Na abertura oficial do Rio Health Forum (RHF), que acontece paralelamente à Fisweek 25, o maior evento de inovação, criatividade e tendências na saúde da América Latina, diversas autoridades, empresários e especialistas destacaram a importância da iniciativa para uma maior aproximação entre representantes do setor público e privado, fortalecendo o diálogo para ampliar o acesso da população à saúde com qualidade.

Avanços em inteligência artificial (IA) para automatizar prontuários médicos, novas linhas de financiamento do governo federal para modernizar a rede de saúde e estratégias inovadoras de compra de medicamentos de alto custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram entre os principais temas discutidos no primeiro dia do RHF, realizado no ExpoRio Cidade Nova.

Em sua segunda edição, o fórum reúne representantes do governo, de empresas e de instituições de pesquisa, startups e entidades para  debater soluções tecnológicas e políticas públicas para o setor de saúde para expor suas inovações e trocar experiências por meio de debates com autoridades e executivos da área.

‘Agora Tem Especialistas’ e a  parceria com o setor privado

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que representou o ministro Alexandre Padilha no evento, fez um balanço das inovações implementadas ao longo dos 35 anos do Sistema Único de Saúde, destacando o lançamento recente do programa Agora Tem Especialistas.

Segundo o ministro em exercício, esta é “a política mais inovadora dos 35 anos do SUS”, ao incentivar a expansão da oferta pública e estabelecer bases sustentáveis para uma parceria de longo prazo entre os setores público e privado.

O programa cria uma ‘nova moeda’ para o SUS, permitindo que hospitais filantrópicos e privados paguem dívidas ou troquem créditos tributários federais pela prestação de serviços. O Governo Federal apoia, o setor privado oferece, e a demanda é apresentada pelos gestores estaduais e municipais, otimizando a capacidade instalada”, destacou.

Fundo de R$ 20 bilhões para investimentos na saúde

Em vídeo previamente gravado e veiculado durante a solenidade, o titular do Ministério da Saúde, Alexandre Padilha, que está na África do Sul, falou sobre o Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (FIIS-Saúde), que vai disponibilizar R$ 20 bilhões em crédito subsidiado para financiar obras, aquisição de equipamentos e veículos na área da saúde. O diretor da Opas, Jarbas Barbosa, também enviou uma mensagem em vídeo aos participantes.

Integrantes da mesa após solenidade de abertura do Rio Health Forum, na manhã desta quarta-feira, em centro de convenções no Rio de Janeiro
Integrantes da mesa após solenidade de abertura do Rio Health Forum, no ExpoRio Cidade Nova (Foto: Divulgação)

Na abertura oficial do Rio Health Forum, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Felipe Saflate, disse que em breve vai anunciar “medidas ousadas” para reduzir a fila de espera para registro inicial ou de alterações em medicamentos que aguardam análise técnica para comercialização. Mas não deu nenhum detalhe sobre o teor das orientações que serão adotadas.

O presidente da Anvisa, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira; e o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz (representando o prefeito Eduardo Paes). também falaram com exclusividade para o Portal Vida e Ação – acompanhe nossas redes sociais para conferir as entrevistas completas.

A mesa de abertura reuniu ainda, entre outras autoridades, Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde; Claudia Melo, secretária estadual de Saúde (representando o governador Claudio Castro); Josier Vilar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e do Conselho Estratégico da Iniciativa FIS, que organiza a Fisweek, e o ex-ministro da Saúde e presidente do RHF, Nelson Teich.

Leia mais

Fisweek 2025 bate recorde de público e destaca longevidade
Festival de inovação na saúde: Fisweek vai reunir mais de 150 startups
Fisweek25 terá ‘dog lounge’ para adoção de cães abandonados
Fisweek 2025 vai reunir grandes nomes da saúde pública e privada

A tecnologia como aliada no acesso à saúde

Rio Health Forum, na manhã desta quarta-feira, em centro de convenções no Rio de Janeiro
Abertura da Rio Health Forum em centro de convenções no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

O acesso à saúde foi um dos temas que mais despertaram interesse do público no primeiro dia da fisweek25.  Grandes personalidades da área fizeram relevantes palestras sobre o tema, como o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que se destacou no painel “É Possível Acelerar o Acesso à Inovação na Saúde para Todos, com Viabilidade Financeira?”.

 

Painel "O que é Acesso à Saúde", com Gonzalo Vecina, Giovanni Cerri, Nelson Teich e Josier Vilar
Painel “O que é Acesso à Saúde”, com Gonzalo Vecina, Giovanni Cerri, Nelson Teich e Josier Vilar Foto: Divulgação/FISWeek25

No painel “O que é Acesso à Saúde?”, o professor da USP, ex-presidente da Anvisa e um dos idealizadores do SUS, Gonzalo Vecina. defendeu que o cidadão tem o direito de resolver desde os problemas de saúde simples até os mais complicados.

O ex-ministro da Saúde e presidente do Rio Health Forum, Nelson Teich, enalteceu a importância do acesso. “Eu vejo o acesso como o começo de uma linha de cuidados”. Ainda durante o painel, moderado por Giovani Cerri, presidente do Conselho InovaHC, o presidente da ACRJ, Josier Vilar, tratou também da importância da tecnologia para o acesso à saúde.

Na área de Saúde a inteligência artificial é fundamental para reduzir o desperdício, eliminar redundâncias, aprimorar processos e promover inovações incrementais ou disruptivas. O objetivo final de todo esse esforço é garantir o acesso da população brasileira aos serviços de saúde”, concluiu o empresário, que também é médico é idealizador da Fisweek.

Vida e Ação na Fisweek e Rio Health Forum

Realizados simultaneamente no centro de convenções ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro, a fisweek e o Rio Health Fórum são promovidos pela Iniciativa FIS, maior comunidade de saúde da América Latina. A programação continua nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7. Ainda é possível se inscrever e participar.

A convite da organização, o portal VIDA E AÇÃO foi media partner da Fisweek 2025, inclusive com estande no local., onde apresentou o projeto ‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’, realizado em parcerica com o site Comida na Mesa.

A cobertura completa, em parceria com a RVideo Publicidade, você pode conferir em nosso perfil no Instagram @vidaeacao – e no nosso canal no Youtube @vidaeacao. Também é possível baixar e assistir os vídeos no aplicativo de streaming da Mix Play.

Com informações da Fisweek e Estadão

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *