Dados levantados pela Dasa indicam que 2,8 milhões de mulheres, com idade e indicação clínica para a mamografia, não realizaram o exame nos últimos 12 meses. A queda é observada em todo o Brasil, segundo dados do Radar do Câncer: estima-se que o número de mamografias pelo SUS caiu 48%, entre os meses de março a dezembro de 2020 quando comparado com 2019.
Para ajudar a mudar essa realidade, a rede começou a doar 3.600 mamografias para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas ONGs Américas Amigas, Marque Esse Gol e Horas da Vida em seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Brasília, Florianópolis e Salvador. O número de doações realizadas em 2021 é quase o dobro do realizado durante a campanha de 2020.
Após a confirmação do exame as beneficiadas são encaminhadas aos laboratórios Dasa participantes: Delboni Auriemo, Salomão Zoppi e Lavosier, em São Paulo; Exame, em Brasília; e Cedic Cedilab, em Cuiabá; Sérgio Franco, CDPI e Bronstein, no Rio de Janeiro; Lâmina, em Florianópolis; Imagem e Leme, em Salvador; e Alta Diagnóstica, no RJ e em SP.
As doações seguem até 30 de novembro e fazem parte da campanha #OutubroRosaAgora, lançada pela Dasa no final de agosto e ressalta a importância da realização desses exames periodicamente, mostrando que a prevenção ao câncer de mama não pode esperar.
“Essa iniciativa amplia o acesso das pacientes aos programas de rastreamento e diagnóstico de lesões não palpáveis, reduzindo a necessidade de abordagens invasivas e agressivas e aumentando as chances de sucesso no tratamento”, explica Flora Finguerman, radiologista da Dasa.
Maratonista conta sua luta contra o câncer de mama
Debora Aquino era conhecida por seu perfil nas redes sociais, o Blog da Debs, sobre vida saudável, quando foi diagnosticada com câncer de mama, aos 39 anos. Maratonista, passou a postar sobre o tratamento, a alimentação e, inclusive, os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.
Seu objetivo é inspirar outras mulheres que estavam na mesma situação a encarar a doença de uma forma mais leve. A história de Deb virou livro – ‘Num piscar de olhos’. No dia 20 de outubro, a escritora e influenciadora digital conta um pouco da sua jornada pessoal na luta contra o câncer de mama. O bate-papo será às 17h30 no Youtube da D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, .
A live faz parte da campanha A vida vem Antes, realizada em apoio ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização ao câncer de mama, com objetivo de promover o acesso às informações corretas sobre a doença, tirar dúvidas e incentivar o diagnóstico precoce. A campanha traz um hotsite gratuito com informações importantes sobre o câncer de mama, como fatores hereditários e genéticos, exames preventivos, tratamento e reconstrução mamária.
No dia 13/10, uma oncologista da Rede D’Or São Luiz vai tirar dúvidas e explicar um pouco sobre este tipo de tumor: como diagnosticá-lo, tratamentos utilizados e dicas para a prevenção da doença. A live é gratuita, no canal do Youtube da D’Or Consultoria, às 17h30. Veja aqui mais informações sobre a campanha A vida vem antes.
#CorrenteRosa promove lives com médicos especialistas
Como estímulo ao movimento Outubro Rosa, o Grupo Oncoclínicas realiza ao longo de todo o mês a #CorrenteRosa, com uma série de ativações em plataformas digitais voltadas a um olhar positivo para o retorno das rotinas médicas no combate ao câncer de mama. A ação contará ainda com uma programação de lives com médicos especialistas voltadas ao esclarecimento das principais dúvidas da população em geral, em tempo real, sobre os diferentes temas sobre câncer de mama.
Abrindo a campanha, a live com o tema “A importância do olhar integral em pacientes com câncer de mama”, acontece na quinta-feira, 7, às 19h. A mediação será do oncologista Rafael Jacob, do Rio de Janeiro, que irá conversar com as especialistas: Natália Gil, psico-oncologista, também do Rio; Camila Beatrice, oncologista, e a nutricionista Laysla Guerra, ambas do Espírito Santo. O bate-papo será transmitido pelos perfis @oncoclinicasRJ e @cecon-oncoclinicas no Instagram.
Nas mídias sociais e por meio do hotsite especial serão disponibilizadas informações gerais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer mama, direitos dos pacientes e outras dúvidas frequentes, além da possibilidade de geração de cards com mensagens de estímulo para serem enviadas por familiares e amigos para mulheres das mais diferentes faixas etárias.
Ebook compartilha orientações e informações sobre a doença
O câncer de mama é o tipo que mais causa morte entre as mulheres, por isso a orientação continua sendo uma das principais estratégias para diminuir o número de vítimas pela doença. Pensando nisso, a Pró-Saúde lançou a campanha “Outubro Sempre Rosa”, que busca enfatizar a necessidade de promover ações preventivas contra o câncer de mama ao longo do ano. O e-book “Se Toque” contém um amplo conjunto de informações sobre a doença.
Com 20 páginas, o e-book oferece informações sobre o panorama geral da doença no Brasil e no mundo. Fala sobre o impacto da pandemia no diagnóstico e tratamento e ainda conecta os leitores a outros tipos de conteúdo, como vídeos no YouTube e reportagens. ( clique aqui para baixar o e-book). O e-book também conta com uma seção de dúvidas frequentes, cuja edição contou com a colaboração da médica oncologista Kalysta Borges, do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), unidade pertencente ao governo estadual e gerenciada pela Pró-Saúde.
As ações da Pró-Saúde terão continuidade com a campanha Novembro Azul — e serão voltadas para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que afeta homens. Com 54 anos de atuação, a entidade filantrópica gerencia hoje 28 hospitais localizados em todas as regiões brasileiras — desde municípios situados em grandes centros metropolitanos a cidades remotas e atende mais de 1 milhão de pacientes por mês, em todas as regiões do país.
Livros para pacientes de câncer
Com o slogan “Prevenção é para todas. Mantenha seus exames em dia. Siga com garra nesta batalha pela qualidade de vida”, o Hospital Santa Cruz presenteia suas pacientes que estão em tratamento como uma forma de ajudar neste momento tão difícil de suas vidas. A cada paciente que está passando pelo tratamento será entregue o livro “Enquanto eu respirar”, de Ana Michelle Soares, que conta a sua experiência do tratamento contra o câncer de mama. Elas também vão receber uma ecobag personalizada da campanha.
Com Assessorias (atualizado em 8/10/21)