cristo, bairro da Zona Portuária do Rio de Janeiro, realizará o Mutirão “RJ contra a Diabetes”, que vai oferecer serviços de saúde gratuitos à população.

Serão disponibilizadas gratuitamente avaliação de fundo de olho (exame oftalmológico) e orientações médicas aos pacientes, com diagnóstico confirmado ou suspeita de Diabetes. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são essenciais para a saúde do paciente.

Serão 500 vagas oferecidas. O agendamento deve ser feito pelo telefone (21) 99707-7827, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Hospital da Gamboa tem como missão valorizar a promoção da saúde e o acesso ao atendimento de qualidade.

‘Hora de Agir’ leva informação sobre a doença

A informação é o primeiro passo para o tratamento adequado do diabetes. Ao lado dos profissionais da saúde, o grupo farmacêutico FQM desenvolve desde agosto a campanha Hora De Agir que tem o objetivo de discutir temas como o diagnóstico, tratamento e a prevenção da doença, com informações nas redes sociais (Facebook e Instagrame no site da ação.

A campanha Hora De Agir mostra que, com cuidados corretos e hábitos saudáveis, é possível que o paciente tenha uma vida ativa e com a doença controlada. Para isso, a informação é essencial na hora de identificar os sintomas, receber o diagnóstico, aderir ao tratamento correto e, assim, reduzir possíveis complicações.

Com Assessorias (Atualizado em 3/11/21)

 

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