Há quatro anos, o ex-militar carioca Mizael Carvalho corre atrás de oportunidades de ajudar outras pessoas em atividades sociais. “Deixei tudo porque queria encontrar oportunidades de fazer o bem, e em troca ganhei muito, como conhecer gente nova, outros lugares… E agora, estou feliz por poder fazer o que gosto em minha cidade”, conta. Ele é um dos voluntários que participa do Circuito dos Campeões, aberto neste sábado, 13, no Rio de Janeiro, e que deve receber 800 voluntários de toda a América do Sul ao longo desta semana.
Entre as atividades, está a doação de sangue, para aumentar a coleta, que está 50% menor do que a necessidade diária neste período de Olimpíada. Na manhã desta segunda-feira (15), além de dar a largada para o mutirão de doação de sangue, haverá Feiras de Saúde em 12 pontos do Rio, para oferecer atendimento gratuito à comunidade. Até sexta-feira, cem jovens a cada dia irão ao Hemorio para doar sangue.
Coleta no Boulevard Olímpico
Até sábado, dia 20, é possível também doar sangue na unidade móvel do Hemorio montada nas proximidades do Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, na antiga Zona Portuária do Rio. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e visa à manutenção dos estoques de sangue para garantir o atendimento e a distribuição de sangue para mais de 150 unidades de saúde em todo o estado.
“As doações de sangue precisam ser mantidas durante o período olímpico e é importante que elas sejam feitas de maneira frequente. Para a obtenção de concentrados de plaquetas, componente que é preparado a partir dessas doações e que só têm validade de cinco dias, necessitamos desse fluxo constante, principalmente em períodos de grandes eventos, como o que estamos vivendo agora”, explica Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
Com capacidade para realizar entre 80 e 100 cadastros por dia, o posto volante funciona entre 10h e 16h e e estará estacionado na Rua Antonio Lage, próximo ao Espaço Rio de Janeiro e à NBA House, atrações do Boulevard.
O ônibus é estampado com a imagem do embaixador mundial da campanha #BeThe1, o jogador da seleção portuguesa de futebol Cristiano Ronaldo, que já se declarou doador. Idealizada pela Abbott com apoio da Pró-Vita, a iniciativa busca incentivar a doação de sangue no mundo inteiro. Unidades de coleta móvel também estarão em outros pontos da cidade ao longo do período dos Jogos Olímpicos. A programação completa está disponível no site www.hemorio.rj.gov.br.
Circuito dos Campeões
Abrigados em escolas da cidade, os jovens inscritos no projeto Circuito dos Campões têm desafios diários para beneficiar a comunidade. No domingo, o primeiro dia de ações, o meio ambiente foi o foco, com uma campanha de incentivo à coleta de lixo no Aterro do Flamengo, durante a prova final da Maratona Feminina.
De acordo com Carlos Campitelli, organizador do Circuito de Campeões, a ideia é mostrar que fazer voluntariado traz muitos ganhos, como a possibilidade de estar no Rio vivenciando o clima olímpico, conhecer um país diferente – no caso dos hispanos que estão por aqui-, fazer novos amigos, melhorar o currículo – visto que muitas empresas priorizam quem tem este tipo de histórico-, e ainda ter a oportunidade de transformar a vida de alguém.
“Quem participa de um projeto como este, volta para a sua cidade diferente. Por ser um projeto feito com jovens, o resultado do uso desta força vai ser potencializado muitas vezes”, garante Campitelli. O Circuito de Campeões é organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem vários projetos de voluntariado em todo o mundo.
Informações ao doador
Para doar sangue, basta estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 de idade e pesar mais de cinquenta quilos. Não é necessário estar em jejum, mas é aconselhável evitar alimentos gordurosos quatro horas e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais, que pode ser obtida no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Quem fez tatuagem recentemente deve esperar seis meses para doar.
O salão de doadores do Hemorio funcionará normalmente, de segunda a domingo, entre 7h e 18h. As únicas exceções serão os domingos – dias 14 e 21 de agosto – quando o salão não será aberto devido ao fechamento das ruas do entorno por conta das provas de maratonas masculina e feminina dos Jogos Olímpicos. O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio.
Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue 0800 282 0708.
Gostaria de coletar sangue próximo à minha igreja em jacarepagua taquara rj rua oriento novo 36 meu telefone 994316369 whatsap.