A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro
amplia até o dia 10 de janeiro de 2025, a vacinação contra a variante XBB da covid-19 para todas as pessoas com 12 anos ou mais. É preciso ter tomado a dose anterior da vacina contra a covid-19 há pelo menos um ano.
A vacina SpikeVax, que ficou popularmente conhecida como “XBB”, em referência a última variante de alta circulação, previne contra novas cepas e reduz as chances de internação e mortalidade pela doença.

De acordo com a SMS-Rio, “esta é a última chance para se vacinar contra a variante XBB da covid-19. A partir de março de 2025, a vacina será atualizada para a subvariante JN.1 e será aplicada de forma escalonada, priorizando os idosos, gestantes e grupos prioritários”.

A vacina está disponível nesta sexta-feira (20) no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial. A partir deste sábado (21) estará também nas 239 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade.

Assista ao vídeo sobre o assunto aqui.

Leia mais

Casos de covid-19 estão em alta no país, aponta Fiocruz
Covid-19: sintomas persistem em até 19% dos pacientes
Covid-19: vacina é incluída no calendário de gestantes e idosos
Covid-19: Anvisa atualiza composição de duas vacinas
Fake news associa vacina da Covid a câncer, Aids e até chip no corpo

Nova vacina contra Covid é incorporada na rotina: entenda quem deve se imunizar

Secretaria de Estado de Saúde distribuiu vacinas e orienta os municípios sobre atualizações no Calendário Vacinal

Idosos de 60 anos de idade e gestantes foram incluídos no público-alvo da vacina de rotina contra a covid-19 do Calendário Nacional de Imunização. Com a nova orientação, os idosos devem tomar doses de reforço a cada 6 meses. No caso de gestantes, a recomendação é que se imunize a cada gravidez, independente da quantidade de doses que já tenham recebido.

A recomendação do Ministério da Saúde, adotada pelo Estado do Rio de Janeiro, “tem como base a disponibilização de diferentes formulações de vacinas, adaptadas às necessidades de distintas faixas etárias e grupos especiais, com ênfase no uso racional e estratégico desses imunobiológicos”.Para atender o calendário, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) distribuiu, nesta semana, 35 mil doses para os 92 municípios do estado aderirem à nova rotina.

É importante reforçar a imunização para proteger quem mais precisa, e para garantir que os novos cidadãos do estado estejam seguros contra a Covid”, destaca a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.
Ainda de acordo com a SES-RJ, a vacina contra a Covid-19 que será implementada tem uma composição derivada de uma linhagem ancestral do SARS-CoV-2 e será atualizada periodicamente para garantir a eficácia do imunizante contra novas variantes. Vale ressaltar que essa tecnologia de vacina já foi implementada anteriormente com a vacina SpikeVax, que ficou popularmente conhecida como “XBB”, em referência a última variante de alta circulação.
Com a chegada dessa nova vacina na rotina do Calendário Nacional de Vacinação, a gente consegue sustentar a redução de casos graves e óbitos pela covid-19 no estado do Rio de Janeiro”, aponta o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro.

Atenção ao novo cronograma

* Idosos com 60 anos ou mais deverão receber uma dose de vacina a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas.

* Para as gestantes, a recomendação é receber uma dose do imunizante disponível, em qualquer momento da gestação, e em cada gestação, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas.

* Crianças entre 6 meses e 5 anos de idade já eram contempladas desde janeiro de 2024. Para os demais grupos prioritários com 5 anos ou mais de idade será considerada a vacinação especial contra a Covid-19.

 
* A Secretaria de Estado de Saúde recomenda aos municípios que redobrem os esforços na divulgação dos imunizantes e realizem ações para garantir uma cobertura vacinal homogênea em todo o estado.
Com informações da SMS-Rio e SES-RJ
Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *