A pobreza extrema atingiu 13,7 milhões de pessoas no Brasil em 2019. Os dados divulgados, no início de novembro pelo IBGE, mostram uma estabilidade desde 2017, após uma sequência de altas desde 2014. Porém, esse número pode voltar a crescer em razão da pandemia da Covid-19. O Banco Mundial estima que a pandemia e a recessão global podem fazer com que mais de 1,4% da população do planeta caia na pobreza extrema.
Essa condição limita o acesso aos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos da Criança, que completa 61 anos neste dia 20 de novembro, Dia Universal das Crianças. Um dos princípios diz que toda criança terá direito a crescer e criar-se com saúde. Para isto, deve ser proporcionado à criança e à mãe cuidados e proteção especiais, inclusive adequados cuidados pré e pós-natais.
Mas esta não é a realidade em muitos lugares no Brasil, especialmente no sertão nordestino. A taxa de mortalidade infantil no Piauí é a quarta mais alta do país, segundo dados de 2018 do IBGE. Enquanto no Brasil foram registradas 12,8 mortes para cada mil nascimentos, no Piauí esse número sobe para 18,5. A extrema pobreza também é uma realidade nos municípios escolhidos, fazendo com que as crianças tenham a sua infância cerceada, comprometendo não apenas o seu desenvolvimento, como também o de toda a região.
Campanha para proteger infância no início da vida
Com objetivo de garantir a saúde no início da vida, foi criada a campanha Bela Baby Box – Proteja a infância no início da vida , um financiamento coletivo para doar enxovais e mini berços para gestantes de regiões carentes. O projeto também prevê a promoção de palestras e oficinas sobre educação em saúde, como preparação para o parto, aleitamento materno e cuidados com o bebê recém-nascido, para pais e mães das famílias que serão beneficiadas.
O crowdfunding está aberto até o dia 15 de dezembro com a meta de arrecadar R$ 113 mil para beneficiar 100 famílias do Piauí, Bahia e Goiás. O projeto também prevê a promoção de palestras e oficinas sobre educação em saúde, como preparação para o parto, aleitamento materno e cuidados com o bebê recém-nascido, para pais e mães das famílias que serão beneficiadas. A iniciativa é uma parceria entre a Bela Gil, Morada da Floresta e ChildFund Brasil, com o apoio da WestRock Brasil.
Os primeiros municípios alvos, com 70 famílias a ser beneficiadas, são Curimatá (PI), Cristino Castro (PI) e Santa Luz (PI) – localidades onde o ChildFund Brasil já atua no desenvolvimento social com foco em crianças e adolescentes, com o objetivo de transformar a condição de vida das famílias. Se a meta de R$ 69 mil para atender a esses três municípios for superada, o projeto será levado para outras 30 mães de Anagé (BA) e Cavalcante (GO), totalizando 100 famílias.
Enxoval completo para um sono seguro e sustentável
Tradicionais na Finlândia, onde são distribuídos desde a década de 30, os mini berços de papelão podem garantir um início de vida mais digno a famílias brasileiras em extrema vulnerabilidade. O Bela Baby Box é um mini berço projetado para proporcionar o sono seguro e prevenção à morte súbita nos primeiros meses de vida.
O berço vai com um colchão livre de solventes tóxicos, ideal para o bebê descansar durante o dia em segurança, além de possuir capa impermeável e lençol. Na caixa, também há fraldas de pano Bebês Ecológicos. Além de economia, as fraldas de pano modernas geram um impacto social e ecológico, pois reduzem a geração de resíduos de fraldas descartáveis. Com 4 fraldas de pano ecológicas, a família deixa de utilizar aproximadamente 900 fraldas descartáveis, evitando o descarte de uma tonelada de plástico.
O kit traz ainda roupas de algodão, lenços reutilizáveis, manta, mosquiteiro, máscaras reutilizáveis, shampoo Aymara-Una, pomada para seios, camiseta sling JeniPele, solução higienizante multifuncional Bioart para reforçar a higiene e, assim, ajudar no combate a várias doenças infecciosas, e sabão de coco Biowash, que é feito com óleo de babaçu e aloe vera.
“Enquanto não temos uma política pública nacional, nós podemos e devemos fazer a nossa parte”, afirma Bela Gil. Ela usou um berço semelhante quando nasceu o seu filho mais novo, em 2016, em Nova York. Depois, ela trouxe a ideia para o Brasil e desenvolveu, junto coma a Morada da Floresta, a Bela Baby Box, que teve a sua segurança certificada por testes do Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer.
No projeto, garantimos o acesso a itens essenciais para um início digno da vida. Itens capazes de promover saúde, conforto e economia para as famílias gestantes. A proposta leva em consideração os padrões de produção e o consumo consciente, engloba o benefício de um produto ecológico, sem produtos químicos que podem ser nocivos ao bebê, somado à conveniência”, explica Ana Paula Silva, da Morada da Floresta.
Com Assessoria