De acordo com dados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 2018 foram registrados 71 feminicídios e 288 tentativas, 66% dos casos ocorreram dentro das residências das vítimas e 56% dos crimes tiveram como autores companheiros ou ex-companheiros. A Baixada Fluminense lidera o ranking da violência, com 23 casos de feminicídios e 73 tentativas no ano passado.
Nos primeiros quatro meses de 2019, a PM recebeu quase 22 mil chamados referentes à violência contra a mulher, mas apenas 16% desses tiveram registro nas delegacias. A ‘Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida’, um programa do Governo do Estado para combate à violência doméstica, destaca que 77% das ocorrências relativas à violência contra as mulheres são interrompidas pela vítima no próprio local do fato.
Para levar informações sobre prevenção à violência contra a mulher e prestar atendimento às vítimas, o Ônibus Lilás está de volta ao Estado do Rio. Pintados na cor lilás, os ônibus são equipados com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. No local há uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada em esquema de plantão para atendimentos que se fizerem necessários.
A agenda itinerante foi reativada na quarta-feira, dia 16 de outubro, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. O primeiro município a ser contemplado foi Mesquita, na Baixada Fluminense. Neste sábado (19), o Ônibus Lilás faz uma participação especial na Ação Social promovida pela Polícia Militar em Vila Kennedy. A agenda oficial prevê visitas a Volta Redonda (dia 22), Paraíba do Sul (dia 23), Itaocara (dia 25) e Rio de Janeiro – Central do Brasil (dia 30) e Praça XV (dia 31) e Volta Redonda, no dia 1º de novembro.
Os ônibus estarão estacionados em praças públicas, das 9 às 15h. A programação vai contar ainda com palestras na área externa, sob o toldo do Ônibus Lilás, com capacidade para 20 pessoas. O serviço havia sido suspenso em julho para reparos nos dois veículos usados para percorrer os municípios. Durante este mês, a ação também levará informações sobre a campanha Outubro Rosa, que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O objetivo dos Ônibus Lilás é prestar atendimento a mulheres em situação de violência, fomentar políticas públicas específicas voltadas para este público e fazer um mapeamento da região em relação ao índice de violência contra elas”, explica a psicóloga Patrícia Xavier, superintendente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres da SEDSODH.
Campanha de doação de sangue para tricolores
Em um campo de futebol a torcida deve ser sempre de paz. Assim também acontece na sociedade. Pensando nisso, o Banco de Sangue Santa Teresa realiza de 20 a 30 de outubro, a ‘Campanha Sou Guerreiro Solidário’, voltada para os torcedores, jogadores e simpatizantes do Fluminense. Em sua 10ª edição, ação em Petrópolis (RJ) tem o objetivo de aumentar o número de doadores, bem como manter os estoques sanguíneos em níveis altos para atender as demandas com segurança. A campanha ainda presenteará os primeiros doadores com um copo exclusivo.
Os interessados em doar sangue precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular da Região Serrana. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso 477, Bingen – Petrópolis. Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355. Há estacionamento conveniado durante a doação no próprio hospital.
Ação social na Praça da Cruz Vermelha
Neste domingo, 20 de outubro, das 9h às 13h, acontecerá, na Praça da Cruz Vermelha, mais uma edição do “Curta a Praça”, projeto da Ação Social da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro. Durante o evento, alunos, responsáveis e colaboradores-voluntários do Colégio Cruzeiro irão comandar atividades gratuitas para crianças e adultos.
Entre as ações estão atendimento médico e odontológico, manicure e pedicure, além do banho da ORES (Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização), um chuveiro móvel à disposição das pessoas em situação de rua. Crianças poderão participar de oficinas de contação de histórias, desenho e artes. Haverá ainda um cantinho da leitura com doação de livros. A Justiça Itinerante estará presente com o serviço de orientações jurídicas. O evento contará, também, com a apresentação do Coral “Uma Só Voz”, formado por pessoas que estão em vulnerabilidade social.
Chocolates saudáveis para atletas
É cada vez maior o número de pessoas que buscam um estilo de vida mais equilibrado, integrando alimentos saudáveis e saborosos às dietas. O segmento movimenta no País cerca de US$ 35 bilhões e cresce 25% ao ano, de acordo com o Euromonitor. Nos países mais desenvolvidos, o crescimento é de 6% ao ano. Mas chocolate e vida saudável combinam? Em alguns casos, podem combinar sim.
Para mostrar que ser fitness e comer chocolate não são comportamentos contraditórios, a Kopenhagen se uniu à Track&Field na ação “Soul Good é saudável. Mas é muito mais do que isso”. Neste domingo, 20 de outubro, após o Santander T&F Run Series, os atletas irão conhecer e degustar, na arena do Barra Shopping, produtos da sua nova linha de chocolates clean label, zero adição de açúcares, sem glúten, lactose, adoçantes ou corantes artificiais, com ingredientes naturais. São seis produtos, entre tabletes 70% cacau, bombons das versões Lajotinha e Língua de Gato.
Em São Paulo
‘Rua da Gente’ estimula corpo e mente
Bairros de São Paulo recebem neste fim de semana o Programa Rua da Gente que, além de integrar atividades de lazer e esporte para trabalhar o corpo e a mente, estimula novos hábitos com oficinas de artesanato, danças variadas e reaproveitamento de material reciclável. Pirituba e São Mateus receberão no sábado (19) ações integrativas como práticas meditativas, aulas de Zumba, FitDance, dança de salão e muito mais. No domingo, 20, será a vez da Mooca, Itaim Paulista e Sapopemba.
Pela primeira vez no evento, o Ginga.Fc — organização que promove experiências relacionadas ao futebol e interligadas com atividades das áreas do turismo, moda, sustentabilidade, arte e cultura – ensinará os moradores da Capela do Socorro a desenvolver redes esportivas para gols de futebol feitas 100% com fitas de garrafas PET.
Brincar e contar histórias faz bem para a saúde mental
A Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização não-governamental que congrega 1.282 voluntários responsáveis por contar histórias em 91 hospitais do País, promove nos dias 18 e 19 de outubro, a 12ª edição do workshop ‘A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental’. O evento acontece pela primeira vez na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo é reforçar a importância do brincar e da contação de histórias como atividade terapêutica, incentivar a prática de atividades lúdicas no tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais, além de aproximar a sociedade civil dos profissionais de instituições de referência. Voltado a estudantes, voluntários e profissionais da saúde e do terceiro setor, o workshop oferece uma programação com palestras, oficinas e roda de conversa.
No ano passado, foram registradas 17 mil atuações e mais de 133 mil horas doadas pelos voluntários da Viva. O Diário do Contador também aponta que a associação conseguiu impactar cerca de 240 mil pessoas, sendo 109.039 crianças, 101.627 acompanhantes e 28.020 profissionais da Saúde. O workshop conta com apoio do Ministério da Cidadania e do Instituto Helena Florisbal, que desde 2015 atua como parceiro nesta atividade. Para participar, basta se inscrever pela internet: bit.ly/2lwkKEa
Ação de marketing mostra efeitos da poluição na pele
A poluição causa danos à pele como a formação de radicais livres que resultam em envelhecimento precoce e diminuição do colágeno.. Para mostrar como isso acontece, a marca de cosméticos Vult criou a ‘Expoluição’, uma ação que convida consumidores a refletir sobre os impactos da poluição. A ação acontece de 15 a 20 de outubro em plena Avenida Paulista, para informar e conscientizar sobre as consequências muitas vezes invisíveis da poluição.
A ação é parte do lançamento de seu CC Cream Antipoluição 10 em 1. Um grande painel, que evidencia o antes e depois de uma pele protegida de agressões externas pelo novo produto, foi instalado em frente ao Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista, 2.064. No local também acontece demonstração do CC Cream e profissionais apresentam o DermaView, aparelho que identifica os prejuízos causados na pele pela poluição, sol e mudanças climáticas. O produto estará acessível apenas para a mostra, e disponível para compra nos pontos de venda Vult em todo o Brasil.
Campanha sensibiliza motociclistas no Rodoanel
EVENTO TÉCNICO
Congresso de Odontologia envolve até hipnose e florais quânticos
É cada vez maior a relação entre a tradicional Odontologia e as diferentes terapias complementares. Para discutir temas de interesse, a Sociedade Brasileira de Odontologia e Saúde Integrativa (SBOI), que reúne cirurgiões-dentistas, médicos, biomédicos farmacêuticos e profissionais da área de saúde com visão integrativa, realiza de 18 a 20 de outubro o Congresso Internacional de Odontologia e Saúde Integrativa (SBOSI).
O evento acontece no Hotel Radisson, no Rio de Janeiro, e traz 19 palestrantes nacionais e internacionais, workshops e cursos interativos falando sobre Laser, Microbiota, Terreno, Ilib, Postura, Fascias, Nico, HOFFI, Hipnose, Frequenciais, Quânticos, Biológica, Biorresoncia e Termografia. O objetivo é promover conhecimento, inovação e conceitos de bem-estar, saúde e beleza. Mais informações no site oficial da Sociedade.
Com Assessorias