A palavra significa controlar, unir. Yoga é um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. É um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente por meio de disciplinas tradicionais de quem a pratica. Existem inúmeros estudos científicos que abordam os benefícios proporcionados com a prática de yoga – ou ioga, como preferem alguns.

Dentre tantos, cientistas do Instituto do Cérebro (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein), da Universidade Federal do ABC e da Harvard Medical School detectaram imagens da ressonância magnética funcional que demonstraram diferenças na estrutura cerebral das pessoas adeptas. Elas indicam um córtex pré-frontal mais espesso em regiões associadas às funções cognitivas como atenção e memória.

O número de praticantes de yoga no mundo cresceu de 200 milhões em 2010 para 300 milhões em 2020, de acordo com a International Yoga FederationSegundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Yoga Alliance e pelo Yoga Journal, 55 milhões de americanos praticam yoga atualmente, sendo um aumento de 28% em relação a 2016.

No Brasil, a prática também vem crescendo a cada ano. Tanto que muitas academias de ginástica já incluíram a modalidade entre suas atividades. Mas o que é praticado por aqui é mesmo yoga? E qual é o tipo de yoga mais recomendado para fins de saúde? Neste Dia Internacional do Yoga e da Cultura de Paz, o Portal ViDA & Ação separou algumas informações importantes para quem deseja iniciar na prática.

Dicas para quem pretende iniciar sua jornada de yoga

Camila Zerbieli, conhecida nas redes como Camila Zen, é instrutora de yoga e meditação desde 2016. Ela conta que estava na China e na Índia vivendo e estudando yoga, mas queria simplificar isso e trazer pra realidade da mãe, da irmã e das tias. “Quando eu consegui trazer a yoga para o dia a dia delas, foi quando eu entendi que eu poderia ajudar muito mais gente com isso”, revela a professora.

Hoje, Camila Zen tem hoje mais de 20 mil alunos em seu programa Yoga Restaurativa. Segundo ela, a yoga restaurativa é pensada para relaxar o corpo e mente, liberando músculos e tensões, melhorando o equilíbrio, sono e humor.

“A maioria das pessoas quando pensa em yoga pensa em contorcionismo, posições difíceis, mas o foco da yoga não é fazer uma ou outra postura. Existem vários tipos de yoga e o que eu ensino é com foco no bem estar”, completa a criadora de conteúdo.

Camila Zen explica que para quem deseja iniciar na yoga, a melhor recomendação é iniciar com pequenas doses diárias. “Ao invés de buscar uma hora para se exercitar, ou esperar o momento perfeito, escolha 5 ou 10 minutos do seu dia em algum lugar fixo na sua casa e faça todos os dias. Com o tempo, a gente começa a perceber como aquilo faz bem pra gente e a gente vai querer mais”, afirma.

Atividade física antes e depois de acordar

A criadora de conteúdo digital ainda recomenda a prática da yoga quando possível, logo depois de acordar ou antes de dormir.

“Na yoga restaurativa, é comum iniciar a prática na cama logo após acordar. Antes de sair da cama você já pode fazer movimentos para acordar o corpo e lubrificar as articulações. Fazer yoga antes de dormir também é um ótimo momento para fazer alguns minutos para relaxar e conseguir dormir melhor”.

Recuperar energias e relaxar a mente

“Quando eu estou muito estressada, preocupada e ansiosa, a yoga me ajuda a centrar, me trazer para o momento presente e me fazer respirar de novo. Por outro lado, quando a gente está sem energia, precisando de algo para nos dar uma motivação, a yoga também ajuda a levantar essa energia, dando vitalidade e força para seguir em frente”, finaliza a profissional.

Com Assessoria

Leia mais

Rio antecipa Dia Mundial da Yoga com eventos gratuitos
6 motivos para você começar a fazer yoga agora mesmo
Yoga, agora reconhecido pelo SUS, dispara no Brasil

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *