O ano está chegando ao fim e os pratos especiais dessa época estão sempre presentes. Para quem está firme na dieta, mas também não quer passar vontade na hora da ceia, a boa notícia é que a estratégia “equilíbrio” continua sendo a melhor para não causar grandes impactos na saúde e na balança.
Costumo dizer que as práticas alimentares negativas sempre pesam mais do que as positivas. Ou seja, se o indivíduo se alimenta bem durante cinco dias e chuta o balde no fim de semana, ele já está criando um ambiente metabólico desfavorável ao ganho de massa magra e favorável ao ganho de gordura, inflamações e, até mesmo, resistência insulínica”, alerta o nutricionista ortomolecular Rafael Félix, consultor da Via Farma.
De acordo com o especialista, um feriado ou fim de semana de “pé na jaca” pode custar até 15 dias de esforços do organismo para eliminar as toxinas e voltar ao equilíbrio, principalmente quando há excesso de ingestão de álcool.
Não são apenas as calorias que contam nessa equação, mas também as alterações metabólicas e sistêmicas que podem ocorrer após um dia de exageros. Mas, se formos considerar apenas as calorias, só o álcool é duas vezes mais calórico do que o açúcar, por exemplo”, explica o nutricionista.
Mas, como lembra Félix, é possível celebrar com equilíbrio, sem radicalismos e sem deixar de aproveitar as delícias típicas do Natal e do Réveillon. “Na noite de Natal, por exemplo, é comum termos várias opções na mesa, inclusive as mais saudáveis. Então tente fazer um prato mais natural. Um pouco de arroz, acompanhado de peito de peru, que é a parte mais magra da ave, algumas oleaginosas e uma salada já formam um prato saboroso e equilibrado”, indica o nutricionista.

Sobremesa e álcool, como resistir?

E se bater a vontade de comer um docinho ou alguma outra guloseima típica dessa época, não precisa passar vontade – é só comer sem exagero. “Nesse quesito, a recomendação é não cometer excessos, pois, assim como o álcool, os doces têm potencial inflamatório, e podem causar retenção hídrica, desequilibrando os neurotransmissores e estimulando o cérebro a pedir cada vez mais por alimentos calóricos, ricos em gorduras e açúcar”, pontua.

Outro fator a ser considerado é que não vale exagerar na comida e na bebida contando com uma semana a “pão e água” depois das festas. “Esse tipo de radicalismo não faz bem ao organismo. Um fim de semana de excessos seguido por uma semana de restrições alimentares pode acabar desencadeando transtornos de humor, compulsão e outros distúrbios alimentares, principalmente se esse padrão se repete com frequência. Por isso, se vai sair da rotina, tente não fazer isso por mais de um dia e retorne ao hábitos saudáveis em logo em seguida” diz Félix.

E se mesmo depois de todas as dicas, o “pé na jaca” for inevitável, saiba que é possível correr atrás do prejuízo com algumas medidas específicas. “A primeira delas é voltar para a rotina de exercícios de força e aeróbicos, aumentando a ingestão de água, para eliminar as toxinas. Além disso, siga uma dieta estruturada por um nutricionista, se possível. Esse profissional poderá, inclusive, indicar suplementos naturais, como a combinação entre extratos de manto de senhora, oliva, hortelã selvagem e sementes de cominho, ativos que agem sinergicamente no controle do apetite, acelerando o emagrecimento de forma saudável“, finaliza o nutricionista.

Dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem peso na consciência

Sodexo Benefícios e Incentivos reuniu algumas dicas para aproveitar as confraternizações mantendo o equilíbrio alimentar

As festas de final de ano chegaram – e, com elas, os exageros gastronômicos do Natal e do Ano Novo. Com tantas ofertas deliciosas à disposição, é comum que, ao saírem da dieta, algumas pessoas sintam a sensação de culpa e arrependimento.

Soraia Batista, nutricionista da Sodexo, concorda que o perigo dessa época do ano é o grande número de confraternizações. “É preciso um equilíbrio entre o exagero e a limitação”, afirma ela. “Se a pessoa tem o hábito de tentar sempre fazer dieta, no final de ano ela pode inconscientemente acabar descontando toda a vontade de comer de uma só vez, levando ao exagero e ao sentimento de culpa”.

Pensando em levar ainda mais qualidade de vida aos brasileiros,  ela reuniu algumas dicas para aproveitar as festas sem peso na consciência e ter equilíbrio na alimentação. Confira abaixo:

  • Mantenha uma rotina alimentar equilibrada

É importante continuar fazendo todas as refeições normalmente. Fuja das dietas radicais e não tente compensar pulando refeições. Soraia afirma que, por isso, é muito importante ter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável ao longo do ano todo. “Assim, pode-se comer de tudo com consciência e não se sentir culpado nas festas de final de ano.”

  • Faça escolhas inteligentes na hora de montar seu prato

Para aproveitar as comemorações de forma saudável, é importante escolher bem o que comer. Observe as opções e escolha o que mais o agrada. Uma saída é experimentar cada coisa em pequenas quantidades e repetir apenas o que mais gostar. Se mesmo assim ficar com vontade de comer mais um pouco, uma ideia é separar um pratinho para comer no dia seguinte.

  • Não se sinta pressionado a comer, mas não passe vontade

É importante respeitar os seus limites e comer o suficiente para saciar a fome. O mesmo vale para quem fica com receio de ganhar peso: coma na quantidade que está acostumado. Se exagerar um pouco, lembre-se que uma refeição não vai impactar uma rotina equilibrada.

  • Pratique a solidariedade e compartilhe a fartura

Neste ano, em razão da pandemia, as comemorações tendem a ter menos pessoas, o que, entre outros cuidados, ajuda a evitar a disseminação do coronavírus. Mesmo assim, se sobrar muita comida nesses encontros, uma boa ideia é fazer um pratinho para os convidados levarem para casa e, também, separar marmitas para o zelador e outros funcionários do seu prédio e, até mesmo, entre os vizinhos. Assim você evita o desperdício e ainda pratica a solidariedade.

  • Faça do cuidado com a saúde sua meta para 2025

Se você sente culpa alimentar ou outros sentimentos negativos em relação à comida, é hora de colocar a sua saúde como meta para 2021. As dicas para aproveitar a ceia podem ajudar, mas para quem sofre com compulsão ou falta de apetite é preciso buscar ajuda profissional, como a nutrição comportamental.

O chef francês disponibilizou uma receita clássica de Tender com molho de laranja e abacaxi com purê de batata doce e castanha de caju, que pode ser acessada no link.

 

DICAS SAUDÁVEIS E SABOROSAS PARA AGRADAR A TODOS NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Montar a ceia de Natal e Ano Novo pode ser uma tarefa complicada com a missão de agradar todos os paladares. Para auxiliar em todos os passos da ceia, a Campo Largo, marca referência no mercado de sucos e chás, em parceria com a nutricionista Fernanda Monteiro, preparou dicas para fazer sucesso no cardápio de fim de ano!

A temporada de comemorações no fim do ano é sinônimo de muita comida e celebrações com a família e amigos. E nada melhor do que apreciar esses momentos com equilíbrio e muito sabor. Escolhas conscientes, saudáveis e sem extremismos alimentares são os melhores presentes para o nosso corpo e para nossa alma.

O Brasil é um país tropical e as festas sempre acontecem no verão, o ideal é escolher por preparações mais leves, pratos mais pesados e indigestos podem trazer desconforto e por isso uma boa elaboração do cardápio é importante. Para auxiliar nesse preparo, a Campo Largo, marca  de sucos e chás sem conservantes, convidou a nutricionista Fernanda Monteiro para dar algumas dicas de cardápios para o fim de ano. Confira!

:: ENTRADAS

“Investir em entradas é importante, pois a saciedade faz com que as próximas refeições não sejam realizadas de forma exagerada”, conta Fernanda.

As frutas, castanhas e vegetais são ótimas opções de entradas para servir na ceia. Acrescentar patês ou molhos para acompanhá-los pode tornar as entradas ainda mais atrativas para toda a família, inclusive as crianças. Outras ideias podem ser combinadas com fontes de carboidratos integrais e proteínas, como: torradinha integral com tomatinho confit; muçarela de búfala com tomatinho e molho pesto; queijo coalho com tomate seco e manjericão; e ovo de codorna com azeite, pimenta calabresa, pimenta do reino e salsinha.

:: SALADAS

“Antes do jantar, priorize o consumo de saladas. Para deixá-la saborosa e atrativa, tenha um mix de folhas e vegetais”, conta a nutricionista.

Incluir castanhas e sementes pode ser uma ótima opção na hora de servir, a salada fica crocante e mais agradável. É sempre importante pensar na textura dos alimentos que vão ser servidos. Alimentos que possuem mais crocância são mais agradáveis e de fácil aceitação.

Para temperar, fuja dos molhos prontos! Eles são cheios de conservantes e sódio, o que pode fazer com que a salada se torne altamente calórica. Além disso, apostar em um bom molho para temperá-la pode agradar a todos os paladares, como o molho de laranja feito com o Suco Integral Campo Largo:

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Meia xícara de Suco de Laranja da Campo Largo
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de mostarda vegana.

Modo de preparo

Basta misturar todos os ingredientes e servir com o mix de folhas, legumes e até mesmo outras frutas, como manga, por exemplo. Simples, rápido e saudável!

:: CARNES

“Para os acompanhamentos de proteínas, tenha uma opção de carne branca. Evite servir apenas carnes processadas, pois a maioria possui muitos ingredientes como aditivos, conservantes, sódio e realçadores de sabor”, afirma Fernanda Monteiro.

É importante dar preferência para as preparações de carnes frescas e brancas, como peito de aves, pescados, frutos do mar e lombo suíno. Para os pratos ficarem mais saborosos, utilize especiarias, elas dão um toque especial no sabor.

:: SOBREMESAS

Depois da ceia de fim de ano, uma boa sobremesa é sempre bem-vinda. Optar por sobremesas mais saudáveis pode ser uma ótima opção para esse momento, ainda mais quando elas são saborosas e práticas de serem feitas, como o creme gelado de frutas com o Suco de Uva Integral da Campo Largo:

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de castanha de caju natural
¼ xícara (chá) de amoras ou outras frutas picadas e congeladas
1 banana prata pequena
¼ xícara de suco de uva tinto integral
1/4 xícara (chá) de água quente

Modo de preparo:

  • Deixe as castanhas de caju de molho na água quente por 30 minutos.
  • Colocar as castanhas com a água e a banana no liquidificador, bater até formar uma mistura homogênea.
  • Adicione o Suco de Uva Tinto Integral Campo Largo e as frutas aos poucos.
  • Está pronto, pode servir!

:: BEBIDAS

Para as bebidas, opte por sucos integrais, que oferecem diversos benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista, essas opções contribuem para a hidratação do organismo e são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de auxiliarem em todo o processo de digestão e melhorarem o funcionamento do intestino.

Nutricionista dá dicas de como aproveitar a ceia natalina de forma saudável

A especialista recomenda manter o planejamento alimentar no dia da noite de Natal

Para muitos, o Natal é a melhor época do ano, seja pela troca de presentes, decorar a casa, devoção religiosa, reencontrar familiares, ser um presságio do fim do ano ou devido à ceia. A data é marcada por uma das mais importantes e maiores confraternizações e um dos feriados mais queridos, uma vez que ocorre dias antes do Ano Novo.

Nesse período, é comum que as pessoas terminem exagerando na ingestão de alimentos e deixando um pouco de lado a sua própria saúde. Além disso, as pessoas acham que irão engordar durante a ceia devido ao consumo, principalmente aquelas que estão sob alguma dieta restritiva.

nutricionista Karine Beck afirma que é possível aproveitar a ceia sem abusar do consumo. Ela sugere a criação de um planejamento alimentar, que é uma organização e seleção de alimentos para uma rotina alimentar que possa gerar disciplina. A especialista recomenda manter o planejamento alimentar no dia da ceia natalina.

“Não chegar neste momento com fome é o mais importante para você não abusar dos alimentos, porque quando o indivíduo está com muita fome, ele não seleciona o alimento”, explica a nutricionista e docente do curso de Nutrição da UniFTC.

Por isso, um dos maus hábitos que devem ser evitados é ficar muito tempo em jejum, sobretudo com a justificativa de que mais tarde irá comer. No entanto, independente de ser época natalina, esse tipo de comportamento não deve virar hábito. O ideal é que o próprio indivíduo perceba quando está com fome e faça pequenas refeições durante o dia.

“Os alimentos da ceia que devem ser preferidos pelas pessoas para que não haja nenhum tipo de abuso ou de comprometimento da saúde devem ser os alimentos fontes de proteína. A gente pode pensar no peru, frango, chester. Também nas oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas”, conta Karine.

A docente da faculdade em Salvador também enfatiza a importância das frutas, saladas e vegetais. É também preciso dar prioridade a alimentos in natura e minimamente processados.

O mais importante no momento de pensar na composição da ceia é ter todos esses alimentos. Não vou comer só alimentos que têm maior quantidade de gordura ou só alimentos que têm menor quantidade de gordura. Eu posso fazer uma combinação, para que junte todos eles e possa ter um equilíbrio alimentar”, a nutricionista afirma.

Karine Beck também recomenda que, caso se tenha fome antes da meia noite, período em que normalmente se realiza a ceia natalina, o indivíduo deve se alimentar. Esse horário é recomendado para quem se alimentou mais cedo e não demonstra fome.

Após a época natalina, deve-se voltar à rotina. Praticar atividades físicas é essencial, além de beber água regularmente e programar as refeições diárias de forma equilibrada.  “O mais importante é entender que aquilo ali foi um momento, passou, e que agora é preciso voltar a rotina sem nenhum tipo de restrições ou compensações”, a docente afirma.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *