Foi-se o tempo em que a maior preocupação dos pediatras era acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil e auxiliar as famílias na prevenção de doenças típicas da infância, muitas delas, erradicadas do Brasil graças ao avanço da vacinação. No dia a dia da prática clínica, algumas questões angustiam esses profissionais, como a hesitação vacinal – agravada pelo avanço do negacionismo no país depois da pandemia de Covid-19 – que derrubou os índices de cobertura vacinal, colocando em risco a saúde não só das crianças, mas de toda a população.

Os efeitos danosos das redes sociais na saúde mental de crianças e adolescentes, cada vez mais diagnosticados com quadros de ansiedade e outros transtornos e expostos a situações de risco, e até mesmo o impacto das mudanças climáticas na saúde infantil, também preocupam os pediatras, que se veem às voltas também com a explosão de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Estes temas estão em pauta no XVI Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Consoperj), que tem como tema central “Criança e o futuro: novos horizontes do cuidado”. O evento reunirá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Expomag, na Cidade Nova, os mais renomados especialistas da área pediátrica do Estado do Rio de Janeiro e de diferentes setores da saúde.

A programação – que faz alusão ao Dia do Pediatra, lembrado no último dia 27 de julho – também aborda o uso cada vez maior da Inteligência Artificial na Pediatria e traz uma abordagem profunda de evidências científicas sobre o manejo clínico do autismo – cujo número de diagnósticos vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, sobretudo na infância. O encontro vai discutir ainda temas atuais, como o aumento dos casos de febre Oropouche e outras doenças emergentes entre as crianças e adolescentes.

Foi um grande desafio para os profissionais que participaram da idealização do Consoperj 2025 construir uma grade científica que amplie o olhar sobre os principais agravos, os mais comuns, e ao mesmo tempo olhando para futuro que inclui, por exemplo, a medicina de precisão e doenças raras“, diz a pediatra Anna Tereza Moura, nova presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), que organiza o evento.

Evento apresenta novidades científicas em Pediatria

Marcado por diversas inovações e atividades interativas, o Consoperj tem como proposta apresentar e discutir os principais avanços da área que trata de diferentes questões relacionadas ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes com uma visão integral e para o futuro.

Durante os três dias de evento serão realizados workshops, mesas redondas, simpósios, miniconferências, além de sessões de casos clínicos que serão apresentados por especialistas de diferentes setores da pediatria. De acordo com a presidente Anna Tereza Moura, a proposta é estimular e fortalecer a troca de experiências entre os especialistas e os jovens pediatras para que possam compartilhar casos reais e ampliar o conhecimento com novos aprendizados.

Desenvolvido a partir de dois pilares centrais, o Eixo Científico e o Ser Pediatra, o evento apresentará as últimas novidades da área. No eixo Ser Pediatra, o principal objetivo é promover debates e reflexões, além de falar sobre os desafios da profissão e do pediatra na sociedade atual.

O Eixo Científico tem como propósito atualizar os profissionais sobre os principais temas do setor pediátrico, além de apresentar os últimos avanços no que se refere à prática assistencial, sempre com base em evidências científicas atualizadas.

Ainda no pacote de novidades do evento serão apresentadas as sessões Papo Reto, E aí, doutor? , Papo Carioca e Rio de Ideias. No dia 30 de julho, um dia antes da abertura oficial, serão realizados Workshops Itinerantes, outra novidade do evento apontada como um importante diferencial.

São atividades na modalidade de oficinas, em pequenos grupos, com oportunidade de maior imersão nos assuntos abordados e que serão realizados em serviços de saúde referência na cidade do Rio de Janeiro para o atendimento de crianças e adolescentes.

O Consoperj é uma oportunidade não só de atualização para os profissionais da área, mas também um momento de construir novas conexões, crescer e inspirar os colegas”, enfatiza a presidente.

Acesse a programação neste link

Com informações da Soperj

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *