Você é daqueles que não consegue ficar sem a sobremesa? Que faz tudo por um docinho? Ou não fica sem uma barrinha de chocolate, principalmente à noite, quando o sono não chega? Minha filha Maria Clara, de 12 anos, é assim.

Apesar de ter a glicose ok e de estar até um pouco abaixo do peso ideal para a idade dela, o nutricionista recomendou reduzir ao máximo – ou cortar mesmo – o açúcar, ingrediente quase sempre indispensável nos pratos calóricos que ela precisa evitar por conta do colesterol alto. Difícil, mas não impossível!

Dentre os quatro sabores do paladar (azedo, amargo, salgado e doce), ele é mesmo favorito da maioria. Mas é bom ter cuidado: o açúcar já é considerado o maior vilão da alimentação hoje em dia.

Muitas passam o dia todo só dando valor a esse sabor e esquecem-se dos outros. E o pior é que quanto mais o paladar se acostuma ao doce, maior é a tendência em consumir açúcares e maior é a “cara feia” para provar outros sabores”, comenta a nutricionista Isabelle Stoll.

Segundo ela, ninguém deve se culpar por gostar tanto de doce! “A psicologia explica que essa preferência pode vir do momento de formação do paladar, onde os primeiros alimentos oferecidos aos bebês são leite materno, papinhas de frutas e suquinhos, todos com sabor levemente adocicado”, afirma.

Mas o melhor de tudo é: o seu paladar é treinável! Ou seja, quanto mais você comer alimentos de sabor azedo e amargo mais vai se acostumar com eles e achá-los tão gostosos quanto o sabor doce. É o que garante a nutricionista, mas isso não acontece do dia para a noite. “A prática pode fazer conseguir apreciar um café sem açúcar em questão de dias”, ressalta.

Nesta quarta-feira, dia 25, às 11h30, a especialista vai ensinar pequenas estratégias diárias para treinar o paladar e ensinar a se desapegar de sabores doces em uma live no Facebook da Ticket, empresa do setor de benefícios de refeição e alimentação. Ao ViDA & Ação Stoll, Isabelle adiantou cinco super dicas para quem quer encarar o desafio. Anota aí:

1. Passe 10 dias bebendo café ou chás sem açúcar e sem adoçante: mas precisa fazer direito, não adianta beber no café da manhã sem açúcar e no café da tarde colocar açúcar ou adoçante, tem que ser todos os cafezinhos do dia ao longo de uma semana, sem adoçar. Se não gosta de café, experimente com chás.

2. Troque o chocolate pela versão 70% ou 85% durante uma semana: principalmente se você já é do tipo que come um docinho todo dia depois do almoço ou do jantar, passe uma semana toda comendo um tabletinho pequeno de chocolate 70% uma vez ao dia, ao final da semana quando você experimentar um chocolate ao leite ou branco vai perceber o quanto eles têm gosto de açúcar e não de chocolate.

3. Troque o achocolatado por cacau em pó: o inverno está chegando e muitos são fãs de chocolate quente, se você é um desses, experimente trocar o achocolatado rico em açúcar por chocolate em pó. A diferença é que chocolate em pó tem 50% cacau, ao passo que os achocolatados mais tradicionais possuem como primeiro ingrediente o açúcar.

4. Procure beber diariamente 1 copo de suco cítrico: as frutas mais ácidas são as que menos possuem frutose (açúcar da fruta) e, portanto, são menos calóricas. Desse modo, não há problemas em tomar uma vez por dia 1 copo de suco de alguma dessas frutinhas: maracujá, limão, laranja pera, acerola ou abacaxi diluídos em água. Além de ser rico em vitamina C, você ainda aproveita para treinar o paladar a se acostumar com o sabor azedinho.

5. Consuma iogurte natural: os iogurtes naturais têm sabor azedo, não precisa beber puro, pode cortar uns pedacinhos de banana e comer junto para dar uma leve adocicada. É melhor do que acrescentar 1 ou 2 sachês de açúcar para conseguir tomar o iogurte, como muitos fazem.

Fonte: Ticket, com Redação

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *