Músicas sobre o coelhinho da páscoa e brincadeiras como o coelho na toca, dança das cadeiras e estátua, as crianças transformaram a sala de aula da Classe Hospitalar em um espaço de recreação. Logo após, houve apresentação de pequena peça teatral pela Capelania Hospitalar, que mostrou o significado da Páscoa para os pequenos e seus familiares.
No fim, aconteceu a distribuição de caixinhas com doces doados pelos estudantes da Universidade Iguaçu (UNIG), tudo com as devidas orientações médicas. A ação foi organizada pela Classe Hospitalar, que ajuda as crianças internadas com conteúdo didático referente à matéria escolar. Por dia, 15 crianças participam das aulas, que acontecem em um espaço anexo à enfermaria pediátrica, ou no leito.
Já para as crianças do Setor de Pediatria do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte do Rio, a festa da Páscoa este ano vai começar a quase 30 km de distância da unidade, na Barra da Tijuca. De lá partirá, às 9h15 deste sábado, 20 de abril, o Ride in Rio, cortejo organizado por clube de motociclistas (HogRio e Rio HD), que arrecadou e levará para os pequenos pacientes coelhinhos de pelúcia e kits de higiene.
Páscoa solidária: voluntários levam chocolates e alegria a hospitais e asilos
Escritório de advogados doa caixas de bombom
O Bichara Advogados tornou mais doce e divertida a Páscoa de 325 crianças e adolescentes atendidos por organizações sem fins lucrativos que atuam na assistência de menores em situação de vulnerabilidade social e de saúde. A campanha entre os colaboradores superou a meta de arrecadação de caixas de bombom. Por isso, a banca acrescentou à doação um brinquedo surpresa para cada criança.
Foram contempladas a Organização Não Governamental Sonhar Acordado, o Instituto Refazer, o Centro de Cooperação para o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência (CCDIA) e a ABRACE. O escritório organizou ainda uma celebração com direito a piscina de bolinhas, lanches, chocolates e decoração temática.
A ação faz parte das iniciativas de responsabilidade social do escritório, que vem incentivando o exercício da advocacia solidária através da prestação de serviço jurídico voluntário e gratuito em caráter institucional e de forma estruturada para entidades e organizações sociais que não têm condições de arcar com os honorários legais. A área pro bono do Bichara Advogados envolve a participação das cinco unidades organizada de forma sistemática, com avaliação de resultados.
Aplicativo de táxi distribui ovos de chocolate
Chamar um carro particular ou táxi, nesta Páscoa, fez não somente passageiros felizes, mas também centenas de crianças. É o que aconteceu com quem precisou recorrer ao aplicativo Wappa na semana que antecedeu o tradicional feriado. Em três regiões comerciais de São Paulo (entorno das Avenidas Paulista e Engenheiro Luís Carlos Berrini e na Vila Olímpia), o aplicativo de transporte engajou motoristas que – caracterizados de coelhos – distribuíram ovos aos usuários e também ao Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI).
Para a ação, a Wappa produziu e embalou centenas de ovos de chocolate. Enquanto os passageiros recebiam o presente e se surpreendiam com o coelho-motorista no ato da corrida, os ovos destinados às crianças do ITACI foram doados por um grupo de colaboradores da empresa. Confira a reação de alguns passageiros ao receberem os ovos de Páscoa do coelho-motorista Wappa:
https://www.youtube.com/watch?v=TFeM12Ii7XI&feature=youtu.be
Aplicativo de delivery cria botão solidário
A Rappi, aplicativo de delivery de tudo em minutos, anuncia um botão solidário em comemoração à Páscoa. A plataforma disponibilizou um espaço especial para que os usuários façam doações para instituições de caridade em todas as cidades em que a startup atua no Brasil.
O dinheiro arrecadado será repassado para ONGs que auxiliam crianças carentes. Com as doações, as entidades comprarão ovos de páscoa para alegrar o feriado delas. Entre as instituições participantes, estão a Casa Ronald McDonald (RJ), Creche Cantinho da Vó Georgina (POA), Lar dos Meninos de São Luiz (Curitiba), Lar Recanto do Carinho (Florianópolis), Passos Mágicos (SP), AACD (Brasília) e Lá da Favelinha (BH).
‘Ovos’ de Páscoa também no Zoológico
Na celebração da Páscoa, os animais do plantel do RioZoo estão recebendo um mimo para lá de especial da equipe de Biologia: “ovos de páscoa” de acordo com a dieta alimentar. Para os ursos, a iguaria teve sabor de frutas. O leão e outros felinos receberam “ovos de páscoa” sabor carne vermelha.
As araras tiveram ovos de argila em formato de móbiles. A ação faz parte do programa de enriquecimento ambiental, adotado pelo parque para oferecer mais dinamismo à rotina dos animais e atender às necessidades comportamentais das diferentes espécies, promovendo desafios e incentivando a exploração de novos paladares e sensações.
O Zoológico, que no momento está passando por obras de reformulação para ser transformado em bioparque, está com área de visitação pública reduzida. O funcionamento acontece aos sábados e domingos e também nos feriados, das 10h às 17h. A consulta sobre dias e horários de funcionamento pode ser feita através do site www.riozoo.com.br .
Bolsas de estudos para mães de crianças com doenças raras
Apoio a instituições para pessoas com deficiência
A organização ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças realiza um Café de Boas Práticas sobre o tema ‘Como alavancar o desenvolvimento da sua instituição‘, no dia 25 de abril (quinta-feira), na Apae do Rio de Janeiro. Destinado à Instituições que atendem pessoas com deficiência (PcD) da região que querem aumentar as oportunidades de impacto, o encontro é gratuito e discute o protagonismo das PcD na sociedade. Para o debate, vão ser apresentados conceitos sobre medição de resultados e a teoria da mudança. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento.
O encontro marca a expansão no estado fluminense da Rede ASID, formada por 107 instituições em todo o Brasil, como a APAE RJ, Chat 21 e AFECE, que atuam na causa da pessoa com deficiência. Todas participantes da rede têm acesso a uma metodologia de desenvolvimento da gestão e de projetos de voluntariado, além de inclusão de PcD no mercado de trabalho. O mediador das conversas é Alexandre Amorim, diretor executivo da ASID Brasil e atual Forbes Under 30 na área de impacto social no país.
DIA DA TERRA
Rede de hotéis quer combater desperdício de alimentos
No dia 22 de abril é celebrado mundialmente o Earth Day, ou Dia da Terra. A data foi criada para voltar as atenções de todo o mundo à importância de contribuir com o planeta e demonstrar apoio à proteção do meio ambiente. “Ame a Comida. Não Desperdice” é o tema da ação que a rede Accor promove para celebrar a data com o Planet 21 Day, um momento educativo com iniciativas práticas para que os colaboradores expandam sua consciência ambiental. O evento faz parte do seu programa de desenvolvimento sustentável global, o Planet 21.
Dentro do tema desperdício de alimentos, estão sendo organizadas diversas atividades, como oficinas focadas em consumo consciente na sede da empresa e no Centro de Serviços Compartilhados, em São Paulo. Os hotéis da América do Sul também participam do desafio global da rede Accor, que selecionará um ganhador dentro de cada pilar.
O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo recebeu o Selo Verde da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) com o projeto de conscientização dos hóspedes e colaboradores. O Mercure Pajuçara Maceió e o Mercure Goiania utilizam frutas que seriam descartadas para a criação de geleias, e vegetais para compotas. Na Argentina, o Sofitel Buenos Aires Recoleta somou mais de 700 quilos de alimentos doados para uma instituição, que repassa os alimentos para cantinas e casas de acolhimento.
Entre as iniciativas da operadora de hotéis para 2019 está nova Carta de Alimentação Saudável e Sustentável com 9 compromissos: reduzir o desperdício de alimentos em 30%; privilegiar fornecedores locais e produtos da época; ampliar a oferta de produtos orgânicos e apoiar a agroecologia; privilegiar fornecedores que tenham compromisso relacionados com o bem-estar animal; banir espécies de peixes ameaçadas de seus cardápios e promover a pesca responsável; eliminar plásticos descartáveis; eliminar aditivos controversos (edulcorantes, corantes e glutamatos) e reduzir gorduras e açúcares; propor café ou chá procedentes de manejo responsável e certificado; e oferecer opções que atendam a dietas especiais, como sem glúten, sem lactose e vegetariana.
Da Redação, com Assessorias