“De gotinha em gotinha, a gente consegue mudar o mundo.” É com essa mensagem que a apresentadora Xuxa Meneghel estrela a Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde, que reforça uma mensagem importante: “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa forla”. A eterna rainha dos baixinhos convida as famílias brasileiras a participarem, neste sábado (18), do Dia D de mobilização, voltado à vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Neste dia, mais de 30 mil salas de vacinação do país estarão abertas das 8 às 17 horas para atender o público, disponibilizando doses de pelo menos 17 vacinas gratuitamente ao público. Será o momento ideal para que pais e responsáveis levem os filhos para atualizar a caderneta de vacinação com todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. 

A campanha segue até dia 31 de outubro em todo o país. Entre as prioridades estão o resgate de não vacinados contra HPVfebre amarela e sarampo — para pessoas de 12 meses a 59 anos, devido ao surto em países vizinhos e ao risco de reintrodução da doença no Brasil.

As vacinas oferecidas às crianças e adolescentes são: BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Varicela, Hepatite A, DTP, HPV, Dengue e dT (Tétano e Difteria).

Acesse o vídeo da campanha

Meu SUS Digital: app alerta sobre situação vacinal

Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que oferece alertas de próximas doses, lembretes e atualização em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O sistema permite acompanhar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas.

Desde 2023, o Ministério da Saúde tem intensificado as campanhas de vacinação e retomado grandes mobilizações nacionais. Para incentivar estados e municípios, mais de R$ 150 milhões foram destinados para reforçar a vacinação em todo o Brasil, com a distribuição de mais de 22 milhões de doses.

Representantes do Ministério da Saúde estarão simultaneamente em capitais como Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo. Saiba mais aqui.

Estado do Rio quer atualizar a caderneta de 3 milhões de crianças e adolescentes

Secretaria de Saúde leva unidades móveis a Mangaratiba e Itaboraí

No Rio de Janeiro, há 1.500 salas de imunização disponíveis para a campanha de multivacinação deste ano nos 92 municípios fluminenses. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é avaliar a caderneta de vacinação de 3.079.361 crianças e adolescentes, que é o público-alvo da campanha. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.

Além das doses do grupo prioritário, os postos também aplicarão vacinas contra a febre amarela e sarampo, em mais de 14 milhões de pessoas, dos 15 aos 59 anos. No caso da vacina contra o HPV, o objetivo é proteger meninos e meninas entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizados.

vacinação foi aberta no dia 6 de outubro e se encerrará no dia 31 deste mês. A mobilização, segundo a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, tem por finalidade convocar os responsáveis a comparecerem aos postos de saúde com as crianças e adolescentes para atualizar a caderneta vacinal.

A campanha vai até o final do mês de outubro, mas, no sábado, o chamado é especial. A vacina no braço é a garantia de imunização contra várias doenças e todas estão disponíveis de forma gratuita na rede SUS. É o compromisso com a vida, que faz toda a diferença”, salientou a secretária.

No Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, a SES-RJ utilizará suas unidades móveis, como estratégia de vacinação fora dos postos de saúde, nos municípios de Mangaratiba, na Costa Verde, e Itaboraí, Região Metropolitana.

O caminhãozinho ficará em Mangaratiba, das 9h às 15h, no distrito de Conceição de Jacareí (Rua Alameda Waldomiro José Nogueira, nº 16), em frente à UBS, para reforçar a vacinação. Em Itaboraí, o trailer ficará, das 8h às 16h, na Avenida Prefeito Milton Rodrigues, no Centro de Manilha, próximo à drogaria Pacheco. As unidades móveis vacinarão das 9h às 15h.

Leia mais

Multivacinação no mês das crianças: o melhor presente é a prevenção
Vacinação nas escolas reforça proteção de crianças em Niterói
Rio de Janeiro amplia até 19 anos a vacinação contra o HPV

Vacinação na cidade do Rio vai a igrejas, shoppings, escolas e praças

Clínicas da família e pontos extras ofertarão diversos serviços, incluindo uma grande ação pelo Outubro Rosa 

Na cidade do Rio de Janeiro, o dia D de mobilização da campanha de multivacinação contará com mais de 500 pontos de atendimento funcionando das 8h às 17h em unidades municipais de saúde e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros onde haja grande circulação de pessoas.

A campanha de multivacinação é um esforço para garantir que nenhuma criança fique sem proteção. São muitos profissionais diretamente envolvidos, para revisar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes e aplicar as vacinas que estejam faltando”, destaca o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Além de todas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, a campanha servirá ainda para atualização da vacina contra o sarampo e a febre amarela em adultos que levarem as crianças para vacinar. A SMS-Rio vai aproveitar a grande circulação de pessoas para oferecer vários serviços voltados à saúde da mulher e ações de orientação e promoção da saúde, marcando a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do cólo do útero.

Assim, a mãe, tia ou avó que for levar a criança para conferir a situação vacinal em uma clínica da família ou ponto extra já poderá aproveitar para receber orientação e vários serviços de saúde da mulher”, completa o secretário.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou outro documento que comprove a situação vacinal, para que as equipes de saúde possam realizar a avaliação e, caso necessário, aplicar as doses que não foram administradas no período recomendado.

Shopping será ponto de vacinação gratuita no sábado (18)

A imunização está disponível em todas as 240 salas de vacinação do município, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e as unidades instaladas no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste, e no Shopping Nova América, em Del Castilho.

Em Madureira, na zona norte carioca, o Madureira Shopping também será ponto de aplicação de imunizantes para diversas doenças, em parceria com a SMS-Rio. Ao todo, 15 tipos de vacinas estarão disponíveis no local para o público com idades a partir de 12 anos das 10 às 16h, na loja do Viaduto de Madureira, no terceiro piso.

É uma oportunidade para que os clientes atualizem a caderneta de vacina, completem esquemas vacinais e se protejam das novas cepas de doenças como gripe e covid-19, de forma rápida e prática durante a visita ao shopping”, diz em comunicado.

Serão aplicadas as vacinas, para os grupos de pessoas indicados a recebê-las: Hepatite B, Pentavalente, Dupla Adulto, Febre Amarela, Hepatite A Pediátrica, Menigocócica ACWY 135, Meningocócica C (crianças), Pneumocócica 10,  Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana Infantil (DTP), Rotavírus, Varicela, Covid-19 e Influenza.

A lista completa dos pontos de vacinação e atendimento no município do Rio estará disponível para consulta na sexta-feira (17) no site da SMS, no link saude.prefeitura.rio.  Em caso de dúvidas, devem procurar a clínica da família ou centro municipal de saúde mais próximo de sua residência para informação. Para encontrar a unidade de referência, basta acessar o serviço Onde ser Atendido no link prefeitura.rio/ondeseratendido.

Shopping de SP recebe campanha de multivacinação nesta sexta (17)

Nesta sexta-feira, 17 de outubro, o Shopping Ibirapuera será ponto de apoio para a campanha de multivacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, em parceria com a UBS Sigmund Freud.

A ação, que faz parte de uma mobilização que acontece em diversos pontos da cidade entre os dias 11 e 22 de outubro, tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo proteção contra várias doenças preveníveis.

No Ibirapuera, a equipe de saúde atenderá no Piso Jurupis (próximo à loja PBKids), das 10h às 16h30. Basta comparecer com a carteira de vacinação e um documento de identificação. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site da Prefeitura de São Paulo.

Confira as vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do país:


Fonte: Ministério da Saúde, SES-RJ, SMS-Rio e outras assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *