Com base nos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais tem casos registrados de ansiedade (63%) e depressão (59%) durante a pandemia. As turbulências emocionais, somada ao período de luto e incertezas vividas no último ano vem fazendo um grande estrago na vida de muitos, principalmente no que diz respeito a saúde emocional.
E é nestas horas, que as pessoas recorrem a tratamentos alternativos, que caminham lado a lado com a medicina convencional, mas que oferecem um certo acalanto espiritual diferente. Em meio às buscas por tratamentos para os sintomas da ansiedade e depressão, a terapia holística surge como alternativa para promover o bem-estar emocional e principalmente a qualidade de vida.
“A terapia holística é um conjunto de técnicas, que independe de crença ou origem e tem como objetivo principal tratar um problema específico ou uma doença a partir de uma visão amplificada do ser humano. Com essa prática é possível encontrar equilíbrio, emocional, físico, energético e espiritual. Ideal para quem busca apoio emocional e também quer unir as terapias complementares ao seu processo”, explica a espiritualista e especialista em terapia holística, Juliana Viveiros, da Plataforma iQui.
Existem diversas terapias, mas as principais e mais utilizadas são: cromoterapia, aromaterapia, fitoterapia, reflexologia, florais, homeopatia, cristaloterapia e Reiki. Ainda de acordo com espiritualista, tudo é uma questão de abrir a mente para encontrar o que se deseja, não importa a maneira, o importante é seguir em buscar de uma condição positiva para se viver.
“Muitas pessoas identificam os sintomas tanto de depressão quanto de ansiedade, somente quando começam a perceber o que o corpo físico está sendo afetadas com dores, alterações de humor, dificuldade para dormir, desânimo e alterações no apetite; mas com autoconhecimento, é possível interpretar outros sinais (um pouco mais silenciosos) que o corpo emana, antes de virarem sintomas externos”, revela.
As terapias holísticas são capazes de transformar o ser humano internamente, mas antes de iniciar um tratamento, a espiritualista ressalta algumas orientações básicas que não devem ser esquecidas: não deixe de freqüentar um psicólogo ou psiquiatra e jamais abandone a medicação e não deixe de pedir ajuda. Apesar de ser possível superar qualquer adversidade sozinha, todo esse peso deixará a rotina mais árdua. Por isso, é tão importante optarmos por uma ajuda especializada.
A espiritualista da plataforma iQuilibrio finaliza com a seguinte mensagem para quem está enfrentando graves problemas emocionais “mesmo que os dias não estejam fáceis não se sinta derrotado, apesar de todo desafio devemos nos orgulhar da nossa trajetória e de quem somos, só você sabe o que sente e no fundo também sabe da sua luz! Você é o pintor da sua história e pode utilizar das cores mais lindas para desenhar o quadro da sua vida” – conclui a espiritualista da Plataforma iQuilibrio.